Roma - Piazza del Popolo

Depois de termos visitado a Galleria Borghese, nós andamos um pouco pelos Jardins da Villa Borghese, pela Viale del Museo Borghese. Os jardins são enormes, mas nossa intenção era outro destino, por isso não curtimos mais este belo local. Nós pegamos um ônibus para irmos até a Piazza del Popolo (não aguentávamos mais andar, o cansaço acumulado desde a Alemanha e a Suíça já deixava seu recado em nosso pique rs).

Piazza del Popolo, Roma, Itália
Piazza del Popolo, vista a partir da Porta del Popolo. 


Piazza del Popolo

Piazza del Popolo, ou Praça do Povo, é uma das várias praças de Roma, com formato oval que fica próxima a Villa Borghese e tem seu desenho atual desde a intervenção do Século XIX de Giuseppe Valadier.

Piazza del Popolo, Roma, Itália
A Piazza del Popolo, em uma gravura de 1665, mostrando as Igrejas gêmeas de Santa Maria Miracoli e SantaMaria in Montesanto. (Sovraintendenza Roma)

Vai dormir onde? Já conferiu a seleção do Booking?

Nós descemos no ponto da Piazzale Flaminio, onde também há uma estação de metrô (Flaminio - Linha A). Para chegar à Praça, nós passamos pela Porta del Popolo, um portão da Muralha Aureliana (que existia em Roma entre 271 e 275 d.C., durante o reinado de Aureliano e Probo, com mais de 19km de extensão), cuja estrutura atual foi construída pelo Papa Sisto IV e que tinha papel de ajustar o tráfego urbano vindo do Norte. A fachada exterior da Porta do Povo foi encomendada  pelo Papa Pio IV a Michelângelo, que passou a tarefa para Nanni di Baccio Bigio; ja a fachada interior foi projetada por Bernini para o Papa Alexandre VII. Além da Porta, havia ali duas torres de vigia laterais, que foram demolidas em 1879 para melhorar o tráfego na região.

Piazza del Popolo, Roma, Itália
Porta del Popolo, a fachada interna. A direita a entrada para a Basílica del Popolo.

No centro da Praça, existe o Obelisco Flaminio, de 24m de altura, construído no tempo dos faraós Ramsés II e Merneptá (1232-1220 a.C), tendo sido levado a Roma por Augusto para o Circo Máximo e então colocado no centro da Piazza del Popolo por Domenico Fontana no Século XVI.

Piazza del Popolo, Roma, Itália
A Porta del Popolo a partir da Piazzale Flaminio, mostrando através do portão o Obelisco e a Igreja Santa Maria in Montesanto.

E a partir da Piazza del Popolo que saem as ruas Via del Babuino, Via del Corso e Via di Ripetta.

Piazza del Popolo, Roma, Itália
O Obelisco Flaminio com a Fontana dei Leoni em sua base, ao fundo a Igreja de Santa Maria dei Miracoli, e a direita a Fontana del Nettuno.

Vai pro exterior? Não se esqueça do Seguro de viagem

Ali também é possível encontrar:

  • a Fontana dei Leoni: que se encontra na base do Obelisco Flaminio, no centro da Piazza, sendo quatro fontes ornamentadas com leões, que veio substituir a antiga fonte do Século XVI (desmontada e remontada na Piazza Nicosia);
  • Fontana del Nettuno: de 1823, com uma estátua de Netuno com um tridente na mão direita;
  • as Fontanas Sarcofago di Piazza del Popolo: são duas fontes, uma na parede do quartel Giacomo Acqua e outra encostada na parede da Igreja de Santa Maria del Popolo;
  • e a Fontana della Dea di Roma: de 1823, com a deusa Roma e duas outras estátuas representando os rios Tibre e o Aniene, e ao seus pés a Loba amamentando os gêmeos Rômulo e Remo, celebrando as origens lendárias da cidade.

E as belas  igrejas:

  • a Chiesa di Santa Maria dei Miracoli: do Século XVII. Sua origem, segunda a tradição católica, vem de 1325, quando uma mulher às margens do Rio Tibre invocou para imagem de Nossa Senhora para salvar seu filho que havia caído nas águas. O resgate da criança fez com que construíssem uma capela dedicada à Maria, perto da Ponte Margaret e ela foi colocada esta estátua, chamada de Madonna dei Miracoli. Com as várias inundações do Rio Tibre, em 1661 por ordem do Papa Alexandre VII foi construída esta igreja, com uma cópia da imagem miraculosa que na época havia sido transferida para a Igreja de San Giacomo in Augusta, na Via del Corso, ali perto.
  • a Santa Maria in Montesanto: do Século XVII, construída sobre uma igreja mais antiga, de mesmo nome, em referência ao Monte Carmelo de Israel.
  • a Basílica Santa Maria del Popolo: ou Basílica de Santa Maria do Povo, teria sido erigida no local onde Nero morreu e foi sepultado, no Século XI. Foi mais tarde reconstruída no Século XV, com estilo Renascentista-Barroco, tendo sido desenhada por Baccio Pontelli, Andrea Bregno e Gian Lorenzo Bernini. Esta igreja é importante por guardar obras de artistas como Rafael Sanzio, Bernini, Caravaggio, entre outros. Possui 12 capelas. Você também deve conhecê-la de outro lugar, foi citada no livro (e filme) Anjos e Demônios, de Dan Brown. (Por sua importância, vou fazer um post dedicado à esta Basílica).


Além do Museo Leonardo da Vinci. localizado na Basílica de Santa Maria del Popolo, o museu traz a vida as invenções de Leonardo da Vinci e é possível interagir com elas. O Entrada custa €11,50 (online, mas tem desconto para portadores do Roma Pass) e funciona das 10h às 19h diariamente (no verão europeu fica aberto até 20h).

Dica da Ana Venticinque do Vou pra Roma: suba até o Terraço Pincio  (Terrazza del Pincio) para ter uma das vistas mais bonitas de Roma.

Piazza del Popolo, Roma, Itália
Fontana della Dea di Roma, com a Terraza del Pincio ao fundo. (Wikimedia)

Nós passamos rapidamente pela Piazza del Popolo, pois o nosso interesse era apenas conhecer a Basílica de Santa Maria del Popolo (aguarde o próximo post 😍). Confesso que até pensei em parar para tirar várias fotos, mas o cansaço, o sol quente de verão de Roma e a quantidade de gente tentando te abordar e pedir dinheiro me desanimou um bocado. Reserve um tempo maior se quiser conhecer melhor a Piazza e ver inclusive a cúpula da Basílica de São Pedro do Terraço, conforme a dica da Ana, ok?

Veja mais em: Sovrintendenza Capitolina

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro