Alugando Carro na Alemanha e na Suíça

Bem, tentei!! Juro que até pensei em ficar longe do volante por 14 dias, mas é maior que eu!! Já estamos com duas reservas para Alemanha e Suíça de aluguel de carro e claro, cheia de dúvidas sobre direção nesses países e vou logo pesquisar para não me perder por aí sem falar um "OI" em Alemão. Assim, vou criar esse FAQ sobre locação de carro nesses dois países e deixo registrado aqui para todos nós.

Aluguel de carro
Vai dirigir na Alemanha ou na Suíça? Fonte da imagem: New Eden Travel


1- Quais são as locadoras da Alemanha e da Suíça?

Na Alemanha e na Suíça as principais empresas de locação de carro (tipo daquelas que eu alugaria) são: Hertz, Europcar, Budget, Enterprise, Sixt, Alamo e Avis. Com tanta opção, o ideal é cotar em várias e usar aquela que for mais interessante para você. 

Como eu tenho Hertz Gold Rewards, eu gosto de dar preferência para esta locadora para poder juntar os pontos e usar em outras viagens, já que eles não expiram. Fora que na Hertz se você olhar o site de Parceiros, como o VISA (CDP 1244810) ou mesmo o Flying Blue (Programa de Fidelidade da Air France – Veja o CDP aqui) é possível conseguir ótimos descontos (média de 15%) ou até mesmo tarifas que já incluem seguros e etc.

Verifique junto a locadora se é permitido cruzar fronteiras, usar balsas, visitar o Leste Europeu, entre outros detalhes de sua viagem, para evitar problemas de locação.

 
Vai alugar carro? Faça sua reserva com a RentCars!


2- Que documentos são necessários para alugar?

Obrigatoriamente você deve ter o passaporte e sua CNH válidos. A questão da Permissão Internacional para Dirigir – PID – é controversa, porque vários sites dizem que não é necessário e etc.

Para não ter erro, melhor checar a posição do Consulado Brasileiro na Alemanha:
O turista brasileiro pode dirigir na Alemanha, por um período de até 6 meses, com sua CNH brasileira válida. Base legal: Convenção sobre Trânsito Viário celebrada em Viena, em 08 de novembro de 1968, da qual são signatários os dois países. Segundo informações das Representações Diplomáticas alemãs no Brasil, os brasileiros têm permissão para conduzir no país com a habilitação nacional brasileira acompanhada de uma tradução juramentada para o alemão ou de uma habilitação brasileira internacional (Permissão Internacional para Dirigir – PID).
E a posição do Consulado Brasileira em Genebra:
Na Suíça, é permitido a condução de veículos com a carteira de motorista brasileira (emitida pelo DETRAN) durante o prazo de 1 ano a contar da sua entrada no pais. Após esse período (melhor fazer antes de completar um ano) e necessário solicitar uma carteira de motorista suíça, junto ao Service des automobiles. É também no Service des automobiles que são registrados os veículos, adquiridas as placas, e toda a documentação referente aos automóveis.

Blogs como Aluguel de carro na viagem  e outros dizem que real necessidade de apresentação da PID só mesmo na Itália, Grécia e Áustria; alegando que existe uma legislação europeia que permite que turistas dirijam (sem a PID) desde que a viagem não seja maior que 90 dias (não encontrei tal legislação, se tiver, manda o link aeee).

Normalmente, as locadoras não pedem a PID (pedem o cartão de crédito da reserva! Não se esqueça de levar!! Já que o caução será feito ali). Mas existem casos (raros mas existem!) de locadoras que solicitaram esse documento. Na dúvida é bom tirar! Ou, se você preferir não pagar a taxa do Detran (que alguns estados realmente cobram um absurdo), mande email pra locadora que você contratou e pergunte diretamente a eles. Mas lembre-se não é só a locadora que pode solicitar sua documentação...


3- Tem limite de Idade para alugar carro na Alemanha e na Suíça?

Depende da locadora. Na Europcar por exemplo, para a Suíça é possível alugar a partir de 19 anos, mas na Alemanha pode com 18. Mas é possível que a tarifa seja ligeiramente mais alta por causa de seguros adicionais, por exemplo, na Hertz é cobrado CHF 19 / dia para motoristas com idade entre 19 e 25 anos (o máximo que se paga é CHF 190,08 / locação). Logo, é válido sempre pesquisar qual a melhor opção para o seu perfil de viajante. Vale lembrar que a maioria das locadoras pede que o motorista tenha pelo menos 1 ano de habilitação.


4- Quais as categorias de carros para locação na Alemanha e na Suíça? 

Os tipos de carro vai depender da locadora, mas basicamente é:

  • Econômico, desde os pequenos FIAT 500 até os Premiuns como o Mercedes CLS
  • Perua, com os Mini-SUV e SUV 
  • Minivans & 4x4
  • Prestige Collection, como o Range Rover Evoque e Jaguar XF
  • Fun Collection, como os carros conversíveis e os Ford Mustang


5- É tanto tipo de adicional e seguro... Qual devo contratar? 

São vários os tipos de seguro, alguns são mandatórios e outros opcionais. Cada tarifa vai ter um pacote associado, é sempre bom verificar se os principais estão associados.
  • LDW/CDW (Proteção por Danos ou Colisão): é o mais importante. Todos os danos ao veículo estarão cobertos. É opcional e pode ter franquia caso haja acidente. Alguns cartões de crédito podem oferecer como benefício, mas há regras para isso, consulte a sua bandeira. 
  • TP (Proteção contra roubo): é opcional e, se aceito, reduz a sua responsabilidade financeira em caso de roubo, ou dano ao carro por causa do assalto, tentativa de assalto ou vandalismo. Geralmente inclui partes e acessórios do carro. 
  • PAI/PI (Seguro Pessoal de Acidente): oferece benefícios por acidente ou morte para o locatário e passageiros. Os valores de cobertura vão de cada locadora. 
  • Super Cover: esta proteção reduz ou zera a franquia das proteções CDW e TP em caso de dano ao veículo. 
  • EP/LIS/SLI/ALI (Suplemento do Seguro de Responsabilidade a Terceiros): oferece proteção contra lesões corporais e danos a propriedades de terceiros.
  • PEC (Cobertura de Efeitos Pessoais): oferece benefícios para bens pessoais por perda ou dano, durante a locação. 
Vai pro exterior? Não se esqueça do Seguro de viagem


6- Devo incluir GPS na reserva? 

Hoje em dia alugar GPS não é tão vantajoso, a menos que o preço seja realmente atraente. A dica é usar Waze (mas isso requer que você tenha um número de celular com internet móvel para usar) ou mesmo o Google Maps (desde que você baixe o mapa para poder usar off-line se não for comprar um plano de internet).

Aluguel de carro
Vai de Econômico ou Fun Collection? Fonte da Imagem: Rent A Wreck


7- É necessária cadeirinha para as crianças?

Na Alemanha, segundo a Liliane do Blog Trilhas e Cantos as crianças com até 12 anos (até 1,5m) devem viajar sentadas em cadeirinhas ou assentos de elevação apropriadas para sua idade e peso. Crianças com até 12 anos também não podem trafegar no banco do carona.

Na Suíça, segundo a ch.ch as crianças com até 12 anos (até 1,5m de altura) também precisam usar cadeirinhas adequadas para sua idade, peso e altura.


8- Como devo abastecer o carro na Alemanha? E na Suíça? 

O abastecimento é por conta do motorista. Não tem frentista na grande maioria dos postos. O horário de funcionamento dos postos (pelo que pude consultar) é das 8h às 20h, mas nas estradas constumam ser 24h (em bombas automáticas).
Na dúvida, peça ajuda na hora ou veja um vídeo no Youtube e bola pra frente.

Vai dormir onde? Já conferiu a seleção do Booking?


9- Dicas para dirigir na Alemanha

A Alemanha é conhecida por suas estradas "sem limite de velocidade", as Autobahns, mas não é toda a sua extensão que é liberado pilotar como se você tirar o bolo do forno. Perto de cidades o limite é, geralmente, de 120 km/h. Apenas é liberado quando há placa redonda com três riscos cinzas na diagonal. O correto é dirigir na direita e usar a esquerda apenas para ultrapassagem (como deveria ser aqui no Brasil =/), e por ali a galera anda a mais de 160 km/h.

Dicas da Maracy do Pequenos pelo Mundo:
  • Nas estradas vicinais o limite é de 100 km/h e nas cidades, 50 km/h. 
  • Não há pedágio na Alemanha.
  • Num cruzamento, a direita tem a preferência. A menos que na sua via exista uma placa com um losango amarelo, neste caso a preferência passa a ser sua.
  • Para usar os banheiros na estrada tem que pagar, mas é convertido em voucher par comprar algo.
Dicas do site da Embaixada Americana e da AutoEurope na Alemanha:

  • Estacionar é permitido ao longo das ruas, o lado direito da pista, a menos que seja sinalizado ao contrário. Em ruas de sentido único, é possível estacionar em ambos os lados. Em áreas com parquímetros, o estacionamento é, na maioria das vezes, gratuito no período noturno.
  • Durante o invernos pode ser necessário o uso de corrente nos pneus.
  • Viu acidente ou fez parte de um? Não é permitido deixar a cena. Pare o carro em local seguro e sinalize (usando triângulo, pisca-alerta). Ligue para a policia e acione a emergência. No entanto, não assine nada que você não saiba o que está assinando.
  • Telefones importantes: 
    • ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club): Do celular 22 22 22 / Do telefone fixo 0 180 2 22 22 22 (€0,062/ligação).

 
Vai de trem pela Europa? Confira os preços da Rail Europe!


10- Dicas para dirigir na Suíça

Dicas da Auto-Europe na Suíça:

  • Limites de velocidade: zonas urbanas: 50 km/h; rodovias secundárias: 80 km/h; auto-estradas: 120 km/h.
  • Os Bondes Elétricos têm sempre prioridade e devem ser ultrapassados pela direita quando em movimento.
  • Permaneça com os faróis ligados o tempo todo, mesmo durante o dia.
  • No inverno é obrigatório uso de pneus de neve e recomenda-se o uso de correntes de neve.
  • É obrigatório exibir um selo-pedágio no vidro  da frente chamado de Vignette autoroutière. Na maioria das vezes o carro alugado já vem com ele incluso na tarifa, mas vale a pena conferir. Caso esteja cruzando a fronteira, adquira um para não ter problemas, em postos de gasolina e na maioria dos restaurantes de estrada.
  • Estacionamento:
    • Zonas Azuis: permitem estacionamento por no máximo 1h30, e você deve exibir no painel do veículo um "disco de estacionamento" que pode ser comprado em postos de gasolina ou delegacias de polícia.
    • Zonas Brancas: estacionamento gratuito.
    • É ilegal estacionar em calçadas!

Dicas da Ju, do Me Joguei no Mundo:
  • O valor do Vignette é e €40 e ele é válido por um ano.
  • Na rotatória, quem vem da esquerda tem prioridade. Use a seta para sair da rotatória.
  • Pedestre tem prioridade. Ao ver um na faixa de pedestre, pare para que ele possa atravessar.
  • Para estacionar, também há vagas com parquímetro. É mais comum os estacionamento subterrâneos e se certifique que a vaga escolhida não há restrição.
  • Telefones uteis:
    • 112 Emergência Internacional
    • 117 Polícia
    • 118 Bombeiros
    • 140 Resgate de Veículo
    • 144 Serviço de Ambulância
    • 163 Informações de tráfego (em alemão, italiano e francês).
  • Se for usar um carro alugado na Suíça em outro país, veja se há necessidade de comprar adesivo que identifique que o carro é suíço.

Mais dicas de aluguel de carro na Suíça no blog da Fernanda Viagens de mãe.
Aluguel de carro
Adesivo CH  (Confederação Helvética) que identifica o carro com sendo da Suíça e evita multa em países vizinhos. Fonte da Imagem: Mattin Online

Você já dirigiu pela Alemanha ou pela Suíça? Conta pra gente como foi!

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reserve seu hotel

Booking
Zarpo

Seguros de viagem

World Nomads Seguros de Viagem
Mondial Seguros
Corretora Real Seguro de Viagens

Passeios no seu destino

Viator

Aluguel de carro

Trem na Europa