Eurotrip 2017 - Suiça - O que fazer em Lucerna?

Lucerna entrou nesse roteiro de última hora no lugar de Zurique, como pitaco de um amigo de trabalho, e sem ter chegado lá, já conquistou meu coração com as fotos que vi na web e Instagram de blogs de viagem. Neste post, vou reunir as informações que coletei para minha viagem e compartilhar com vocês, para também descobrir o que Lucerna tem de melhor.

A ponte da Capela sobre o Rio Reuss e o Monte Pilatus ao fundo, em Lucerna
Kapellbrücke e o Monte Pilatus ao fundo. Agosto/2017

Lucerna, ou Luzen em Alemão, fica na região central da Suíça, com pouco mais de 75 mil habitantes e a língua oficial é o Alemão. Apesar de ficar a apenas 430 m de altitude, possui em seu entorno algumas da mais belas, e visitadas, montanhas dos Alpes Suíços. Além disso é banhada pelo Rio Reuss e pelo Lago de Lucerna.

Lucerna foi fundada entre 1180 e 1200, a data é incerta. Sua fundação aconteceu, provavelmente, pelos irmãos von Eschenbach.


O que fazer em Lucerna?


Lago dos Quatro Cantões

Também chamado de Lago Lucerna, o nome vem do encontro dos quatro cantões originais da Suíça: Uri, Schwyz, Unterwalden (hoje subdividido nos cantões de Nidwald e Obwald) e Lucerna.

Com profundidade de até 215m, mantido pela Nadelwehr (uma barragem no Rio Reuss), das suas margens elevam-se os Montes Pilatus (com 2.128m) e o Monte Rigi (com 1.781m).

É navegável e por ele é possível fazer uma série de passeios de barcos, que ligam as cidades do entorno. Além disso, suas margens é recheada de cantinhos para apreciar a paisagem e bons restaurantes.

Para ver o horário dos barcos que cruzam o Lago Lucerna, acesse o site www.lakelucerne.ch/en.

Vai dormir onde? Já conferiu a seleção do Booking?


Kapellbrücke

Construída no início do Século XIV como parte das fortificações da cidade e nomeada em homenagem a Capela de São Pedro, que fica perto dali. As pinturas foram adicionadas no Século XVII ilustrando cenas da Suíça e da história local, incluindo as biografias dos Santos locais: St Leodegar e St Maurice.

Lucerna, Suíça
Kappelbrücke e  Water Tower, em Lucerna. Agosto/2017


Spreueurbrücke

A ponte Spreuer também fazia parte da fortificação em 1408. Entre 1626 e 1635, Kaspar Meglinger adicionou 67 pinturas representando a "Dança da Morte", mas hoje restam apenas 45. É chamada assim, pois era o único ponto onde era possível jogar a palha do trigo (Spreu) no Rio.


Water Tower

Torre octogonal construída em 1300 no Rio Reuss com 34m de altura como parte do muro da cidade e usada como arquivo, prisão e câmara de tortura. Fica ao lado da Kapellbrücke.


Nadelwehr Luzern

Também chamado de Water Spikes, é usado para manter manualmente o nível do Lago de Lucerna.

 
Vai de trem pela Europa? Confira os preços da sua passagem aqui!


Centro Histórico

Fica ao norte do Rio Reuss, com prédios e praças históricos, principalmente em Weinmarkt, Hischenplatz e Kornmarkt (onde fica a prefeitura).


Musegg Wall - As Nove Torres

É uma parte dos muros construído em 1386, com várias partes ainda intactas, hoje possui 870m de extensão. São nove torres: Männliturm, Schirmer, Zytturm (com o relógio mais antigo da cidade, de 1535; que  toda hora, 1 minutos antes dos demais relógios da cidade), Wachtturm, Luegislandturm,  Nölliturm, Pulverturm (chegou a servir como depósito de pólvora), Dächliturm, Allenwindenturm. Apenas as quatro primeiras (em negrito) estão abertas ao público. Visitas das 8h às 19h. Endereço: Museggstrasse 28.

Em alguns eventos da cidade, pode-se visitar as noves torres, como no dia 09 de setembro desse ano.


Monumento do Leão - Das Löwendenkmal

O "Leão agonizante de Lucerna" é um dos monumentos mais famosos do mundo, esculpido em rocha natural, em homenagem aos mortos em Tuileries em 1792. Endereço: Denkmalstrasse 4.

Das Löwendenkmal, Lucerna, Suíça
Monumento do Leão Agonizante. Agosto/2017


Museus

Mesmo sendo uma cidade menor que Zurique, Lucerna tem uma vasta "coleção" de museus para se conhecer. Se seu foco for conhecer os museus, considere comprar o Lucerne Museum Card, que dá acesso para os principais museus (1 entrada) da cidade e custa CHF 36 (adulto).

Museu Jardim Glacial

Perto do Monumento do Leão, tem o Museu Jardim Glacial, que mistura parque e museu com foco para o Período Glacial e pós-Glacial, com fósseis de animais e plantas. Além disso existe um labirinto de espelhos de 1899. Endereço: Denkmalstrasse 4.
Ingresso: CHF 15 (adulto), CHF 12 (Idosos e estudantes), CHF 8 (crianças entre 6 e 16 anos).
Horário de funcionamento: Abril a Outubro, das 9h às 18h; Novembro a Março, das 10h às 17h.

Museu Suíço do Transporte

Com mais de 3000 itens, simuladores, plataformas interativas e shows multimídia. Com atrações como a Swiss Chocolate Adventure, Planetarium, entre outras (preço a parte do museu, se comprar junto com o ingresso tem 50% de desconto em algumas delas).
Ingresso: CHF 30 / Adulto; CHF 15 / crianças entre 6 e 16 anos; gratuito para menores de 6 anos.
Horário de funcionamento: verão das 11h às 18h; inverno das 11h às 17h.

Natur-museum Lucern

Possui aproximadamente 100 coleções, algumas muito antigas, relacionadas à ciência da Terra, fauna e flora. Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h. Endereço: Kasernplatz 6.
Ingresso: CHF 8 (adulto); CHF 7 (idosos e estudantes) e CHF 3 (crianças de 6 e 16 anos).

Bourbaki Panorama

Uma pintura enorme do artista Edouard Castres que retrata a derrota do exército francês no inverno de 1871, encontrando refúgio na Suíça. Endereço: Löwenplatz 11.
Horário de Funcionamento: Abril a Outubro, de Segunda a Domingo, das 9h às 18h; Novembro a Março, das 10h às 17h.
Ingresso: CHF 12 (adulto); CHF 10 (idosos e estudantes); CHF7 (crianças entre 6 e 16 anos).

Museu de Arte de Lucerna

KKL Museum. Museu de arte contemporânea. Endereço: Europaplatz 1.
Horário de Funcionamento: de Terça a Domingo, das 11h às 18h; Quartas das 11h às 20h. Fechado às Segundas.
Ingresso: CHF 15 (adulto); CHF 6 (crianças entre 6 e 16 anos). Gratuito para menores de 6 anos e portadores do Swiss Travel System.

Sammlung Rosengart

O acervo inclui aquarelas, desenhos, pinturas e esculturas de Klee e Picasso, mas também com trabalhos de Monet, Cézanne, Miró e outros. Endereço: Pilatusstrasse 10.
Horário de funcionamento: de Abril a Outubro, das 10h às 18h; de Novembro a Março, das 11h às 17h.
Ingresso: CHF 18 (adultos); CHF 16 (idosos acima de 65 anos); CHF 10 (estudantes até 30 anos e crianças entre 7 e 16 anos).


Igrejas

Como toda cidade antiga, uma das maiores riquezas são seus prédios históricos e também os templos religiosos (independente de sua religião) por retratarem a beleza e a riqueza dos povos através dos tempos e de sua fé. As igrejas que mais atraem os turistas são:

  1. Hofkirche St Leodegar: Igreja Católica Romana de St Leodegar, construída em 1633-1639, sobre uma antiga basílica que sofreu incêndio em 1633. Aberta todos os dias, das 7h às 19h. Rua St Leodegarstrasse 6.
  2. Jesuitenkirche: Igreja jesuíta do Século XV, em estilo barroco, que fica às margens do Rio Reuss. Rua Bahnhofstrasse 11a. Aberta todo os dias, das 6h30 às 18h30 (Segunda e Quinta só abre às 9h30).
  3. Matthäuskirche: Igreja Evangélica, em estilo neogótico, do final do Século XIX. Rua Hertensteinstrasse 30.

A Igreja Jesuíta. Agosto/2017


Monte Pilatus

Apesar de não fazer parte do Cantão de Lucerna, e sim dos cantões de Nidwald e Obwald, o Monte Pilatus (2.128m) é uma das maiores atrações da cidade. Pode-se subir de bondinho a partir de Kriens ou de trem de cremalheira, a partir de Alpnachstad.

Para explorar é possível comprar 6 tipos ingresso (valores para 2017 detalhados aqui; crianças entre 6 e 16 anos e portadores do Swiss Pass tem até 50% de desconto):
  1. Excursão Pilatus: CHF 72 
  2. Golden Roundtrip: são três rotas, com preço variando entre CHF 99 e CHF 120
  3. Silver Roundtrip: são duas rotas, com preço variando entre CHF 83,90 e CHF 89,30
  4. Especial de Inverno (Janeiro a Março): são duas rotas, com preço variando entre CHF 57,60 e CHF 65,60
  5. Taxas de retorno, a depender da estação que se faça o bate e volta, o preço varia entre CHF 20 e CHF 40.
  6. Seções: é possível comprar seções, o preço varia entre CHF 10 e CHF 52.

Quem tiver os passes Swiss Travel Pass ou Swiss Travel Flexi Pass pode fazer gratuitamente os passeios Golden Round Trip, Silver Round Trip e Excursão Pilatus.

O Horário de funcionamento varia conforme a estação do ano e pode ver visto no Site Oficial.

Monte Pilatus, Suíça
Esquemas para explorar o Monte Pilatus. Fonte da Imagem: Me Joguei no Mundo

Vai pro exterior? Não se esqueça do Seguro de viagem


Monte Rigi

Também chamada de "Rainha das Montanhas", o Monte Rigi separa os Cantões de Lucerna e Schywz. A região ainda abriga a estrada de ferro em montanhas mais antiga da Europa:  Rigi Bahnen. Para alcançar o seu topo, existem três maneiras, a partir de Lucerna (segundo a Fernanda, do Viagens de Mãe):
  1. ir de trem até Arth-Goldau e pegar outro até o topo do Rigi;
  2. ir de barco até Vitznau e pegar o trem até o topo da montanha;
  3. ir de barco até Weggis, pegar um bondinho até Rigi Kaltbad e então pegar o trem de cremalheira até  topo do Rigi.
Segundo a Ju do Eu Ando Pelo Mundo, ainda pode combinar os caminhos, o que torna o passeio mais interessante:
  • Magestic Trip: Subindo por Arth-Goldau e voltando por Vitznau. 
  • Classic Trip: Subindo por Vitznau e descendo por Weggis. 
Monte Rigi, Suíça
São vários os modos de explorar o Mote Rigi (sugiro ver o mapa original para ver as possibilidade de hiking, mountain bike e passeios nas gôndolas. Fonte da Imagem: Rigi Mt

Para ir de Lucerna para as estações que levam para o Monte Rigi:
  • Weggis: pode-se usar os barcos que partem da cidade (viagem dura 50 minutos) e então caminhar por uns 10 minutos para chegar na Estação Weggis (Rigistrasse 73). 
  • Vitznau: pode-se usar os barcos que partem da cidade (viagem dura 60 minutos) e então caminhar por 50m para chegar na Estação Vitznau (Bahnhofstrasse 7). 
  • Goldau: pode-se chegar a esta cidade de trem (26 minutos). 
Preço:
  • Passeios das gôndolas: alguns trechos não levam até o cume do Monte Rigi, e o preço começa em CHF 13 (adulto / trecho).
  • Day Ticket: inclui o trem a partir de Vitznau e Goldau e a gôndola a partir de Weggis, para chegar até o cume do Monte Rigi. CHF 72,00 (adulto).  É o mais utilizado pelos turistas!
    É possível fazer o passeio tendo como destino final uma das três estações finais, pagando mais barato, com preços variando entre CHF 53 e CHF 64. 
  • Time for fun when the workday is done: 40% de desconto para subida a partir das 16h, de Segunda a Sexta, válido de Maior a Novembro de 2017. CHF 43,20 (adulto).

Todos os passeios são gratuitos para portadores do Swiss Pass (GA travel card) ou do Swiss Travel Pass. O Swiss Pass (Half-fare travel card), Eurail Pass e Interrail oferecem 50% de desconto. Hóspedes dos hoteis no Mt. Rigi pagam 50%. Também há desconto de 20% com o cartão de visitante da região do Lago de Lucerna.

Crianças entre 6 e 16 anos: cartões de viagem SBB Junior / Grandchild são válidos (viagem gratuita com seu próprio filho/neto). Gratuito para menores de 6 anos. Crianças até 16 anos viajam de graça em Julho e Agosto, desde que estejam acompanhadas de um adulto pagante.

Há estacionamento em todas as estações, e custa CHF 5 (até 4 horas); CHF 8 (entre 4 e 24 horas). Em caso de perda do tíquete paga-se CHF 80.

 
Vai alugar carro? Faça sua reserva com a RentCars!

Para ajudar a encontrar as atrações descritas neste post, carreguei-as no mapa abaixo. 😉


O Carnaval de Lucerna

Todo carnaval Lucerna enche a cidade de cores e festa, começando na Quinta de Carnaval, seguindo até a Terça de Carnaval. Os destaques são: o Desfile Fritschi (Schmutziger Donnerstag - Quinta Suja), o Desfile Wey (Güdismontag - Segunda Gorda) e o Desfile Monstercorso. Além da tradição de usar máscaras e da Árvore do Carnaval (Guuggerbaum) na Kornmarkt.

Lucerna, Suíça
Carnaval em Lucerna. Fonte da Imagem: Canva

Vai pra Suíça? Eu estou lendo, e recomendo, os blogs Eu Ando pelo Mundo e Me Joguei no Mundo cheio de dicas da região!

Depois de tanta pesquisa, o que você faria estando em Lucerna? Já foi? Conta aí sua experiência e nos ajude a montar nosso roteiro. 😊

Gostou do Post? Aproveita para salvá-lo em em Pinterest. 😁
Lucerna, Suíça

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking
Zarpo

Seguros de viagem

World Nomads Seguros de Viagem
Allianz Mondial Seguros
Banner 2 Use EAIFERIAS5 para ter 5% de desconto no Seguros Promo

Aluguel de carro

Ingressos para as principais atrações de Orlando

Trem na Europa

O melhor lugar para sua viagem de trem