Eurotrip 2017 - Suiça - O que fazer em Lucerna?

Lucerna entrou nesse roteiro de última hora no lugar de Zurique, como pitaco de um amigo de trabalho, e sem ter chegado lá, já conquistou meu coração com as fotos que vi na web e Instagram de blogs de viagem. Neste post, vou reunir as informações que coletei para minha viagem e compartilhar com vocês, para também descobrir o que Lucerna tem de melhor.

A ponte da Capela sobre o Rio Reuss e o Monte Pilatus ao fundo, em Lucerna
Kapellbrücke e o Monte Pilatus ao fundo.

Lucerna, ou Luzen em Alemão, fica na região central da Suíça, com pouco mais de 75 mil habitantes e a língua oficial é o Alemão. Apesar de ficar a apenas 430 m de altitude, possui em seu entorno algumas da mais belas, e visitadas, montanhas dos Alpes Suíços. Além disso é banhada pelo Rio Reuss e pelo Lago de Lucerna.

Lucerna foi fundada entre 1180 e 1200, a data é incerta. Sua fundação aconteceu, provavelmente, pelos irmãos von Eschenbach.


O que fazer em Lucerna?


Lago dos Quatro Cantões

Também chamado de Lago Lucerna, o nome vem do encontro dos quatro cantões originais da Suíça: Uri, Schwyz, Unterwalden (hoje subdividido nos cantões de Nidwald e Obwald) e Lucerna.

Com profundidade de até 215m, mantido pela Nadelwehr (uma barragem no Rio Reuss), das suas margens elevam-se os Montes Pilatus (com 2.128m) e o Monte Rigi (com 1.781m).

É navegável e por ele é possível fazer uma série de passeios de barcos, que ligam as cidades do entorno. Além disso, suas margens é recheada de cantinhos para apreciar a paisagem e bons restaurantes.

Para ver o horário dos barcos que cruzam o Lago Lucerna, acesse o site www.lakelucerne.ch/en.

Que tal escolher aquele hotel fantástico para sua viagem para Lucerna agora mesmo?

Booking.com


Kapellbrücke

Construída no início do Século XIV como parte das fortificações da cidade e nomeada em homenagem a Capela de São Pedro, que fica perto dali. As pinturas foram adicionadas no Século XVII ilustrando cenas da Suíça e da história local, incluindo as biografias dos Santos locais: St Leodegar e St Maurice.

Lucerna, Suíça
Kappelbrücke e  Water Tower, em Lucerna.


Spreueurbrücke

A ponte Spreuer também fazia parte da fortificação em 1408. Entre 1626 e 1635, Kaspar Meglinger adicionou 67 pinturas representando a "Dança da Morte", mas hoje restam apenas 45. É chamada assim, pois era o único ponto onde era possível jogar a palha do trigo (Spreu) no Rio.


Water Tower

Torre octogonal construída em 1300 no Rio Reuss com 34m de altura como parte do muro da cidade e usada como arquivo, prisão e câmara de tortura. Fica ao lado da Kapellbrücke.


Nadelwehr Luzern

Também chamado de Water Spikes, é usado para manter manualmente o nível do Lago de Lucerna.


Centro Histórico

Fica ao norte do Rio Reuss, com prédios e praças históricos, principalmente em Weinmarkt, Hischenplatz e Kornmarkt (onde fica a prefeitura).


Musegg Wall - As Nove Torres

É uma parte dos muros construído em 1386, com várias partes ainda intactas, hoje possui 870m de extensão. São nove torres: Männliturm, Schirmer, Zytturm (com o relógio mais antigo da cidade, de 1535; que  toda hora, 1 minutos antes dos demais relógios da cidade), Wachtturm, Luegislandturm,  Nölliturm, Pulverturm (chegou a servir como depósito de pólvora), Dächliturm, Allenwindenturm. Apenas as quatro primeiras (em negrito) estão abertas ao público. Visitas das 8h às 19h. Endereço: Museggstrasse 28.

Em alguns eventos da cidade, pode-se visitar as noves torres, como no dia 09 de setembro desse ano.


Monumento do Leão - Das Löwendenkmal

O "Leão agonizante de Lucerna" é um dos monumentos mais famosos do mundo, esculpido em rocha natural, em homenagem aos mortos em Tuileries em 1792. Endereço: Denkmalstrasse 4.

Das Löwendenkmal, Lucerna, Suíça
Monumento do Leão Agonizante. 


Museus

Mesmo sendo uma cidade menor que Zurique, Lucerna tem uma vasta "coleção" de museus para se conhecer. Se seu foco for conhecer os museus, considere comprar o Lucerne Museum Card, que dá acesso para os principais museus (1 entrada) da cidade e custa CHF 36 (adulto).

Museu Jardim Glacial

Perto do Monumento do Leão, tem o Museu Jardim Glacial, que mistura parque e museu com foco para o Período Glacial e pós-Glacial, com fósseis de animais e plantas. Além disso existe um labirinto de espelhos de 1899. Endereço: Denkmalstrasse 4.
Ingresso: CHF 15 (adulto), CHF 12 (Idosos e estudantes), CHF 8 (crianças entre 6 e 16 anos).
Horário de funcionamento: Abril a Outubro, das 9h às 18h; Novembro a Março, das 10h às 17h.

Museu Suíço do Transporte

Com mais de 3000 itens, simuladores, plataformas interativas e shows multimídia. Com atrações como a Swiss Chocolate Adventure, Planetarium, entre outras (preço a parte do museu, se comprar junto com o ingresso tem 50% de desconto em algumas delas).
Ingresso: CHF 30 / Adulto; CHF 15 / crianças entre 6 e 16 anos; gratuito para menores de 6 anos.
Horário de funcionamento: verão das 11h às 18h; inverno das 11h às 17h.

Natur-museum Lucern

Possui aproximadamente 100 coleções, algumas muito antigas, relacionadas à ciência da Terra, fauna e flora. Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h. Endereço: Kasernplatz 6.
Ingresso: CHF 8 (adulto); CHF 7 (idosos e estudantes) e CHF 3 (crianças de 6 e 16 anos).

Bourbaki Panorama

Uma pintura enorme do artista Edouard Castres que retrata a derrota do exército francês no inverno de 1871, encontrando refúgio na Suíça. Endereço: Löwenplatz 11.
Horário de Funcionamento: Abril a Outubro, de Segunda a Domingo, das 9h às 18h; Novembro a Março, das 10h às 17h.
Ingresso: CHF 12 (adulto); CHF 10 (idosos e estudantes); CHF7 (crianças entre 6 e 16 anos).

Museu de Arte de Lucerna

KKL Museum. Museu de arte contemporânea. Endereço: Europaplatz 1.
Horário de Funcionamento: de Terça a Domingo, das 11h às 18h; Quartas das 11h às 20h. Fechado às Segundas.
Ingresso: CHF 15 (adulto); CHF 6 (crianças entre 6 e 16 anos). Gratuito para menores de 6 anos e portadores do Swiss Travel System.

Sammlung Rosengart

O acervo inclui aquarelas, desenhos, pinturas e esculturas de Klee e Picasso, mas também com trabalhos de Monet, Cézanne, Miró e outros. Endereço: Pilatusstrasse 10.
Horário de funcionamento: de Abril a Outubro, das 10h às 18h; de Novembro a Março, das 11h às 17h.
Ingresso: CHF 18 (adultos); CHF 16 (idosos acima de 65 anos); CHF 10 (estudantes até 30 anos e crianças entre 7 e 16 anos).


Igrejas

Como toda cidade antiga, uma das maiores riquezas são seus prédios históricos e também os templos religiosos (independente de sua religião) por retratarem a beleza e a riqueza dos povos através dos tempos e de sua fé. As igrejas que mais atraem os turistas são:

  1. Hofkirche St Leodegar: Igreja Católica Romana de St Leodegar, construída em 1633-1639, sobre uma antiga basílica que sofreu incêndio em 1633. Aberta todos os dias, das 7h às 19h. Rua St Leodegarstrasse 6.
  2. Jesuitenkirche: Igreja jesuíta do Século XV, em estilo barroco, que fica às margens do Rio Reuss. Rua Bahnhofstrasse 11a. Aberta todo os dias, das 6h30 às 18h30 (Segunda e Quinta só abre às 9h30).
  3. Matthäuskirche: Igreja Evangélica, em estilo neogótico, do final do Século XIX. Rua Hertensteinstrasse 30.

A Igreja Jesuíta.


Monte Pilatus

Apesar de não fazer parte do Cantão de Lucerna, e sim dos cantões de Nidwald e Obwald, o Monte Pilatus (2.128m) é uma das maiores atrações da cidade. Pode-se subir de bondinho a partir de Kriens ou de trem de cremalheira, a partir de Alpnachstad.

Para explorar é possível comprar 6 tipos ingresso (valores para 2017 detalhados aqui; crianças entre 6 e 16 anos e portadores do Swiss Pass tem até 50% de desconto):
  1. Excursão Pilatus: CHF 72 
  2. Golden Roundtrip: são três rotas, com preço variando entre CHF 99 e CHF 120
  3. Silver Roundtrip: são duas rotas, com preço variando entre CHF 83,90 e CHF 89,30
  4. Especial de Inverno (Janeiro a Março): são duas rotas, com preço variando entre CHF 57,60 e CHF 65,60
  5. Taxas de retorno, a depender da estação que se faça o bate e volta, o preço varia entre CHF 20 e CHF 40.
  6. Seções: é possível comprar seções, o preço varia entre CHF 10 e CHF 52.

Quem tiver os passes Swiss Travel Pass ou Swiss Travel Flexi Pass pode fazer gratuitamente os passeios Golden Round Trip, Silver Round Trip e Excursão Pilatus.

O Horário de funcionamento varia conforme a estação do ano e pode ver visto no Site Oficial.

Monte Pilatus, Suíça
Esquemas para explorar o Monte Pilatus. Fonte da Imagem: Me Joguei no Mundo

Vai pro exterior? Não se esqueça do Seguro de viagem


Monte Rigi

Também chamada de "Rainha das Montanhas", o Monte Rigi separa os Cantões de Lucerna e Schywz. A região ainda abriga a estrada de ferro em montanhas mais antiga da Europa:  Rigi Bahnen. Para alcançar o seu topo, existem três maneiras, a partir de Lucerna (segundo a Fernanda, do Viagens de Mãe):
  1. ir de trem até Arth-Goldau e pegar outro até o topo do Rigi;
  2. ir de barco até Vitznau e pegar o trem até o topo da montanha;
  3. ir de barco até Weggis, pegar um bondinho até Rigi Kaltbad e então pegar o trem de cremalheira até  topo do Rigi.
Segundo a Ju do Eu Ando Pelo Mundo, ainda pode combinar os caminhos, o que torna o passeio mais interessante:
  • Magestic Trip: Subindo por Arth-Goldau e voltando por Vitznau. 
  • Classic Trip: Subindo por Vitznau e descendo por Weggis. 
Monte Rigi, Suíça
São vários os modos de explorar o Mote Rigi (sugiro ver o mapa original para ver as possibilidade de hiking, mountain bike e passeios nas gôndolas. Fonte da Imagem: Rigi Mt

Para ir de Lucerna para as estações que levam para o Monte Rigi:
  • Weggis: pode-se usar os barcos que partem da cidade (viagem dura 50 minutos) e então caminhar por uns 10 minutos para chegar na Estação Weggis (Rigistrasse 73). 
  • Vitznau: pode-se usar os barcos que partem da cidade (viagem dura 60 minutos) e então caminhar por 50m para chegar na Estação Vitznau (Bahnhofstrasse 7). 
  • Goldau: pode-se chegar a esta cidade de trem (26 minutos). 
Preço:
  • Passeios das gôndolas: alguns trechos não levam até o cume do Monte Rigi, e o preço começa em CHF 13 (adulto / trecho).
  • Day Ticket: inclui o trem a partir de Vitznau e Goldau e a gôndola a partir de Weggis, para chegar até o cume do Monte Rigi. CHF 72,00 (adulto).  É o mais utilizado pelos turistas!
    É possível fazer o passeio tendo como destino final uma das três estações finais, pagando mais barato, com preços variando entre CHF 53 e CHF 64. 
  • Time for fun when the workday is done: 40% de desconto para subida a partir das 16h, de Segunda a Sexta, válido de Maior a Novembro de 2017. CHF 43,20 (adulto).

Todos os passeios são gratuitos para portadores do Swiss Pass (GA travel card) ou do Swiss Travel Pass. O Swiss Pass (Half-fare travel card), Eurail Pass e Interrail oferecem 50% de desconto. Hóspedes dos hoteis no Mt. Rigi pagam 50%. Também há desconto de 20% com o cartão de visitante da região do Lago de Lucerna.

Crianças entre 6 e 16 anos: cartões de viagem SBB Junior / Grandchild são válidos (viagem gratuita com seu próprio filho/neto). Gratuito para menores de 6 anos. Crianças até 16 anos viajam de graça em Julho e Agosto, desde que estejam acompanhadas de um adulto pagante.

Há estacionamento em todas as estações, e custa CHF 5 (até 4 horas); CHF 8 (entre 4 e 24 horas). Em caso de perda do tíquete paga-se CHF 80.

 
Vai alugar carro? Faça sua reserva com a RentCars!

Para ajudar a encontrar as atrações descritas neste post, carreguei-as no mapa abaixo. 😉


O Carnaval de Lucerna

Todo carnaval Lucerna enche a cidade de cores e festa, começando na Quinta de Carnaval, seguindo até a Terça de Carnaval. Os destaques são: o Desfile Fritschi (Schmutziger Donnerstag - Quinta Suja), o Desfile Wey (Güdismontag - Segunda Gorda) e o Desfile Monstercorso. Além da tradição de usar máscaras e da Árvore do Carnaval (Guuggerbaum) na Kornmarkt.

Lucerna, Suíça
Carnaval em Lucerna. Fonte da Imagem: Canva

Depois de tanta pesquisa, o que você faria estando em Lucerna? Já foi? Conta aí sua experiência e nos ajude a montar nosso roteiro. 😊

Gostou do Post? Aproveita para salvá-lo em em Pinterest. 😁
Lucerna, Suíça

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro