Estrada Real - Caminho Velho - Tiradentes

Finalmente Tiradentes! Nosso último ponto da viagem pela Estrada Real, desde o Caminho Novo e o Caminho dos Diamantes, com um gostinho do Caminho do Sabarabuçu e do Caminho Velho. Tiradentes é uma das cidades históricas de Minas Gerais mais famosas, páreo duro com Ouro Preto.

Estrada Real, Caminho Velho, Tiradentes, Igreja Matriz de Santo Antônio
Igreja Matriz de Santo Antônio. Agosto/2016.

Quer saber um pouco mais sobre Tiradentes? Fica, te conto agora!

Fundada em 1718, Tiradentes já foi chamada de Arraial Velho de Santo Antônio, Vila de São José do Rio das Mortes, e até mesmo São José del-Rei (bem parecido com a "co-irmã" São João del-Rei), em homenagem ao príncipe de Portugal D. José I. Ganhou o nome de Tiradentes, em homenagem ao mártir inconfidente, somente após a Proclamação da República, em 1889.

Se você está procurando hospedagem para sua viagem não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.

Atrações turísticas de Tiradentes

Turista não tem desculpa pra ficar só na pousada em Tiradentes. A lista de atrações é enorme:
  1. Estrada de Ferro Oeste de Minas, que liga Tiradentes até São João del-Rei, inaugurada em 1881 com a presença de Dom Pedro II e funcionando desde então até os dias de hoje. É uma das atrações principais da cidade, onde os vagões são puxados por uma Maria Fumaça por 12km, trazendo alegria para as crianças. Funciona às sextas, sábados e domingo, mas em alta temporada podem abrir em outros dias de semana. Para conferir as datas para seu período de viagem, sugiro consultar o site para não encontrar o trem parado. Praça da Estação.
  2. Serra de São José, ótimo para fazer trekking, caminhadas, buscar cachoeiras. Só cuidado que tem época com muito carrapato por lá (eu usava Deltametrina nas pernas e na calça para evitar que eles grudassem).

3. Estrada Real, Caminho Velho, Tiradentes, Igreja Matriz de Santo Antônio, Serra de São José
    Serra de São José, vista da Igreja Matriz. Agosto/2016.
    Estrada Real, Caminho Velho, Tiradentes, Igreja Matriz de Santo Antônio, Serra de São José, Relógio de Sol
    Detalhe do Relógio de Sol e a Serra de São José ao fundo. Agosto/2016.
  4. Gruta Casa de Pedra, para você ver uma caverna de perto. Visitas geralmente nos finais de semana e feriados. Outras datas, entre em contato com o responsável (Sr Toninho, 32 988 628 900). R$20,00/pessoa.
  5. Igreja Matriz de Santo Antônio, de 1710 e é a segunda igreja com mais ouro no Brasil (a mais rica de Minas Gerais), com um órgão de 1788 que ainda funciona e algumas noites é possível ouvi-lo. Do lado de fora, tem o Relógio de Sol, uma das esculturas mais replicadas da cidade. Fica numa ladeira que do alto dá pra ver toda a Serra de São José, rendendo lindas fotografias. Rua Padre Toledo. Ingresso: R$5,00/pessoa.

6. Estrada Real, Caminho Velho, Tiradentes, Igreja Matriz de Santo Antônio
    Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes. Basta subir a ladeira!! Agosto/2016.
  7. Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em estilo rococó, do Século XVIII, pertencia a Irmandade dos Pretos nascidos no Brasil. Rua Silvio Vasconcelos, 297.
  8. Capela de São João Evangelista, do Século XIX, também em estilo rococó, pertencia a Irmandade dos Homens Pardos. Ali está enterrado Capitão Manoel Dias de Oliveira, compositor brasileiro do período colonial. Rua Padre Toledo, 242.
  9. Igreja Senhor  Bom Jesus da Bom Pobreza, com decoração simples. Rua Silvio Vasconcelos, 26.
  10. Igreja de Nossa Senhora do Rosário, do Século XVIII. Praça Padre Lourival.
  11. Santuário da Santíssima Trindade, de 1822, onde acontece todo ano o Jubileu da Santíssima Trindade. Praça Padre José Bernardino.
  12. Câmara Municipal, na ladeira que dá acesso à Igreja Matriz, do Século XVIII, e ´incomum é que foi construída longe da cadeia, o que era bem incomum na época. Rua da Câmara.
  13. Antiga Cadeia Pública, terminada em 1845, sendo um prédio austero e com pesadas grades nas suas janelas. Ali hoje funciona o Museu de Sant'Anna, fundado em 2014, com quase 300 estátuas de Santa Ana, padroeira dos mineradores e protetoras dos lares e da família. De quarta a segunda, das 10h às 19h. Rua Direita, 93. Ingresso: R$5,00 (adulto, inteira); R$2,50 (meia entrada); gratuito para estudantes, professores e guias de turismo.

14. Estrada Real, Caminho Velho, Tiradentes, Museu de Sant'Anna
    Algumas das estátuas de Sant'Anna no Museu de Sant'Anna. Agosto/2016.
  15. Museu da Liturgia, asas. De quinta a segunda, das 10h às 17h e domingo das 10h às 14h. Rua Jogo de Bola, 15. Ingresso: R$10,00; Meia entrada para estudantes e pessoas maiores de 60 anos; gratuito para moradores da cidade e menores de 5 anos.

16. Estrada Real, Caminho Velho, Tiradentes, Museu da Liturgia
    Museu da Liturgia, em Tiradentes. Agosto/2016.

Se você estiver planejando alugar carro para suas férias, não se esqueça de cotar com a RentCars, nossa parceira de viagem.

17. Prefeitura Municipal, único prédio com dois andares da cidade. Rua Bélica.
  18. Ponte sobre o Ribeirão Santo Antônio, com duas arcadas romanas, no final do Século XVIII. É por ela que se chega ao Centro Histórico de Tiradentes.
  19. Casa da Cultura, do Século XVIII, abrigando o acervo da Arquivo Ultramarino de Portugal e referente ao Brasil Colonial. Rua Padre Toledo.
  20. Museu Casa do Padre Toledo, ligado à UFMG, e funciona na antiga casa do Padre, uma construção do final do Século XVIII. Rua Padre Toledo.
  21. Museu do Automóvel da Estrada Real, com 60 carros antigos em exposição. Estrada Tiradentes - Prados (Caminho Velho da Estrada Real), km 4,5. De quarta a domingo, das 9h às 18h.
  22. Museu da Moto, aberto em 2016 pelo colecionador Rômulo Filgueiras, funciona num antigo casarão de 1960, a 300m da estação de Tiradentes, com mais de 80 motos em exposição. na Avenida Governador Israel Pinheiro, n.35. Entrada: R$10,00 (com renda destinada ao Asilo de Tiradentes). Horário de abertura, visite a página deles no facebook.
  23. Monumento a Tiradentes, no Largo das Forras, na ladeira que sobre para a Igreja Matriz, para homenagear o mártir.

24. Estrada Real, Caminho Velho, Tiradentes, Monumento
    Monumento a Tiradentes e a Serra de São José ao fundo. Agosto/2016
  25. Chafariz São José, fica no início da ladeira que vai para a Igreja Matriz, é uma construção de 1749 e servia a vila com água potável, também sendo usado para lavar roupas e de bebedouro para animais, e funciona até hoje. Rua do Chafariz.

26. Estrada Real, Caminho Velho, Tiradentes, Chafariz de São José
    Chafariz São José, Tiradentes. MG. Agosto/2016
  27. Balneário Águas Santas, fica "atrás" da Serra de São José é possui fontes termais, comum parque com lazer, hotéis e restaurante. Avenida Presidente Castelo Branco, s/n.

Em junho, anualmente, a cidade costuma receber encontro de motociclistas: Bike Fest Tiradentes.

Tiradentes no Circuito Turístico da Estrada Real

Quem estiver colecionando os carimbos do passaporte, procure um dos seguintes pontos de coleta:
  1. Centro Cultural SESI MINAS Yves Alves, na Rua Direita, n.168
  2. Secretaria de Turismo, na Rua Resende Costa, n. 71
  3. Pousada do Largo, no Largo das Forras
No Centro Cultural é possível também pegar o seu passaporte para começar a coletar os carimbos. Só não esqueça de fazer a inscrição antes no site da Estrada Real e de levar a doação de 1kg de alimento não perecível e uma roupa em bom estado.

Estrada Real, Caminho Velho, Tiradentes, Carimbo, passaporte
Nosso carimbo de Tiradentes! Agosto/2016.

Mais dicas de Tiradentes você pode ver no blog Segredos de Viagem.

Nossa experiência em Tiradentes

Nós chegamos em Tiradentes em Agosto/2016 depois de 13 dias pela Estrada Real, rodando por várias cidades mineiras, estradas asfaltadas e estradas de terra, esburacadas, com belas paisagens. Tiradentes seria o fechamento dessa nossa aventura em família com chave de ouro. O que eu não contava foi que chegaríamos lá num final de semana, em plena Copa do Mundo (por isso saímos do Rio para evitar as confusões que fica a cidade), mas que o prefeito havia decretado feriado justo naquela sexta. Assim Tiradentes LOTOU de cariocas e afins, deixando a cidade lotada, sendo que a gente estava era buscando sossego.

Nós chegamos na pousada no meio da tarde e não constatamos que não tinha sido bem escolhida. Tentamos trocar e a cidade estava lotada e o único lugar com vaga estava carérrimo e ainda haveria um casamento ocupando metade da piscina, mas sem dar o devido desconto... Fora que eles se recusaram a devolver o dinheiro da reserva... mas isso é pano pra outro post. Já chegamos com o pé esquerdo rs. Enfim...

Fomos no Museu de Sant'Anna no anoitecer e dar uma volta na cidade, até para jantarmos. Tentamos ir em dois restaurantes da Rua Direita, mas "não fomos aceitos" pois não tínhamos reserva, mas que na verdade acredito que era porque estávamos com cara de mortos de cansados, ao contrário dos demais clientes que chegavam ali. Acabamos indo no restaurante Cia do Boi, que foi razoável.

Estrada Real, Caminho Velho, Tiradentes
Rua Direita a noite, Tiradentes. Agosto/2016.
No dia seguinte, fomos dar uma volta no Centro Histórico de Tiradentes e pegar nosso carimbo da  Estrada Real no Centro Cultural SESI. O roteiro desse dia pode ser baixado na minha conta do wikiloc.

Praça no Centro Histórico de Tiradentes. Agosto/2016.
Foi bom ter acordado cedo porque as ruas estavam vazias. Fomos na Igreja Matriz, no Museu da Liturgia e no Chafariz.

Estrada Real, Caminho Velho, Tiradentes, Carimbo, passaporte
Nosso passaporte da Estrada Real em Tiradentes. Agosto/2016
Depois partimos rumo a São João del-Rei, pelo resto do Caminho Velho da Estrada Real (todo calçado), parando no caminho para tirar foto no marco da Estrada Real que fica em Santa Cruz de Minas.

Estrada Real, Caminho Velho, Tiradentes, marco, Santa Cruz de Minas, TR4 Deadpool
Marco "Zero" da Estrada Real, em Santa Cruz de Minas. Agosto/2016.

Em São João del-Rei fomos direto almoçar e dar uma volta na cidade (vou contar detalhes da cidade no post específico, ok?) e voltamos para Tiradentes no final da tarde. Optamos em não fazer a Maria Fumaça pois já tínhamos feito a Estrada de Ferro entre Ouro Preto e Mariana nesta viagem. A noite Jade apresentou febre e optamos em ficar no hotel. Fui no restaurante Spaghetti para comprar uma massa bem gostosa, que é boa, mas cara pra chuchu rs. Jantamos na pousada.

A manhã seguinte partimos de volta para casa, depois de 16 dias pela Estrada Real.

Estrada Real, Caminho Velho, Tiradentes, marco, Santa Cruz de Minas,
Marco Zero da Estrada Real. Agosto/2016.