Estrada Real - Caminho Novo - Sítio Arqueológico Varginha

Joaquim José da Silva Xavier

Tiradentes, por Décio Vallares. Fonte wikimedia
Com toda certeza você já estudou muito sobre este personagem da História do Brasil não é mesmo? Mas vou refrescar a sua memória... vai que o Primeiro Grau (ops agora é Ensino Fundamental, revelei minha idade... humpf) já faz algum tempo para você e seus neurônios já varreram essa informação do seu córtex cerebral (ui, fui longe hahahaha).

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nascido em 1746, segundo o wikipedia, este Mineiro foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político. Foi um dos Inconfidentes e por isso foi enforcado em 21 de abril de 1792, como forma de intimidação da população na época. Como se não bastasse o enforcamento, teve seu corpo esquartejado e partes de seu corpo foram expostas em diversos lugares do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, conforme a sua sentença: Santana de Cebolas (atual Inconfidência, onde nós passamos pelo Museu Sacro-Histórico de Tiradentes que contem ainda a ossada do braço), Varginha do Lourenço, Arraial de Igreja Nova (Barbacena), Queluz (antiga Carijós, atual Conselheiro Lafaiete) e Vila Rica (atual Ouro Preto).

Chegando no Sítio Arqueológico. Julho/2016.
E é sobre o Sítio Arqueológico de Varginha que vamos conversar hoje.

Este sítio arqueológico fica em Conselheiro Lafaiete (MG), no Caminho Novo da Estrada Real. Era a antiga estalagem de João da Costa Rodrigues, mais conhecida como Sítio da Varginha do Lourenço, sendo palco de momentos da Inconfidência Mineira. Após a execução e dispersão das partes do corpo do mártir, a perna direita fora exposta junto à estalagem de João da Costa, sob a sombra de uma enorme e frondosa árvore.

Placa informativa sobre o Sítio Arqueológico e a Gameleira ao fundo. Julho/2016.


Se você está procurando hospedagem em Conselheiro Lafaiete, não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você. As melhores instalações da cidade estão aqui.

Essa árvore, uma gameleira com mais de 500 anos, está de pé até hoje no mesmo local, sendo a única testemunha viva de toda história ali vivida.

A Gameleira ainda está de pé e é o único ser vivo que presenciou toda a história vivida ali. Julho/2016.
A estalagem fora preservada até meados de 1935, mas em 1950 o Jornal do Estado de Minas denunciou a demolição da construção. Há um quadro que mostra como era a estalagem da Varginha do Lourenço feito pelo artista plástico José Jacinto das Neves que pertence ao acervo do Museu Mineiro, em Belo Horizonte. O que ainda existe no local são as ruínas da estalagem.

Em comemoração ao bicentenário da Inconfidência Mineira, foi construído em pedrão sabão um monumento em homenagem a Tiradentes, conhecido como "Perna do Tiradentes".

O Monumento a Tiradentes e a Gameleira. Julho/2016.

Pira sobre o Monumento. Julho/2016.
Escultura sobre  o Monumento. Julho/2016.


Visão lateral do Monumento. Julho/2016.
Visão frontal do Monumento. Julho/2016.


Placas informativas. A frase que mais marca dita pelo Tiradentes: "Se todos quisessem poderíamos fazer do Brasil uma grande Nação". Julho/2016.

O tombamento do Sítio Arqueológico só veio em 1989.

Hoje é possível visitar gratuitamente as ruínas da estalagem (que não as vi por não ter prestado atenção, as ruínas ficam ao lado de construção recente, seguindo o caminho à esquerda da gameleira), a Gameleira (que fora antingida por um raio, mas está se recuperando) e o Monumento a Tirandentes.

O Marco 1445 do Caminho Novo da Estrada Real, entre Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco marca o local do Sítio Arqueológico. Julho/2016.

Localização: MG-129 km2, entre Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco
Entrada Gratuita (dê preferência a ir de dia, pois não encontramos ninguém tomando conta do local e apenas uma porteira entre-aberta e acima de tudo, tenha respeito pelo local e mantenha-o limpo e preservado)
Não há infraestrutura como banheiros e/ou lanchonetes.
Tempo estimado de visita: 30 minutos
Coordenadas: 20°33'24.4"S / 43°42'47.8"W

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reserve seu hotel

Booking
Zarpo

Seguros de viagem

World Nomads Seguros de Viagem
Mondial Seguros
Corretora Real Seguro de Viagens

Passeios no seu destino

Viator

Aluguel de carro

Trem na Europa