Estrada Real - Caminho Novo - Itatiaia a Ouro Preto

Nosso primeiro dia fazendo a nossa segunda etapa da Estrada Real, nós fomos do Rio de Janeiro até Ouro Preto. Mas para ficar mais fácil de trazer as informações para o blog, eu dividi o relato em dois posts: Estrada Real - Caminho Novo - Rio de Janeiro a Conselheiro Lafaiete e Estrada Real - Caminho Novo - Conselheiro Lafaiete a Itatiaia.

Hoje finalmente vou terminar o relato do nosso primeiro dia!! Aeeeeeeeeeeeeeeeeee! Vem comigo saber como é o trecho entre Itaiaia e Ouro Preto.

Ouro Preto, Minas Gerais
Saindo de Itatiaia em direção a Ouro Preto. Julho/2016


Itatiaia - Ouro Preto

Saímos de Itatiaia por volta das 17h30 e seguimos direto para Ouro Preto pela MG-129, desviando completamente da Estrada Real, que segue passando por Chapada e Lavras Novas, distritos de Ouro Preto. Vale dizer que esse trecho é em grande parte inacessível para carros, conforme o próprio Instituto Estrada Real: 
  • Itatiaia - Chapada - Lavras Novas, com 23km, de estrada terra, com trechos não acessíveis a carro, sendo trilha fechada e íngreme, indicada para quem estiver a pé, a cavalo ou de bicicleta. Assim, não necessários vários desvios se você estiver de carro, como nós.
  • Lavras Novas -Ouro Preto, com 17km, de estrada de terra, também não acessível a carro em grande parte.

Ouro Preto, Minas Gerais
O trajeto em azul foi o caminho que fizemos e o destacado em vermelho é a Estrada Real propriamente dita. Vale lembrar que grande parte desse trajeto da Estrada Real é inacessível para carros. 

O trajeto pela MG-129 é bem tranquilo, foram 22 km de asfalto e algumas curvas. O caminho é lindo e vale a pena parar para algumas fotos, como as Pontes do Falcão (não encontrei onde fica exatamente), Calixto (sobre o Rio que forma a Cachoeira do Calixto, acessível por estrada de terra), Caveira (ao lado da rodovia) e o conjunto Rancharia (ao lado da rodovia). Essas estruturas . feitas com arcos em cantaria, com pedras sobrepostas umas às outras, foram recuperadas em 2009, interrompendo o trânsito de veículos sobre elas.

Ouro Preto, Minas Gerais
Ponte do Calixto e Ponte da Caveira, perto da MG-129. Visão do Google Street.

Nós chegamos em Ouro Preto por volta das 18h30, direto e reto para a Pousada para fazer check-in e finalmente jantarmos.

Esse primeiro dia de viagem foi puxado. Foram 8h30 dirigindo, parando em lugares estratégicos para comer, usar o banheiro, pegar carimbo, tirar fotos... 

Vale lembrar que nos trechos "Rio de Janeiro - Petrópolis", "Itaipava -  Paraíba do Sul + Paraíba do Sul - Juiz de Fora" e "Juiz de Fora - Santos Dumont + Santos Dumont - Barbacena" nós gastamos 1 dia para cada, e que nesta segunda etapa nós gastamos apenas 1 dia para fazer Rio de Janeiro - Ouro Preto, mas optamos por usar as vias asfaltadas como já explicado nos posts anteriores. Recomendo caso você queira fazer o Caminho Novo numa viagem apenas, que faça o trajeto Barbacena - Conselheiro Lafaiete e depois Conselheiro - Ouro Preto, ganhando assim mais tempo para percorrer com calma as estradas de terra e visitar as atrações pelo caminho.


Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade que merece um post exclusivo, já que são inúmeras atrações e sua história é grandiosa. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre Ouro Preto, sugiro a leitura do post  Blogagem Coletiva - Ouro Preto, a cidade patrimônio cultural da UNESCO e ponto focal da Estrada Real .

Para quem está fazendo a Estrada Real, os pontos de carimbo são:
  1. Centro Cultural Sesi - Ouro Preto, na Praça Tiradentes, 04
  2. Hotel Solar de Maria, na Rua Tomé Afonso, 111
  3. Secretaria de Turismo, na Rua Claudio Manoel, 61


Leia mais: Uai.com.br, BHTrans

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reserve seu hotel

Booking
Zarpo

Seguros de viagem

World Nomads Seguros de Viagem
Mondial Seguros
Corretora Real Seguro de Viagens

Passeios no seu destino

Viator

Aluguel de carro

Trem na Europa