Estrada Real - Caminho Novo - Petrópolis

Como já contei aqui no blog, estamos mergulhando de cabeça esse ano no Projeto E aí, Férias! na Estrada Real, onde planejamos fazer os quatro caminhos durante as nossas férias de meio desse ano. 

Como queríamos aproveitar o carnaval para fazer alguns trechos da Estrada Real no Sul de Minas, em janeiro visitamos a cidade de Petrópolis para pegarmos os nossos passaportes e para passar um dia na cidade.

Petrópolis está localizada no interior do Rio de Janeiro, a 68 km da capital, sendo a maior população da Região Serrana do Estado. Como o clima (tropical de altitude, com média de 19°C) é mais agradável que na capital, a cidade atrai cada vez mais pessoas que trabalham no Rio e não se importam em subir e descer a serra todos os dias. O clima também foi um atrativo a mais para que a família Imperial se instalasse na cidade.

Catedral de São Pedro de Alcântara. 2007.

A cidade foi fundada em 1843 pelo Imperador Dom Pedro II, que sempre passava os verões cariocas na cidade. Entre 1894 e 1902, Petrópolis chegou a ser a capital do Estado, no lugar de Niterói, por causa da Revolta da Armada. E teve como primeiro prefeito o sanitarista Oswaldo Cruz, em 1916.

Dom Pedro II, Imperador do Brasil;e a família imperial fotografada por Otto Hees. Da esquerda para a direita: a imperatriz Dona Teresa Cristina, D. Antônio, a princesa Isabel, o imperador, D. Pedro Augusto, D. Luís, o conde d'Eu e D. Pedro de Alcântara . Fonte: wikipedia

Para o turista que visita Petrópolis não faltam opções:

- Museu Imperial

Funciona no antigo Palácio Imperial de Petrópolis, onde a família imperial passava os verões, onde os visitantes poderão conhecer um pouco mais da história da família e do Brasil Imperial.


- Palácio Quintandinha

De 1944, o Palácio foi construído com o objetivo de ser o maior cassino da América do Sul, com 50 mil m², com salões com até 10m de altura.

- Cervejaria Bohemia

A fábrica da cerveja Bohemia é aberta a visitação com degustação de cervejas.

- Palácio de Cristal

É uma construção pré-moldada de ferro fundido construída na França pela Princesa Isabel e seu esposo, Conde d'Eu, trazida para o Brasil com o objetivo de abrigar exposições de produtos agrícolas. Hoje é possível ver alguns eventos culturais e exposições.

- Museu Casa de Santos Dumont

Construção de 1918, que Santos Dumont mandou construir para si; é um pequeno chalé, em estilo alpino, no Morro do Encantado. A casa é cheia de detalhes que só Santos Dumont poderia ter pensado.


- Itaipava

Com várias pousada, este distrito de Petrópolis atrai cada vez mais turistas que desejam provar as delícias gastronômicas da região.

- Museu de Cera de Petrópolis

Com representações em cera de personagens históricos, como Dom Pedro II, Santos Dumont, Ayrton Senna, entre outros.

- Catedral de São Pedro de Alcântara

Igreja católica construída em estilo neogótico francês, com belos vitrais, onde estão enterrados Dom Pedro II, Dona Maria Teresa Cristina, Conde d'Eu e a Princesa Isabel.


- Rua Teresa

Esta rua concentra várias lojas de roupas a preços acessíveis.

- Parque Nacional Serra dos Órgãos

Com cachoeiras e trilhas para caminhada, possibilitando o contato com a fauna e flora da Mata Atlântica.

- Palácio Rio Negro

Construção de 1889, que serviu de residência oficial dos governantes do Estado do Rio de Janeiro e depois do Governo Federal. Por ali já passaram Getúlia Vargas, Juscelino Kubitschek, entre outros presidentes.


Mais informações: Petrópolis Turismo

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Reserve seu hotel

Booking
Zarpo

Seguros de viagem

World Nomads Seguros de Viagem
Mondial Seguros
Corretora Real Seguro de Viagens

Passeios no seu destino

Viator

Aluguel de carro

Trem na Europa