Itália - Dicas para sua viagem de carro

Nossa viagem pela Itália pelos 15 anos de minha filha foi baseado em várias cidades: saindo de Veneza, passando por Cortina d'Ampezzo, Verona, Sirmione, Milão, Florença, Pisa, Lucca, Montepulciano e finalmente Roma. Nossa opção era trem ou carro. Decidimos alugar um carro para nossa aventura e neste post vou deixar registrada as dicas para deixar a sua viagem mais prática e, principalmente, SEM MULTAS.


Dirigindo na Itália
Dirigindo na Itália

Vou listar abaixo as principais dicas para deixar sua viagem leve:



Permissão Internacional para Dirigir (PID)

A PID é OBRIGATÓRIA na Itália. Sem ela você sequer consegue tirar o carro da locadora. E se mesmo assim você conseguir, e for parado por policial, será cobrado deste documento. Então evite essa dor de cabeça!



Tenha cuidado com furtos

Nos últimos meses, vimos muitos relatos de furtos a carros estacionados em diversos lugares e cidades da Itália. Muitos relatos contavam dos furtos em estacionamentos em cidades grandes, onde os ladrões levavam tudo, malas inteiras, apenas arrombando a fechadura, ou mesmo quebrando os vidros! Como ter segurança? Assim, nos salvaguardamos da seguinte maneira:

  1. Nos dias de troca de cidade, ou nós deixávamos as malas no hotel que pernoitamos para aproveitar a cidade e depois voltar lá para pegar a mala e seguir até a outra cidade direto para nosso destino, ou íamos direto para nosso destino, deixar a mala no hotel, e só então passear pela próxima cidade.
  2. Quando isso não era possível, a gente comprou dois cadeados de bicicleta com cabo de aço de 12mm de espessura e 1,5m de comprimento e senha numérica, amarrando todas as malas entre si. Assim, se alguém tentasse arrombar o porta-malas teria um trabalho terrível em desfazer o tetris das malas e do cabo de aço!!

  3. Malas com cadeado
    Malas com os cabos de aço entrelaçados para evitar furto na Itália.

    Cadeado
    O Cadeado de bicicleta que usamos. Comprei na Amazon ;)

  4. As duas únicas cidades que tivemos que deixar as malas no carro, com os cabos de aço, foi Sirmione e Montepulciano. Colocamos em estacionamento e contamos com a sorte... Em Sirmione nós deixamos o carro no estacionamento mais perto da entrada do centro histórico, bem movimentado, e em Montepulciano paramos em um estacionamento com a mala colada na parede, sem que fosse possível abrir o porta-malas. E obviamente, nada nos bancos.
  5. NUNCA deixe itens de valor dentro do carro, leve tudo consigo!
  6. A locação de carro no sul da Itália vem com um monte de "recomendações" no balcão da locadora ou mesmo no site da locadora. Em Nápoles, a atendente foi insistente com as recomendações para deixar o carro em estacionamentos!
  7. Em postos de auto-estrada, naquela parada rápida para um lanche ou banheiro, NUNCA deixe o carro sozinho. Pegue o lanche e coma no carro ou reveze a vigia do carro enquanto um vai no banheiro.

Aviso de vigilância em parada de autoestrada na Itália
Aviso de vigilância em parada de autoestrada na Itália. Você pode vigiar seu carro usando as webcams disponibilizadas pelo estabelecimento.


Zona de Tráfego Limitado (ZTL)

As ZTLs são áreas em cidades italianas onde o acesso de veículos é restrito a moradores, meios de transporte (ônibus e táxis), principalmente em centro históricos e áreas centrais. Elas estão ativas nas grandes cidades, mas também nas pequenas (todas as cidades que fomos tinha ZTL)! As entradas da ZTLs são sinalizadas com placas (círculo vermelho com interior branco) que indicam os horários e tipos de veículos permitidos. E caso você entre em uma ZTL sem autorização, você será multado, mesmo sendo turista e nem adianta alegar desconhecimento.


ZTL Ativa em Montepulciano
ZTL Ativa em Montepulciano, das 8h às 17h.

Não confie no Google Maps ou no Waze, pois eles podem te jogar nestas zonas. O melhor a fazer é dirigir com MUITA atenção. 


Disponibilizei o mapa com as ZTLs das cidades que visitamos e você pode acessar aqui.


ZTL de Roma
ZTL de Roma.

Para evitar dirigir nas ZTLs e tomar multa, todos os hotéis que reservamos ficavam fora da zona (a listagem dos hotéis está no meu post de roteiro)! E quando a gente ia passear pela cidade, a gente usava transporte público ou andava a pé mesmo!



Dicas de direção

Atente-se aos limites de velocidade das placas! Por muitas vezes o Waze estava em conflito com o que era informado nas placas. Em geral, os limites de velocidade são:

  • Zonas urbanas: 50 km/h
  • Estradas locais: 90 km/h
  • Rodovias secundárias: 100 km/h
  • Auto-estradas: 130 km/h.

O pedágio funciona de duas formas: Telepass ou Biglietto ou Self Service. Como turista você não terá Telepass, então não use este tipo de cabine! Opte pelo pagamento por cartão ou em dinheiro (no pedágio em Pompeia, o totem de cartão não estava aceitando nem Visa, nem Mastercard, nossa sorte foi que estávamos com o AMEX, porque nem com moedinhas a gente estava!!). 
Ao entrar numa estrada pedagiada, você vai retirar o bilhete de entrada. Não o perca de jeito nenhum!! Quando você sair da estrada, você vai inserir esse bilhete na máquina, que fará o cálculo de quilometragem que você andou e vai te cobrar. Se você perder o bilhete vai pagar o pedágio total da estrada, e não apenas do trecho que você percorreu. Tem estrada que já está no sistema free flow, então você terá que entrar no site para fazer o pagamento, informando a placa do carro alugado.

Pedágio na auto-estrada na Itália
Pedágio na auto-estrada na Itália. Tenha atenção nas placas.

Nos postos de combustível, tenha atenção quanto ao horário de funcionamento, pois a maioria não funciona aos domingos, por mais que tenha atendimento self-service. Aliás, a bomba self-service tem o custo de combustível mais barato que a bomba que é operada por frentista. Apenas em auto-estradas você vai encontrar postos abertos 24h. E tenha atenção ao combustível utilizado pelo carro: gasolio (diesel) ou benzina (gasolina).

Bomba de combustível na Itália
Bomba de combustível na Itália.

Os estacionamentos nas ruas são definidos por cores: áreas brancas significa estacionamento gratuito e azul, pago. Em alguns estacionamentos de faixa azul, você deverá utilizar um 'disco de estacionamento' que vai comprar em postos de gasolina ou escritórios de turismo, e nele você vai colocar a hora que estacionou e deixar no painel do carro, perto do vidro, visível para a fiscalização, mas tenha atenção que geralmente você terá 1h de estacionamento (verifique sempre na placa perto da vaga o tempo correto!). Vagas de faixa amarela são reservadas para pessoas com deficiência ou ônibus.  Algumas cidades usam aplicativo para controlar o tempo de uso, como o easypark, ou mesmo parquímetros em totens. Sempre verifique as placas perto dos estacionamentos. 

Disco de estacionamento
Disco de estacionamento deve ficar visível no painel. Cada cidade tem o seu.

Totem Easypark
Totem de propaganda do Easy Park na região dos Alpes Italianos. O parquímetro normal estava do outro lado do estacionamento.

Vaga Amarela na Itália
Vaga Amarela na Itália reservada para deficientes, e com uso do disco de estacionamento permitido por 2 horas das 8h às 20h.


Deixei aqui todas as dicas que eu segui e voltei sem surpresas, pelo menos até agora rs. Se tiver alguma dúvida, deixa aqui nos comentários ou me chame nas redes sociais.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Aluguel de carro

Seguros de viagem

Pesquisa de passagens aéreas

Trens e voos pela Europa