Viajando para Europa pela Lufthansa - Pane no voo!
quarta-feira, 6 de setembro de 2017
Quando nós planejamos uma viagem para o exterior, a gente fica perdido com tanta opção de empresa aérea que fica difícil até escolher. Confesso que nosso roteiro para a Eurotrip de Agosto foi baseado principalmente em pegar voo o mais direto possível e o mais barato dentro as opções apresentadas. Assim, escolhemos o nosso roteiro pela Alemanha, Suíça e Itália, baseado no trajeto que a Lufthansa oferece, já que possui voo diário para Frankfurt saindo do Rio de Janeiro.
Vai voar de Lufthansa? Setembro/2017
Neste post vou contar a nossa experiência com a Lufthansa, com uma surpresa nada agradável no meio, já que o voo regressou no meio do caminho, zoando toda nossa viagem. Senta, que o post é longo...
A compra do tíquete foi feita pelo site da própria Lufthansa, e comprei os dois tíquetes numa reserva só (o que foi bom, e depois você vai entender porque!). Depois de alguns meses percebi que não havia reservado o assento e para isso teria que pagar um valor a mais... E retornei no site e preferi não arriscar, e acabei comprando todos os assentos da viagem, por um preço a mais (a passagem foi R$3.100 e as poltronas mais uns R$500...).
O "primeiro" voo de ida - Pane no voo
Nosso voo estava agendado para o dia 20/08/2017 às 22h do Aeroporto Tom Jobim. Fizemos o check-in online pela manhã do próprio dia 20 e a noite fomos para o Galeão por volta das 19h para evitar engarrafamentos ou qualquer coisa que o valha. Pra mim esse adiantamento foi até bom, porque o pneu do Uber furou e tive que pegar carona com o carro da segurança do aeroporto, acredita???
Embarcando para Frankfurt. Ou tentando... Agosto/2017
Voo LH501, Boeing 747-800. Agosto/2017
Nossa poltrona era 32J e 32K e achei ligeiramente apertado, já que tenho 1,79m. Mas raramente acho poltrona confortável em avião... Nela tínhamos tomada e a tela de entretenimento tinha boas opções de filmes. Também foi oferecido um pequeno travesseiro, um cobertor e um fone de ouvido. Mas nada de tapa-olhos, bons tempos que não voltam mais rs.
Tomada na poltrona 32, mas só na poltrona da janela. Agosto/2017
Durante a decolagem, escutamos um barulho estranho, mas foi tudo tranquilo... No entanto, depois de 1h40 de voo, a ponto de ingressarmos no Atlântico rumo a Europa o comandante anuncia que uma das turbinas havia dado pane (o avião é um Boeing 747-800 com quatro turbinas, um dos maiores aviões de passageiro a voar no Brasil, com dois andares e tudo mais) e que eles haviam tomado a decisão de retornar para o Galeão, mas que teríamos que ficar dando voltas sobre a divisa de Rio com o Espírito Santo para despejar o combustível pois estávamos muito pesados para pousar. E ficamos 2h dando voltas e voltas jogando combustível pela janela (e eu vendo aquele jato de combustível saindo da ponta da asa).
Vai dormir onde? Já conferiu a seleção do Booking?
Ao pousar de volta no Galeão, a empresa primeiro pediu para esperarmos sentados para ver o que seria feito, mas 10 minutos depois anunciou que deveríamos descer, pegar nossas malas e procurar um agente da própria Lufthansa. Até no G1 o problema apareceu! Pra você ter noção, pessoas que ficam observando os voos no FlightRadar entraram em contato comigo via inbox do Instagram para saber o que havia acontecido.
Até tinha feito o vídeo do voo de ida. Saca como foi, tudo gravado e colocado em nosso canal do Youtube...
Assim, nós pegamos nossa mala e fomos para o saguão do Galeão que estava em polvorosa. Apesar da gente morar no Rio de Janeiro, optamos em ficar no hotel oferecido por eles já que seria uma forma de pressionar a empresa para nos alocar num próximo voo disponível e para evitar ficarmos andando de madrugada pela Linha Vermelha.
Entramos na fila do taxi às 3h da manhã. Sem jantar pois nada foi oferecido no avião e só nos ofereceram água depois que um dos passageiros foi reclamar. O pessoal da Lufthansa orientou a todos os passageiros a esperar no hotel o contato da empresa para alocação num próximo voo. Eu até tentei contato pelo telefone deles, que só funciona em horário comercial.... =(
Só chegamos no Windsor Florida (pago pela Lufthansa) às 4h da manhã, e ali havia uma fila E-NOR-ME para fazer check-in para o quarto, que só aconteceu às 6h da manhã! Pensa em você está sem comer NADA desde às 19h e estar acordada desde então, faminta e morrendo de sono?! Assim o Hotel abriu o café da manhã mais cedo e deixou que a gente comesse alguma coisa.
5h da manhã e ainda na fila pra entrar no hotel... Agosto/2017
Você ia esperar a Lufthansa entrar em contato? Nem eu! Dormi às 6h30 e acordei às 9h para ligar para a Lufthansa e reclamar. Assim que atenderam o telefone, eles me informaram que a gente iria embarcar no voo da TAP que saia do Rio às 15h rumo a Lisboa e de lá pegar outro para Frankfurt. Ou seja, nosso voo sem escala de 11h se tornou num voo de 14h30 com escala e tudo mais. Desliguei o telefone e fui tentar fazer o check-in na TAP, mas fui informada que havia a reserva mas o bilhete não estava emitido. Tive que ligar novamente para a Lufthansa e declarar que aceitava aquele voo e pediram 1h para emissão do bilhete. Descansei mais um pouco e 1h depois consegui fazer o check-in na TAP. Descemos então às 12h para almoçar e fazer então o check-out do hotel, indo para o Galeão pegar nosso voo na TAP.
Saguão do Windsor Florida lotado de passageiros da Lufthansa na hora do almoço do dia seguinte... Agosto/2017
Da conversa com outros passageiros, uns foram alocados no mesmo dia em outros voos, outros com escala em Recife, outros somente 2 e 3 dias depois e separados, mesmo um dos passageiros tendo a visão prejudicada e a orientação da Lufthansa foi de aceitar o tal voo 3 dias depois e pedir assistência de viagem... Nem preciso dizer que a Lufthansa não ligou pra ninguém, preciso?? Cada um que teve que correr atrás do seu...
O segundo voo de ida - TAP
Chegamos no Tom Jobim para a segunda tentativa de ida para Europa às 13h30, despachamos as malas.
Indo pegar o voo da TAP e olha quem tava no reparo... 😫
O voo Rio-Lisboa partiu às 15h50. Nossa poltrona (num Airbus 330) era 19D (corredor que eu detesto!!) e 19E. O espaço era normal, sem tomadas e o entretenimento era padrão: canais com estilos de filmes que passavam "corridos", ou seja, se perdeu, perdeu... Fora a resolução da tela 😓). O controle fica lateralmente no descanso de braço, como um telefone, que tirei para acessar mas depois não consegui colocar no lugar nem por decreto.... No entanto o Jantar (servido às 17h30) e o café da manhã (servido às 07h48) foram bons, coisa difícil no voo.
Pernas comprimidas no voo da TAP. Agosto/2017
Jantara da TAP. Até que estava gostoso!! Agosto/2017
Café da manhã na TAP. Sim, bebi Coca-cola porque eles nunca tem leite ou achocolatado nos voos... Agosto/2017
Chegamos em Lisboa e tivemos que fazer a imigração ali, mas sem pegar as malas. A fila estava E-NOR-ME, e foi o tempo de fazer um pipi stop e pegar o final da fila de embarque para o voo para Frankfurt, que saia às 06h45.
O voo Lisboa-Frankfurt saiu pontualmente, no entanto o avião era daqueles bem pé duro, sem TV, mal reclinava, apertado pra caramba, e lo-ta-do! Pelo menos chegamos bem em Frankfurt! Onde pegamos nossas malas e seguimos nossa vida.
O retorno para o Brasil
Antes de regressar, entrei em contato com a Lufthansa para reclamar de ter pago assento no voo de vinda e não ter usufruído de algo que paguei. Eles avisaram que o valor seria estornado e que vai levar até 90 dias para o crédito voltar para o meu cartão... Tentei pedir um upgrade de categoria por todo o transtorno que eles causaram no voo da ida, sem alimentação noturna, e ainda termos perdido o dia 21 todinho na cidade e eles falaram que não fazem esse tipo de negociação... 😒
Fiz o check-in online do voo de Roma-Frankfurt-Rio para termos agilidade na volta. Pegamos um taxi para chegarmos cedo no Fiumicino e ficamos meio perdidas no aeroporto, que estava cheio de turistas. Para minha surpresa, o guichê de atendimento da Lufthansa é em conjunto com a Swissair e outra companhia aérea, o que estava meio confuso na hora, mas depois foi tranquilo.
Guichê da Lufthansa e da SwissAir no Fiumicino, em Roma. Setembro/2017
Despachamos nossa bagagem e fomos para o portão de embarque, de início D03, já que nosso voo sairia às 18h55. E para nossa surpresa, já havia previsão de atraso de 10 minutos, sendo que teríamos apenas 30 minutos de conexão em Frankfurt, inicialmente. Fomos então alocados no portão D04... E mais um tempo depois, previsão de mais 10 minutos de atraso, e nova relocação e portão, agora D07... Quando finalmente começaram o embarque já era 19h05, e o voo só foi decolar mesmo às 19h45. Ou seja, 50 minutos de atraso!!!
Atrasos e atrasos no Fiumicino... Setembro/2017
Finalmente embarcando! Setembro/2017
O avião era um Airbus A320-200 e nosso assento era o 8E e 8F, com espaço um pouco maior que o normal, mas sem entretenimento. Como estávamos exaustas, nem fez falta, dormi praticamente o voo todo. Serviram bebidas e sanduíche de queijo ou frango. Optei pelo de queijo que estava bom.
Chuva em algum lugar da Europa... Setembro/2017
Sanduíche servido entre o voo de Roma a Frankfurt. Setembro/2017
Um pouco mais de espaço para as pernas. Voo Roma-Frankfurt. Setembro/2017
Chegamos em Frankfurt no Terminal A e para nosso desespero, mortas de cansada depois de dias andando pacas em Roma, o nosso voo saia do Terminal C, e o embarque começaria em 10 minutos. Sabes a distância entre o A e o C??? Tivemos que pegar trem, fazer emigração com policial com cara de poucos amigos, fazer Raios-X novamente e andar pra caramba (não vou escrever o palavrão que eu gostaria) pra chegar no raio do portão C14, que já havia uma fila quilométrica para o embarque...
Pegando o trem entre os terminais... Todo mundo atrasado e apavorado! Setembro/2017
O voo Frankfurt-Rio saiu às 22h30, com 15 minutos de atraso. Era novamente o tal Boeing 747-800... Nossas poltronas foram a 28J e 28K, pelo menos demos a sorte de não ter ninguém no corredor e nos espalhamos nas poltronas. O espaço era padrão, e o entretenimento era o mesmo do voo da pane, com o agravante que minha saída de áudio não funcionava... tive que colocar o telefone da poltrona ao lado e colocar duas telas para rodar o mesmo filme...
Espaço padrão do voo Frankfurt-Galeão. Setembro/2017
Voo LH500, Frankfurt-Rio. Setembro/2017
Tomadas sob a poltrona, voo LH500. Setembro/2017
USB sob o descanso de braço. Só não testei pra saber se funciona... Setembro/2017
O jantar foi massa, mas não consegui comer, estava apimentado e quente demais. Fiquei só no suco, pãozinho e biscoito que serviram. Nem a salada gostei. No café da manhã serviram uma comida mesmo e não consegui nem abrir, fiquei com o mesmo pãozinho da janta com geleia e suco de laranja, pois nem leite eles tem a bordo 😖. Chegamos no Rio às 04h50 da manhã e pegamos nossa mala. Enfim, nossa saga com a Lufthansa tinha terminado.
Jantar do voo da Lufthansa. Setembro/2017
Café da manhã do voo da Lufthansa. Setembro/2017
O que tiro dessa experiência?
De boa? O avião não é ruim, o serviço de bordo e marromeno, o entretenimento é bom. Mas o transtorno da ida, a falta de pontualidade dos voos, com a conexão absurda, me fazem repensar uma próxima ida para Europa usando a Lufthansa... só mesmo se o voo for muito mais barato que outra companhia aérea ou for a única que tiver voo direto para o meu destino. Mas já vou sabendo que não dá pra confiar nos horários e que as conexões devem ter um bom intervalo de tempo para não ter que correr...
E você? Como foi a sua experiência com a Lufthansa?
Update (14/11/17): Ingressei com um processo no Juizado Especial e fizemos um acordo a respeito do perrengue no voo. Espero que ninguém tenha que passar por esse tipo de situação!
Somos um grupo de oito pessoas. Estamos quase comprando passagens para Gênova e na volta Frankfurt Guarulhos,com esta empresa aérea, mas após ler os comentários fiquei em dúvida se farei as reservas. Não senti confiança de alguns passageiros nos comentários sobre a empresa e por isso fiquei desanimada! Vamos decidir! Gosto mesmo é pela TAP, AIR FRANCE, ALITALIA, AZUL, TAM, pq já viajei com elas. Prefiro pagar mais caro, ter mais conforto, regularidade nos horários dos voos e ver pessoas bem humoradas e prestativas. Também não gostei de saber sobre a desorganização. Vou ler mais postagens para construir uma ideia sólida sobre a empresa, pois gostamos muito do itinerário do voo, com paradas em Londres, cidade que adoro! Obrigada pelas postagens! Isso é legal! A troca de opiniões e a diversidade, também são saudáveis! Ainda bem que têm bons comentários sobre a empresa! Ponderar é o caminho! Não existe nenhuma empresa aérea perfeita, assim como as pessoas. Valeu!
Somos um grupo de oito pessoas. Estamos quase comprando passagens para Gênova e na volta Frankfurt Guarulhos,com esta empresa aérea, mas após ler os comentários fiquei em dúvida se farei as reservas. Não senti confiança de alguns passageiros nos comentários sobre a empresa e por isso fiquei desanimada!
ResponderExcluirVamos decidir!
Gosto mesmo é pela TAP, AIR FRANCE, ALITALIA, AZUL, TAM, pq já viajei com elas. Prefiro pagar mais caro, ter mais conforto, regularidade nos horários dos voos e ver pessoas bem humoradas e prestativas.
Também não gostei de saber sobre a desorganização.
Vou ler mais postagens para construir uma ideia sólida sobre a empresa, pois gostamos muito do itinerário do voo, com paradas em Londres, cidade que adoro!
Obrigada pelas postagens!
Isso é legal!
A troca de opiniões e a diversidade, também são saudáveis!
Ainda bem que têm bons comentários sobre a empresa!
Ponderar é o caminho!
Não existe nenhuma empresa aérea perfeita, assim como as pessoas.
Valeu!