Viajando para Europa pela Lufthansa - Pane no voo!

Quando nós planejamos uma viagem para o exterior, a gente fica perdido com tanta opção de empresa aérea que fica difícil até escolher. Confesso que nosso roteiro para a Eurotrip de Agosto foi baseado principalmente em pegar voo o mais direto possível e o mais barato dentro as opções apresentadas. Assim, escolhemos o nosso roteiro pela Alemanha, Suíça e Itália, baseado no trajeto que a Lufthansa oferece, já que possui voo diário para Frankfurt saindo do Rio de Janeiro.

Voo lufthansa
Vai voar de Lufthansa? Setembro/2017

Neste post vou contar a nossa experiência com a Lufthansa, com uma surpresa nada agradável no meio, já que o voo regressou no meio do caminho, zoando toda nossa viagem. Senta, que o post é longo... 

A compra do tíquete foi feita pelo site da própria Lufthansa, e comprei os dois tíquetes numa reserva só (o que foi bom, e depois você vai entender porque!). Depois de alguns meses percebi que não havia reservado o assento e para isso teria que pagar um valor a mais... E retornei no site e preferi não arriscar, e acabei comprando todos os assentos da viagem, por um preço a mais (a passagem foi R$3.100 e as poltronas mais uns R$500...).


O "primeiro" voo de ida - Pane no voo

Nosso voo estava agendado para o dia 20/08/2017 às 22h do Aeroporto Tom Jobim. Fizemos o check-in online pela manhã do próprio dia 20 e a noite fomos para o Galeão por volta das 19h para evitar engarrafamentos ou qualquer coisa que o valha. Pra mim esse adiantamento foi até bom, porque o pneu do Uber furou e tive que pegar carona com o carro da segurança do aeroporto, acredita???

Portao C57 no Galeão
Embarcando para Frankfurt. Ou tentando... Agosto/2017
LH501, avião Boeing747-800, Lufthansa
Voo LH501, Boeing 747-800. Agosto/2017

Nossa poltrona era 32J e 32K e achei ligeiramente apertado, já que tenho 1,79m. Mas raramente acho poltrona confortável em avião... Nela tínhamos tomada e a tela de entretenimento tinha boas opções de filmes. Também foi oferecido um pequeno travesseiro, um cobertor e um fone de ouvido. Mas nada de tapa-olhos, bons tempos que não voltam mais rs.

tomada, LH501, avião Boeing747-800, Lufthansa
Tomada na poltrona 32, mas só na poltrona da janela. Agosto/2017

Durante a decolagem, escutamos um barulho estranho, mas foi tudo tranquilo... No entanto, depois de 1h40 de voo, a ponto de ingressarmos no Atlântico rumo a Europa o comandante anuncia que uma das turbinas havia dado pane (o avião é um Boeing 747-800 com quatro turbinas, um dos maiores aviões de passageiro a voar no Brasil, com dois andares e tudo mais) e que eles haviam tomado a decisão de retornar para o Galeão, mas que teríamos que ficar dando voltas sobre a divisa de Rio com o Espírito Santo para despejar o combustível pois estávamos muito pesados para pousar. E ficamos 2h dando voltas e voltas jogando combustível pela janela (e eu vendo aquele jato de combustível saindo da ponta da asa).

Vai dormir onde? Já conferiu a seleção do Booking?

Ao pousar de volta no Galeão, a empresa primeiro pediu para esperarmos sentados para ver o que seria feito, mas 10 minutos depois anunciou que deveríamos descer, pegar nossas malas e procurar um agente da própria Lufthansa. Até no G1 o problema apareceu! Pra você ter noção, pessoas que ficam observando os voos no FlightRadar entraram em contato comigo via inbox do Instagram para saber o que havia acontecido.

Até tinha feito o vídeo do voo de ida. Saca como foi, tudo gravado e colocado em nosso canal do Youtube...

Assim, nós pegamos nossa mala e fomos para o saguão do Galeão que estava em polvorosa. Apesar da gente morar no Rio de Janeiro, optamos em ficar no hotel oferecido por eles já que seria uma forma de pressionar a empresa para nos alocar num próximo voo disponível e para evitar ficarmos andando de madrugada pela Linha Vermelha. 

Entramos na fila do taxi às 3h da manhã. Sem jantar pois nada foi oferecido no avião e só nos ofereceram água depois que um dos passageiros foi reclamar. O pessoal da Lufthansa orientou a todos os passageiros a esperar no hotel o contato da empresa para alocação num próximo voo. Eu até tentei contato pelo telefone deles, que só funciona em horário comercial.... =(

Só chegamos no Windsor Florida (pago pela Lufthansa) às 4h da manhã, e ali havia uma fila E-NOR-ME para fazer check-in para o quarto, que só aconteceu às 6h da manhã! Pensa em você está sem comer NADA desde às 19h e estar acordada desde então, faminta e morrendo de sono?! Assim o Hotel abriu o café da manhã mais cedo e deixou que a gente comesse alguma coisa.

Sentada esperando entrar no quarto depois da PANE da Lufthansa
5h da manhã e ainda na fila pra entrar no hotel... Agosto/2017

Você ia esperar a Lufthansa entrar em contato? Nem eu! Dormi às 6h30 e acordei às 9h para ligar para a Lufthansa e reclamar. Assim que atenderam o telefone, eles me informaram que a gente iria embarcar no voo da TAP que saia do Rio às 15h rumo a Lisboa e de lá pegar outro para Frankfurt. Ou seja, nosso voo sem escala de 11h se tornou num voo de 14h30 com escala e tudo mais. Desliguei o telefone e fui tentar fazer o check-in na TAP, mas fui informada que havia a reserva mas o bilhete não estava emitido. Tive que ligar novamente para a Lufthansa e declarar que aceitava aquele voo e pediram 1h para emissão do bilhete. Descansei mais um pouco e 1h depois consegui fazer o check-in na TAP. Descemos então às 12h para almoçar e fazer então o check-out do hotel, indo para o Galeão pegar nosso voo na TAP.

Vai pro exterior? Não se esqueça do Seguro de viagem

Windsor Florida e os passageiros da Lufthansa
Saguão do Windsor Florida lotado de passageiros da Lufthansa na hora do almoço do dia seguinte... Agosto/2017

Da conversa com outros passageiros, uns foram alocados no mesmo dia em outros voos, outros com escala em Recife, outros somente 2 e 3 dias depois e separados, mesmo um dos passageiros tendo a visão prejudicada e a orientação da Lufthansa foi de aceitar o tal voo 3 dias depois e pedir assistência de viagem... Nem preciso dizer que a Lufthansa não ligou pra ninguém, preciso?? Cada um que teve que correr atrás do seu... 


O segundo voo de ida - TAP

Chegamos no Tom Jobim para a segunda tentativa de ida para Europa às 13h30, despachamos as malas.

Lufthansa no Galeão
Indo pegar o voo da TAP e olha quem tava no reparo... 😫 

O voo Rio-Lisboa partiu às 15h50. Nossa poltrona (num Airbus 330) era 19D (corredor que eu detesto!!) e 19E. O espaço era normal, sem tomadas e o entretenimento era padrão: canais com estilos de filmes que passavam "corridos", ou seja, se perdeu, perdeu... Fora a resolução da tela 😓). O controle fica lateralmente no descanso de braço, como um telefone, que tirei para acessar mas depois não consegui colocar no lugar nem por decreto.... No entanto o Jantar (servido às 17h30) e o café da manhã (servido às 07h48) foram bons, coisa difícil no voo.

Espaço interno TAP
Pernas comprimidas no voo da TAP. Agosto/2017
Jantar TAP
Jantara da TAP. Até que estava gostoso!! Agosto/2017
Café da Manhã, TAP
Café da manhã na TAP. Sim, bebi Coca-cola porque eles nunca tem leite ou achocolatado nos voos... Agosto/2017

Chegamos em Lisboa e tivemos que fazer a imigração ali, mas sem pegar as malas. A fila estava E-NOR-ME, e foi o tempo de fazer um pipi stop e pegar o final da fila de embarque para o voo para Frankfurt, que saia às 06h45.

O voo Lisboa-Frankfurt saiu pontualmente, no entanto o avião era daqueles bem pé duro, sem TV, mal reclinava, apertado pra caramba, e lo-ta-do! Pelo menos chegamos bem em Frankfurt! Onde pegamos nossas malas e seguimos nossa vida.




O retorno para o Brasil

Antes de regressar, entrei em contato com a Lufthansa para reclamar de ter pago assento no voo de vinda e não ter usufruído de algo que paguei. Eles avisaram que o valor seria estornado e que vai levar até 90 dias para o crédito voltar para o meu cartão... Tentei pedir um upgrade de categoria por todo o transtorno que eles causaram no voo da ida, sem alimentação noturna, e ainda termos perdido o dia 21 todinho na cidade e eles falaram que não fazem esse tipo de negociação... 😒

Fiz o check-in online do voo de Roma-Frankfurt-Rio para termos agilidade na volta. Pegamos um taxi para chegarmos cedo no Fiumicino e ficamos meio perdidas no aeroporto, que estava cheio de turistas. Para minha surpresa, o guichê de atendimento da Lufthansa é em conjunto com a Swissair e outra companhia aérea, o que estava meio confuso na hora, mas depois foi tranquilo.

Lufthansa no Fiumicino, em Roma
Guichê da Lufthansa e da SwissAir no Fiumicino, em Roma. Setembro/2017

Despachamos nossa bagagem e fomos para o portão de embarque, de início D03, já que nosso voo sairia às 18h55. E para nossa surpresa, já havia previsão de atraso de 10 minutos, sendo que teríamos apenas 30 minutos de conexão em Frankfurt, inicialmente. Fomos então alocados no portão D04... E mais um tempo depois, previsão de mais 10 minutos de atraso, e nova relocação e portão, agora D07... Quando finalmente começaram o embarque já era 19h05, e o voo só foi decolar mesmo às 19h45. Ou seja, 50 minutos de atraso!!!

Fiumicino, em Roma
Atrasos e atrasos no Fiumicino... Setembro/2017
Portão D07,  Fiumicino, em Roma
Finalmente embarcando! Setembro/2017

O avião era um Airbus A320-200 e nosso assento era o 8E e 8F, com espaço um pouco maior que o normal, mas sem entretenimento. Como estávamos exaustas, nem fez falta, dormi praticamente o voo todo. Serviram bebidas e sanduíche de queijo ou frango. Optei pelo de queijo que estava bom.

Voando sobre a Europa
Chuva em algum lugar da Europa... Setembro/2017
Lanche da Lufthansa
Sanduíche servido entre o voo de Roma a Frankfurt. Setembro/2017
Espaço interno da Lufthansa
Um pouco mais de espaço para as pernas. Voo Roma-Frankfurt. Setembro/2017
Chegamos em Frankfurt no Terminal A e para nosso desespero, mortas de cansada depois de dias andando pacas em Roma, o nosso voo saia do Terminal C, e o embarque começaria em 10 minutos. Sabes a distância entre o A e o C??? Tivemos que pegar trem, fazer emigração com policial com cara de poucos amigos, fazer Raios-X novamente e andar pra caramba (não vou escrever o palavrão que eu gostaria) pra chegar no raio do portão C14, que já havia uma fila quilométrica para o embarque...

Trem de conexão dos terminais do aeroporto de Frankfurt
Pegando o trem entre os terminais... Todo mundo atrasado e apavorado! Setembro/2017

O voo Frankfurt-Rio saiu às 22h30, com 15 minutos de atraso. Era novamente o tal Boeing 747-800... Nossas poltronas foram a 28J e 28K, pelo menos demos a sorte de não ter ninguém no corredor e nos espalhamos nas poltronas. O espaço era padrão, e o entretenimento era o mesmo do voo da pane, com o agravante que minha saída de áudio não funcionava... tive que colocar o telefone da poltrona ao lado e colocar duas telas para rodar o mesmo filme...

Espaço interno da Lufthansa
Espaço padrão do voo Frankfurt-Galeão. Setembro/2017
LH500, avião Boeing747-800, Lufthansa
Voo LH500, Frankfurt-Rio. Setembro/2017
LH500, avião Boeing747-800, Lufthansa, tomada
Tomadas sob a poltrona, voo LH500. Setembro/2017
LH500, avião Boeing747-800, Lufthansa, tomada usb
USB sob o descanso de braço. Só não testei pra saber se funciona... Setembro/2017

O jantar foi massa, mas não consegui comer, estava apimentado e quente demais. Fiquei só no suco, pãozinho e biscoito que serviram. Nem a salada gostei. No café da manhã serviram uma comida mesmo e não consegui nem abrir, fiquei com o mesmo pãozinho da janta com geleia e suco de laranja, pois nem leite eles tem a bordo 😖. Chegamos no Rio às 04h50 da manhã e pegamos nossa mala. Enfim, nossa saga com a Lufthansa tinha terminado.

LH500, avião Boeing747-800, Lufthansa, jantar
Jantar do voo da Lufthansa. Setembro/2017
LH500, avião Boeing747-800, Lufthansa, café da manhã
Café da manhã do voo da Lufthansa. Setembro/2017

O que tiro dessa experiência?

De boa? O avião não é ruim, o serviço de bordo e marromeno, o entretenimento é bom. Mas o transtorno da ida, a falta de pontualidade dos voos, com a conexão absurda, me fazem repensar uma próxima ida para Europa usando a Lufthansa... só mesmo se o voo for muito mais barato que outra companhia aérea ou for a única que tiver voo direto para o meu destino. Mas já vou sabendo que não dá pra confiar nos horários e que as conexões devem ter um bom intervalo de tempo para não ter que correr...

E você? Como foi a sua experiência com a Lufthansa?


Update (14/11/17): Ingressei com um processo no Juizado Especial e fizemos um acordo a respeito do perrengue no voo. Espero que ninguém tenha que passar por esse tipo de situação!

Um comentário

  1. Somos um grupo de oito pessoas. Estamos quase comprando passagens para Gênova e na volta Frankfurt Guarulhos,com esta empresa aérea, mas após ler os comentários fiquei em dúvida se farei as reservas. Não senti confiança de alguns passageiros nos comentários sobre a empresa e por isso fiquei desanimada!
    Vamos decidir!
    Gosto mesmo é pela TAP, AIR FRANCE, ALITALIA, AZUL, TAM, pq já viajei com elas. Prefiro pagar mais caro, ter mais conforto, regularidade nos horários dos voos e ver pessoas bem humoradas e prestativas.
    Também não gostei de saber sobre a desorganização.
    Vou ler mais postagens para construir uma ideia sólida sobre a empresa, pois gostamos muito do itinerário do voo, com paradas em Londres, cidade que adoro!
    Obrigada pelas postagens!
    Isso é legal!
    A troca de opiniões e a diversidade, também são saudáveis!
    Ainda bem que têm bons comentários sobre a empresa!
    Ponderar é o caminho!
    Não existe nenhuma empresa aérea perfeita, assim como as pessoas.
    Valeu!

    ResponderExcluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro