São Paulo - Museu Catavento

ATUALIZADO EM 03/04/2024

O Museu Catavento é um museu de ciências iterativo em São Paulo. Desde quando Jade era pequena e eu vi um artigo na internet sobre o museu fiquei com muita vontade de conhecer este museu, até pela oportunidade de ver as experiências de modo simples e ainda poder mostrar a ciência para minha filhota, agora filhotas. Assim, quando fomos para São Paulo no Carnaval ir para o Catavento era certo.

Museu Catavento, São Paulo
Museu Catavento, no Carnaval. Fevereiro/2017.

Quer saber o que achamos do Museu Catavento? Vem com a gente que te conto.

O Museu Catavento funciona no Palácio das Indústrias, um prédio histórico de 1924 localizado no Parque Dom Pedro II, sem São Paulo. Ali já funcionou um Centro de Exposições, a Assembleia Legislativa (quando passou a se chamar Palácio Nove de Julho), mas também abrigou celas para pesos comum quando foi sede da Secretaria de Segurança Pública. Em 1992, o Palácio passou por restaurações e serviu de sede para a Prefeitura de São Paulo até 2004. Somente em 2009 que passou a abrigar o Museu Catavento. O prédio abriga várias obras de Nicola Rollo.

Museu Catavento, São Paulo
Seção Vida. Museu Catavento. Fevereiro/2017

O Museu é dividido em 4 seções: 
  1. Universo: com as seções Astronomia (Galáxias, História da Astronomia, Homem na Lua, Meteorito, Observação do Céu, Sol), Aventura no Sistema Solar (Nave) e Terra (Biomas, Caverna, Interior da Terra, Paisagens Terrestres e Relevos da Terra em 3D).
  2. Vida: com as seções Borboletário, Vida (Aquários Marinhos, Árvore da Vida, Aves do Brasil, Célula e DNA, Corpo Humano, Do Veneno ao Remédio, Evolução e Darwin, Fotossíntese, Insetos, Vida no Oceano), Do Macaco ao Homem (Arte Rupestre, Árvore Genealógica, Evolução Cultural, Evolução da Locomoção, Evolução do Cérebro, Face a Face com nossos ancestrais, Simbolismo - Humanos Finalmente) e Viagem pelo Fundo do Mar.
  3. Engenho: com as seções Calor, Eletromagnetismo, Fluidos, Luz e Óptica, Mecânica, Sala das Ilusões, Som e Se liga no Lego.
  4. Sociedade: com as seções Alertas, Jogos do Poder (a Arte que Revela a História, As Histórias da História, Monte dos Sábios, Questões de Hoje e Sempre), Nanotecnologia, Estúdios de TV, Ecologia (Preservando a Terra e Terrário) e Matéria (Laboratório de Química e Matéria Nichos).
Mas quando fomos as seções Astronomia e Terra estavam fechadas para reforma. ='(


Museu Catavento, São Paulo
Entre numa bolha de sabão!! Museu Catavento. Fevereiro/2017

As seções Do Macaco ao Homem,  Visita Histórica, Nave Espacial, Se Liga no Lego, Submarino, Estúdio de TV, Laboratório de Química, Nanoaventura, Escalada (Monte dos Sábios) e Dinos do Brasil precisam de agendamento prévio que é feito através de distribuição de senha no dia da visita. Essa distribuição de senha é feita às 9h e às 13h. Como chegamos às 10h40 não conseguimos nenhuma atividade dessa  ='(

Museu Catavento, São Paulo
Distribuição de Senhas. Museu Catavento. Fevereiro/2017
  
São 3 andares a serem visitados: 
  1. Arcadas Subterrâneas: onde ficam as exposições: Do Macaco ao Homem, Lego, Nave e Submarino.
  2. Piso Térreo: onde ficam as exposições: Terra, Biomas, Vida, Universo, Borboletário, Claustro,  Pequeninos, Sala das Ilusões, Engenho, Estúdio de TV, Óptica e Auditório.
  3. Piso Superior: onde ficam as exposições: Maravilhas da Terra, Passeio Digital, Ecologia, Nanotecnologia, Educação, Matéria, Laboratório de Química, Alertas e Jogos do Poder.

Museu Catavento, São Paulo
Mini-cinema. Museu Catavento. Fevereiro/2017.


Nossa experiência no Museu Catavento - 2017

Nós fomos no Museu Catavento no Domingo de Carnaval com duas crianças, de 7 e 3 anos. Confesso que esperava que o Museu estivesse tão vazio quanto o KidZania estava no dia anterior, mas me surpreendi com a fila quilométrica que encontramos. Ok, já eram quase 11h, mas não estava mesmo a fim de acordar cedo (nem por mim, pelas meninas rs) durante a semana de descanso. Durante o Carnaval o museu só abriria Sábado e Domingo, sendo que Sábado era de graça e Domingo pagando, assim escolhemos o Domingo.

Museu Catavento, São Paulo
Fila e-nor-me. Museu Catavento. Fevereiro/2017

Estacionar foi relativamente fácil, pois as vagas são no entorno do prédio. Mas mal interagimos com as exposições do lado de fora pois corremos para a enorme fila que já existia...

Museu Catavento, São Paulo
"Mude de Tamanho" fica no estacionamento. Museu Catavento. Fevereiro/2017
E dentro do prédio estava tudo muito cheio, muitas atividades sem monitor ou mesmo quebrado ou com plaquinha de manutenção. Confesso que estava com a expectativa lá em cima e acabei me frustrando na visita.

Museu Catavento, São Paulo
A Bexiga que faz as vezes de Diafragma no experimento "Sistema Respiratório" estava rasgado, assim os "pulmões" não enchiam... Museu Catavento. Fevereiro/2017

Foi legal? Sim, os experimentos mais procurados como o da Bolha de Sabão, do Eletromagnetismo e do Raio (que foram fila) estavam funcionando e foram interessantes.

Museu Catavento, São Paulo
Disputa para ver o experimento da Fábrica de Raios.  Museu Catavento. Fevereiro/2017

Mas muitos estavam quebrados e os visitantes sequer leem as instruções e ficam apertando os botões ad infinitum, o que deixa a máquina louca e acaba quebrando, por isso o monitor é essencial nestas atividades...

Voltaria? Sim, mas precisa de uma reforma e atenção urgente para não estragar o que funciona e consertar o que já está quebrado...


Dicas para sua visita ao Museu Catavento

  1. Sábados a entrada é gratuita!! 
  2. Não se esqueça de carimbar o ticket na bilheteria para ter o desconto no estacionamento.
  3. O Museu Catavento recomenda que a visitação seja para crianças a partir de 7 anos.

  4. Museu Catavento, São Paulo
    Lanchonete no Museu Catavento. Fevereiro/2017

  5. Não é permitido lanchar nos espaços expositivos, mas tem uma lanchonete perto do Borboletário. Existe também bebedouros em alguns pontos do museu.
  6. Se seu(sua) filho(a) quiser participar da escalada é necessário que ele(a) esteja usando tênis e tenha mais de 1,30m de altura.
  7. É possível fazer seção de fotos no Museu, mas apenas às segundas, com agendamento prévio.

Museu Catavento, São Paulo
Super pulo, Museu Catavento. Fevereiro/2017


Nossa experiência no Museu Catavento - 2023

Voltamos ao Catavento em 2023, com as meninas crescidas. Como era um sábado de dezembro estava BEM mais vazio do que quando fomos no Carnaval, mas encontramos um museu com a mesma exposição, no entanto sem manutenção, então muita coisa não estava funcionando: como a bolha de sabão e a fábrica de raios...

Mas conseguimos ver a exposição sobre Santos-Dumont e aproveitamos para renovar as fotos tiradas na primeira visita em 2017. 

No Museu Catavento 2017 x 2023
No Museu Catavento 2017 x 2023

No Museu Catavento 2017 x 2023
No Museu Catavento 2017 x 2023

Infelizmente o entorno decaiu MUITO. Então recomendo que tenham cuidado na visita e com celulares dentro do carro, infelizmente...


Informações

Horário de Funcionamento: Aberto de Terça a Domingo, Bilheteria das 9h às 16h (pode-se permanecer no museu até às 17h). Durante o período letivo, de terça a sexta, as atividades que precisam de senha são reservadas para grupos agendados no site do museu.


Museu Catavento, São Paulo
O magnetismo. Museu Catavento. Fevereiro/2017


Endereço: Av. Mercúrio s/n, Parque Dom Pedro II

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro