Estrada Real – Caminho dos Diamantes – Santa Bárbara

Santa Bárbara é o quarto município do Caminho dos Diamantes, a partir de Ouro Preto. Quer conhecer um pouco mais sobre esta cidade?

Praca Cleves Faria, Centro de Santa Barbara, Minas Gerais
Praca Cleves Faria, em Santa Bárbara. Agosto/2016.
Vem com a gente!

Santa Bárbara foi estabelecida como Arraial de Santo Antônio do Riberão Santa Bárbara em 1704, quando o bandeirantes Antônio Bueno encontrou ouro e pedras preciosas. Apenas em 1839 foi elevada a condição de Vila e em 1858 a condição de Município com o nome de “Santa Bárbara do Mato Dentro”. Em 1861, ingleses fundaram ali a Santa Barbara Mining Company e em 1870, quando foi visitada por D. Pedro II que ia em direção ao Santuário do Caraça. Na época, Santa Bárbara abrangia uma região muito maior que a de hoje.

Hoje, a economia de Santa Bárbara depende da extração de ferro e ouro, carvão vegetal, da produção de mel e do turismo ecológico, já que fica aos pés da Serra do Caraça.


O que visitar em Santa Bárbara

Santa Bárbara é daquelas cidades que você não vê diferença entre a rua principal e as ruas adjacentes, com calçamento de paralelepípedos, casarios colonial e calma do interior de Minas. Na cidade você poderá visitar:

  • Igreja Matriz de Santo Antônio: localizada na Praça Cleves de Faria, de frente a Prefeitura da cidade, foi restaurada há pouco tempo e seu interior é cheio de cores vivas e entalhes folheados a ouro, atribuídos à Aleijadinho e a pintura de Ascenção de Cristo no teto de Mestre Ataíde.
Igreja Matriz de Santo Antônio, Santa Bárbara, MG
Igreja Matriz de Santo Antônio. Agosto/2016.
  • Memorial Affonso Penna: o local onde nasceu o primeiro presidente eleito do Brasil (1906 a 1909) virou um pequeno museu sobre sua pessoa e um pouco da história da época que ele viveu. Fica na Rua Conselheiro Afonso Pena, 116.
  • Capela de Nossa Senhora dos Negros: pequena capela no alto de uma colina que esconde em seu interior pinturas seculares. Paga-se uma taxa simbólica para entrar. Fica na Avenida Governador Valadares (subindo a rua da Prefeitura), na Praça Joaquim Aleixo Ribeiro.
Capela de Nossa Senhora dos Negros, Santa Bárbara, MG
Capela de Nossa Senhora dos Negros. Agosto/2016

  • Casa do Mel: uma lojinha que vende o mel produzido na região, além de outros produtos produzidos com o mel, como sabonetes, pão de mel. A lojinha tem um cheiro delicioso. No andar de cima possui um pequeno museu mostrando como funciona a produção do mel. Fica na Rua João Félix Corrêa com Rua Domingos Pena (131).
Casa do Mel
Casa do Mel. Agosto/2016.

  • Estação da Música: funciona no antigo Armazém da Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Central do Brasil, que foi restaurada e aberta em 2007 para receber aulas de canto e instrumentos musicais. Fica na Rua Ramal dos Ferroviários, 111.
  • Casa de Cultura: com acervo contando a história da cidade. Fica ao lado da Capela de Nossa Senhora dos Negros, na Avenida Governador Valadares, 128.
  • Igreja de Santo Amaro: no distrito de Brumal (Rua Cleves de Faria), a caminho do Santuário do Caraça, é possível visitar esta igreja do século XVIII.
  • Chafariz do Largo de Brumal: no distrito de Brumal, na praça ao lado da Igreja de Santo Amaro, é possível conhecer este chafariz de 1898, que originalmente era localizado na Praça do Comércio (hoje Praça Pio XII) de Santa Bárbara.


Se você está procurando hospedagem em Santa Bárbara, não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você. As melhores instalações da cidade estão aqui.


Santa Bárbara na Estrada Real

Se você estiver fazendo a Estrada Real como nós, você poderá carimbar seu passaporte nos seguintes pontos:
  1. Athens Palace Hotel, na Rua Antônio Pereira Rocha, 163B
  2. SECTUR, na Rua Conselheiro Afonso Pena, 116

Em nossa visita a Santa Bárbara, nós fomos direto no Athens para pegar nosso carimbo da cidade e depois fomos para o Hotel Florenza onde nos hospedamos (e logo trago a avaliação da nossa estadia). Ficamos apenas meio dia na cidade, onde fomos conhecer a Igreja Matriz (que estava fechada na hora que passamos), a Capela de Nossa Senhora dos Negros (linda demais e merece uma visita, uma pena não ser permitido fotografar em seu interior) e a Casa do Mel (que nos perdemos para achar por causa do Waze e apelamos para os moradores, lá compramos mel e vejam só a coincidência, era o mel produzido pelo guarda que havia nos atendido no Santuário do Caraça no dia anterior, por sinal o mel é muito saboroso, e o pão de mel muito gostoso).

Artesanato em madeira de minas gerais
O belo artesanato mineiro é muito presente em Santa Bárbara. Agosto/2016.




Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro