Ouro Preto - Lavras Novas e Chapada

Um dos dias em Ouro Preto foi dedicado a ir conhecer os distritos de Chapada e Lavras Novas, e claro, ir em busca do carimbo do passaporte da Estrada Real.

Neste dia preferimos descansar um pouco e só saímos do Hotel lá pelas 11h. Se você quiser ir curtir as cachoeiras e outras atrações, é melhor que você saia mais cedo, ok? Mas o que tem para fazer em Lavras Novas? E ir até a Chapada, vale a pena?

Rumo em busca do nosso 15º carimbo do passaporte em Lavras Novas. Agosto/2016.

Ouro Preto - Chapada

Nós saímos da Pousada Clássica onde estávamos hospedados e seguimos pela MG-129, sentido Ouro Branco. Antes de chegar para a entrada para Chapada, passa-se pelo Conjunto Rancharia (atente para a placa marrom sobre a Estrada Real, pois ela fica um pouco antes dessa obra secular, mas está marcadinho no meu rastro do wikiloc ;-) ). A estrada é asfaltada, mão-dupla, sem acostamento, mas tranquila de ir por causa de seu pouco movimento. A entrada para Lavras Novas e Chapada, fica à esquerda, com um retorno com placas, bem sinalizado.

Entrada para Lavras Novas e Chapada. A estrada é asfaltada bem boa parte do trecho. Agosto/2016.

Após a saída da MG-129, a estrada mescla trechos de asfaltos e terra batida. O lugar é tão lindo que rende ótimas fotos.

Nossa TR4 ficou linda na paisagem. E como ainda estava limpinha, reluzente... Agosto/2016.

 A estrada até Chapada desvia do asfalto que segue para Lavras Novas e você vai pegar um pouco de poeira, a esquerda você segue para Lavras Novas e para direita para Chapada. Nossa primeira parada foi na Cachoeira do Falcão, no totem 1392. Como estava frio, preferimos não entrar nas cachoeiras. Assim, algumas vezes só eu ou o Cleber íamos até as cachoeiras para ver a paisagem e tirar algumas fotos. Então seguimos para Chapada.

Cachoeira do Falcão, Ouro Preto
Perto da Cachoeira do Falcão tem uma área que a galera faz camping selvagem. Agosto/2016.
Cachoeira do Falcão, Ouro Preto
Cachoeira do Falcão (parte de cima). Agosto/2016.


Chapada

Este pequeno vilarejo (e coloca pequeno nisso) tem apenas algumas casinhas com uma pequena igreja na praça. É dito que a vila teve origem em meados do século XVIII. Chapada é ótimo para quem busca o ecoturismo e o sossego, já que existem lindas cachoeiras e ótimas trilhas para se percorrer. Por ali existe um camping (do Chará, ao lado de um dos totens da Estrada Real). Não há ali grandes restaurantes, banco ou caixa eletrônico, muito menos farmácia, posto de gasolina ou até mesmo posto de saúde e farmácia. Talvez você encontre um ou dois botecos, mercearias, casas para alugar, e paz. Por isso, leve dinheiro, se pretende ficar mais tempo aqui, pois é pouco provável que aceitem cartão de crédito/débito.

Chapada, Ouro Preto
Bem vindo a Chapada. Agosto/2016.
Chapada, Ouro Preto
Capela de Chapada. Agosto/2016

Chapada, Ouro Preto, Minas Gerais
Totem da Estrada Real na Chapada. Ao lado do Camping do Chará. Agosto/2016.

Como atrações, tem a Cachoeira do Falcão e a Cachoeira do Castelinho (que não fomos por já ser hora do almoço e as meninas estarem com fome =/ ).


Chapada - Lavras Novas

A Estrada Real permite que você vá da Chapada até Lavras Novas, mas ela somente pode ser percorrida a pé.

Se você quiser percorrer, recomendo que utilize as planilhas do Instituto Estrada Real. A que inclui este trecho está embutida no trecho Itatiaia até Lavras Novas. De Chapada a Lavras Novas serão 5 km de trilha, iniciando no marco 1390 em frente à Capela de Chapada chegando no marco 1377 em frente a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Lavras Novas.

Para quem estiver de carro, deve-se retornar até a bifurcação na estrada e seguir para Lavras Novas.

A Estrada possui bom asfalto, até a parte que tem asfalto... depois é estrada de terra, com precipício de um lado, com horas que só passa um carro, e um cotovelo perto da cidade. Indico que dirija com muita atenção, devagar, buzinando ora ou outra, e evite passar ali a noite.

Estrada Real rumo a Lavras Novas.
Rumo a Lavras Novas. Agosto/2016.
Lavras Novas, Ouro Preto, Minas Gerais
Chegando em Lavras Novas. Agosto/2016


Se você está procurando hospedagem em Lavras Novas, não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você. As melhores instalações da cidade estão aqui.



Lavras Novas

Sabe um lugarzinho charmoso inserido no meio de um mar de montanhas? Então, assim é Lavras Novas. O distrito existe desde o início do século XVIII, mas teve seu Boom quando o turismo estourou ali na década de 1990. O escritor Bernardo Guimarães, autor de Escrava Isaura, publicou em 1871 o livro "Lendas e Romances", uma obra com três contos que inclui "A garganta do inferno", uma história que narra uma lenda que se passa em Lavras Novas.

Os primeiros parágrafos da Lenda A Garganta do Inferno retraram a Lavras Novas do século XIX que a gente não conhece. Fonte: Caminhos do Romance - Unicamp

O lugar oferece várias cachoeiras que atraem turistas que amam a natureza, como a Cachoeira dos Namorados, a Cachoeira Três Pingos e a Represa do Custódio. Algumas são acessíveis de carro, outras nem tanto, sendo necessário fazer trilha.

Mar de montanhas vista de Lavras Novas. Agosto/2016
 A cidade tem calçamento e é toda bonitinha, e apenas quando se vai para a parte das cachoeiras que você vai pegar mais terra e areia pelo caminho. Um carro 4x2 vai, mas um 4x4 vai melhor ainda.

Lavras Novas, Ouro Preto, Minas Gerais
Totem da Estrada Real, perto dos restaurantes, em Lavras Novas. Agosto/2016

Como fomos dia de semana, apenas dois restaurantes estavam funcionando, um do lado do outro: Serra do Luar (que também é pousada) e Pimenta Rosa, ambos na Rua Nossa Senhora  dos Prazeres, perto do totem 1376-do-. Nós almoçamos na Serra do Luar, que é preço fixo (R$18,00/adulto) e coma o quanto quiser e estava muito saboroso. Mas neste dia encontramos um amigo com sua filha, que estavam almoçando no Pimenta Rosa, que serve a la carte e também me pareceu bem gostoso. Assim, se você escolher qualquer um dos dois estará bem servido.

Lavras Novas, Ouro Preto, Minas Gerais
Comidinha caseira deliciosa no restaurante Serra do Luar, em Lavras Novas. Agosto/2016.
Lavras Novas, Ouro Preto, Minas Gerais
Fachada do restaurante Pimenta Rosa, em Lavras Novas. Agosto/2016.
Lavras Novas, Ouro Preto, Minas Gerais
Interior do Restaurante Pimenta Rosa. Agosto/2016. 

Depois do almoço, fomos dar uma olhada nas cachoeiras e fomos até a Represa do Custódio. Como as meninas acabaram dormindo, foi só olhadela mesmo... Pelo menos temos as fotos:

Rumo às cachoeiras, Lavras Novas. Agosto/2016.
Represa do Custódio. Agosto/2016.
Lavras Novas, Ouro Preto, Minas Gerais
Nossa TR4 Deadpool na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em Lavras Novas. Agosto/2016.

Quem estiver fazendo a Estrada Real, e estiver em busca dos carimbos do passaporte, os pontos de carimbo são:

  1. Pousada Vila de Gaia, na Rua do Chá, 280;
  2. Quadricross Locadora, na Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 1269.
Passaporte da Estrada Real, Lavras Novas
Eu mesma carimbei o passaporte em Lavras Novas. Agosto/2016


Nós optamos em seguir para a Pousada Vila de Gaia para carimbarmos o nosso passaporte.


Lavras Novas - Ouro Preto

Se você estiver fazendo a Estrada Real, o trecho entre Lavras Novas e Ouro Preto é feito por trilha, mas a pé. Quem estiver de carro, deve retornar para a MG-129, pelo mesmo caminho que usamos para chegar até aqui.

Na volta nós aproveitamos para parar no conjunto Rancharia para conhecer como eram as contruções de pontes naquela época.

Conjunto Rancharia, Estrada Real, Ouro Preto
Conjunto Rancharia na Estrada Real. Agosto/2016


2 comentários

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro