Feriados 2017 - Como marcar as suas férias

Uhuuuuuuuuuu! 2016 acabando! (Mas já?!) e tá na hora de começar a planejar 2017 para que tudo seja diferente, não é mesmo? Pra começar com o pé direito que tal começar a pensar numa bela viagem ano que vem?! Até pra compensar que o Natal e Ano Novo desse ano vão cair no final de semana e ninguém merece!!

anota no seu calendário
Bora anotar na agenda galera!!

Vem com a gente que vamos te dar uma forcinha.

Pra compensar a enxurrada de feriados nacionais nas quartas-feira que tivemos em 2016, 2017 traz todos os feriados com chances de virarem feriadões, com exceção do dia da Proclamação da República (15/11).

Para facilitar sua vida, já montei o nosso calendário de feriados. Dessa vez, coloquei as datas dos estados com mais leitores do blog. Se seu estado não estiver aqui, veja o calendário dos demais estados aqui.

Vai dormir onde? Já conferiu a seleção do Booking?

Vem cá, não sei se é constatação apenas minha, mas o Rio de Janeiro tem feriado pra caramba. Alguns estados não tem nenhunzinho a mais!!

calendario 2017
Calendário 2017 pra ajudar a você a pensar nas suas férias!!

Ok, agora já sei que vai ter um monte de feriado. Pra onde vou?

Vai pro exterior? Não se esqueça do Seguro de viagem


Pra gastar um "cadinho" mais

Se você tem vontade, por que não aproveitar e se hospedar num bom hotel, ou mesmo num resort, no Brasil? Existem várias opções no Nordeste, mas também em cidades do interior (com Cesário Lange* ou Foz do Iguaçu*), que facilita já que você poderá ir com seu carro e economizar o dinheiro da passagem aérea. Opção tem de monte. Uma sugestão que posso te dar é conferir as seleções da Zarpo*, que volta e meia pinta promoção. (Se você quiser ser o primeiro a saber, assina a nossa newsletter que envio pra você).


Pra gastar um "pouquinho" menos

A grana tá curta e não dá pra ir pra um resort? Você tem milha aérea? Até quanto está disposto a pagar numa estadia? Ou prefere mesmo ir de carro, já que morre de medo de avião ou o programa de milhagem está supervalorizando a pontuação? Considere aproveitar os feriadões em cidades perto de você, que você mesmo não conhece porque nunca tem tempo de ir até lá.

Se mora no Rio, você pode escapar da rotina carioca indo para Nova Friburgo*, Penedo* ou Arraial do Cabo*. Angra dos Reis* e Paraty* são lindas, mas em feriados o preço pode estar um pouco salgados demais pro nosso bolso. Mas com antecedência você pode conseguir bons preços.

  
Vai alugar carro? Faça sua reserva com a RentCars!

E em São Paulo, você não necessariamente precisa ir pra Campos do Jordão* (que sabemos que pode ser um pouco cara demais em alta temporada - feriados inclusive), considere outras cidades paulistas como Olímpia*, Holambra* ou Atibaia*.

Pessoal do Centro-Oeste pode investir em dar um pulinho em Pirenópolis* (GO), Cidade de Goiás* (GO) e Bonito* (MS). Não vou sugerir Caldas Novas* (GO) porque aquilo lá lota e por experiência própria é bom fugir de locais com muita gente nos feriadões, já que você não vai conseguir aproveitar muita coisa...

Pros sulistas, a sugestão fica para Canela* (RS), pois é mais barata que sua irmã Gramado*, Foz do Iguaçu* (PR), que fomos e adoramos; ou até mesmo caçar aventura na Serra do Rio do Rastro* (SC).

Pra galera do Norte, a dica é explorar a região de Manaus* (AM), com seu encontro das águas do Rio Negro e Solimões e o centro histórico, ou mesmo conhecer o Monte Roraima na divisa com a Venezuela e Guiana, saindo de Boa Vista* (RR).

Se você quiser uma bela praia, vá pro Nordeste, mas procure praias menos badaladas, mas não menos paradisíacas como Itacaré* (BA), Morro de São Paulo* (BA) ou o Delta do Parnaíba* (PI).


Dicas pra escolher suas datas de férias

Se a sua empresa permite escolher os seus dias de férias, por que não escolhê-los com calma para que você possa ganhar um pouco mais de dias, juntando-os com feriados?

Claro essa opção é mais fácil quando não temos filhos em idade escolar, já que o calendário das crianças nos força a tirar férias apenas nos meses tradicionais, restringindo bastante a nossa opção e elevando nossos gastos, já que toda a rede turística sabe disso e eleva bastante os preços...

Antes de mais nada, é importante saber sobre as suas férias

  1. A legislação não permite que as férias de um funcionário se inicie num dia que ele não trabalha, ou seja, se você trabalha de segunda a sexta, não pode tirar férias a partir de um sábado ou domingo. No entanto ela pode acabar num desses dias, mas o retorno ao trabalho só se dará no próximo dia útil.
  2. Quem é menor de 18 anos ou maior de 50 anos não pode parcelar as férias. Tem que tirar os 30 dias corridos! 
  3. Você tem direito a receber seu aviso de férias com pelo menos 30 dias de antecedência. Até para que tenha tempo de se programar.
  4. Você tem direito  pagamento das férias em até 2 dias antes do início das férias, sob pena de serem pagas em dobro pelo empregador.
  5. Você pode decidir seu período de férias, mas quem tem a última palavra é o empregador.
  6. Você pode perder o direito a ter 30 dias de férias direto. Como? Se faltar, em um período de 1 ano, entre 6 e 14 dias, você terá direito a ter 24 dias de férias; faltou entre 15 e 23 dias, passará a ter 18 dias; se faltou entre 24 e 32 dias (e tiver conseguido manter o emprego depois dessa rs), passa a ter apenas 12 dias. E se faltou mais que 32 dias, lamento, mas seu direito a férias foi anulado. Claro,são faltas não justificadas, ok galera?
  7. Quem não trabalha a jornada regular de 40/44 horas semanais também não tem direito a 30 dias corridos de férias. Assim, quem trabalha entre 22 e 25 horas tem direito a 18 dias; entre 20 e 22h, 16 dias; entre 15 e 20h, 14 dias; entre 10 e 15h, 12 dias; entre 5 e 10h, 10 dias; e menos de 5 dias de férias tem direito a 8 dias de férias.
  8. A lei prevê casos excepcionais onde as férias podem ser divididas em dois períodos, mas nenhum deles pode ser inferior a 10 dias (ou seja, 10/20, 11/19, 12/18, 13/17, 14/16, 15/15).


Quer dicas para marcar as suas férias neste 2017? Ou mesmo nos anos seguintes, usando 2017 como prática? Vamos considerar apenas o calendário de feriados nacionais e aqueles que trabalham de segunda a sexta, pois calcular pra galera que trabalha sob plantão ou com horário de loja dependerá da realidade de cada um. Para vocês, sugiro dar uma olhadela nesta planilha que fiz com as datas de início e volta de férias, para que tentar facilitar a sua marcação, ok?

 
Vai de trem pela Europa? Confira os preços da Rail Europe!


Dicas de datas para marcar 30 dias de férias

  1. 02/03/17 a 31/03/17 - Assim você emenda carnaval e ganha um final de semana no final. Sai efetivamente de férias no dia 24/02 e só volta dia 03/04. E vai pegar baixa temporada e clima mais ameno em muito local por aí.
  2. 16/11/17 a 15/12/17 - Vai ganhar o dia 15/11 e um final de semana seguinte.
Pelamor, não tira no período que englobe de 14/04 a 01/05, pois você vai perder 3 feriados!!


Dicas de datas para marcar 20 dias de férias

Se você é daquela parcela da população que vende férias e só pode tirar efetivamente 20 dias, já que a grana dos outros 10 dias terão outro destino, é importante saber que se você marcar numa segunda, suas férias acabarão num sábado; marca na terça, acabarão num domingo; quarta, numa segunda; quinta, numa terça; sexta, numa quarta. Ou seja, na melhor das hipóteses, você vai sempre perder um dia (a menos que trabalhe aos sábados, tirar iniciando numa segunda será uma boa opção).

Qualquer data que você marque, vai perder um ou dois dias caindo no final de semana. Assim prefira agendar nos meses de Março (juntando com o carnaval), Julho ou Agosto, já que são meses que não tem feriado. Se puder fugir de julho por causa dos preços, será melhor ainda.

Mass se puder, marque de 06/02 a 25/02/2017 para ganhar o carnaval... mas será alta temporada...


Dicas de datas para quem pode parcelar as férias

Se sua empresa permite que você fracione as suas férias, vale a pena estudar o calendário para ver qual opção é melhor pra você. Das vezes que eu tirei assim, sempre observei que no meu caso era melhor tirar nos esquemas 19/11 ou 18/12, sempre fazendo coincidir com algum feriadão para ganhar uns dias a mais.
  1. Para 11 dias:
    • 03/04 a 13/04 - ganhando o feriadão de Páscoa
    • 02/05 a 12/05 - ganhando o feriado de dia do Trabalho e o final de semana seguinte
    • Para os catarinenses: 31/07 a 10/08 - ganhando o feriadão da Data Magna do Estado.
  2. Para 12 dias:
    • 03/11 a 14/11 - para ganhar o feriado de 02 e 15/11, tirando efetivamente 14 dias.
    • Para os gaúchos - 08/09 a 19/09 - para ganhar os feriados de Proclamação e Revolução Farroupilha.
    • qualquer outra data, desde que começando na segunda e que não haja feriado no período.
  3. Para 18 dias:
    • para os cariocas: 02 a 19/01 - ganhando o Dia de São Sebastião
    • 27/04 a 13/04 - ganhando  o feriadão de Páscoa
    • 02/05 a 19/05 - ganhando o feriado de dia do Trabalho e o final de semana seguinte
  4. Para 19 dias:
    • 06 a 24/02 - para emendar o carnaval
    • qualquer outra data, desde que começando na segunda e que não haja feriado no período.
E aí, gostaram das sugestões de lugares e de quando emendar seus feriados? Vocês já sabiam essas dicas para marcação de férias? Tem mais alguma? Conta aí pra gente.


Saiba mais: Decreto-lei n1.535, de 15/04/1977

*link de parceria


UPDATE 27/10/2017: Pensando nos feriados de 2018? Por que não confere logo o post Feriados 2018?

5 comentários

  1. Uau Camila, super completas essas dicas. Assim fica até mais fácil para planejar as viagens de 2017. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tem que planejar com muita antecipação pra conseguir viajar baratinho em feriados <3 Assim fica facinho!

    ResponderExcluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro