Nosso primeiro dia fazendo a nossa segunda etapa da Estrada Real, nós fomos do Rio de Janeiro até Ouro Preto. Mas para ficar mais fácil de trazer as informações para o blog, eu dividi o relato em dois posts: Estrada Real - Caminho Novo - Rio de Janeiro a Conselheiro Lafaiete e Estrada Real - Caminho Novo - Conselheiro Lafaiete a Itatiaia.
Hoje finalmente vou terminar o relato do nosso primeiro dia!! Aeeeeeeeeeeeeeeeeee! Vem comigo saber como é o trecho entre Itaiaia e Ouro Preto.
Itatiaia - Ouro Preto
Saímos de Itatiaia por volta das 17h30 e seguimos direto para Ouro Preto pela MG-129, desviando completamente da Estrada Real, que segue passando por Chapada e Lavras Novas, distritos de Ouro Preto. Vale dizer que esse trecho é em grande parte inacessível para carros, conforme o próprio Instituto Estrada Real:
- Itatiaia - Chapada - Lavras Novas, com 23km, de estrada terra, com trechos não acessíveis a carro, sendo trilha fechada e íngreme, indicada para quem estiver a pé, a cavalo ou de bicicleta. Assim, não necessários vários desvios se você estiver de carro, como nós.
- Lavras Novas -Ouro Preto, com 17km, de estrada de terra, também não acessível a carro em grande parte.
O trajeto em azul foi o caminho que fizemos e o destacado em vermelho é a Estrada Real propriamente dita. Vale lembrar que grande parte desse trajeto da Estrada Real é inacessível para carros. |
O trajeto pela MG-129 é bem tranquilo, foram 22 km de asfalto e algumas curvas. O caminho é lindo e vale a pena parar para algumas fotos, como as Pontes do Falcão (não encontrei onde fica exatamente), Calixto (sobre o Rio que forma a Cachoeira do Calixto, acessível por estrada de terra), Caveira (ao lado da rodovia) e o conjunto Rancharia (ao lado da rodovia). Essas estruturas . feitas com arcos em cantaria, com pedras sobrepostas umas às outras, foram recuperadas em 2009, interrompendo o trânsito de veículos sobre elas.
Ponte do Calixto e Ponte da Caveira, perto da MG-129. Visão do Google Street. |
Nós chegamos em Ouro Preto por volta das 18h30, direto e reto para a Pousada para fazer check-in e finalmente jantarmos.
Esse primeiro dia de viagem foi puxado. Foram 8h30 dirigindo, parando em lugares estratégicos para comer, usar o banheiro, pegar carimbo, tirar fotos...
Vale lembrar que nos trechos "Rio de Janeiro - Petrópolis", "Itaipava - Paraíba do Sul + Paraíba do Sul - Juiz de Fora" e "Juiz de Fora - Santos Dumont + Santos Dumont - Barbacena" nós gastamos 1 dia para cada, e que nesta segunda etapa nós gastamos apenas 1 dia para fazer Rio de Janeiro - Ouro Preto, mas optamos por usar as vias asfaltadas como já explicado nos posts anteriores. Recomendo caso você queira fazer o Caminho Novo numa viagem apenas, que faça o trajeto Barbacena - Conselheiro Lafaiete e depois Conselheiro - Ouro Preto, ganhando assim mais tempo para percorrer com calma as estradas de terra e visitar as atrações pelo caminho.
Para quem está fazendo a Estrada Real, os pontos de carimbo são:
Ouro Preto
Ouro Preto é uma cidade que merece um post exclusivo, já que são inúmeras atrações e sua história é grandiosa. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre Ouro Preto, sugiro a leitura do post Blogagem Coletiva - Ouro Preto, a cidade patrimônio cultural da UNESCO e ponto focal da Estrada Real .Para quem está fazendo a Estrada Real, os pontos de carimbo são:
- Centro Cultural Sesi - Ouro Preto, na Praça Tiradentes, 04
- Hotel Solar de Maria, na Rua Tomé Afonso, 111
- Secretaria de Turismo, na Rua Claudio Manoel, 61
Leia mais: Uai.com.br, BHTrans
Nenhum comentário