Estrada Real - Caminho Velho - Baependi a Caxambu (MG)

No sábado de carnaval decidimos fazer um trecho do Caminho Velho da Estrada Real para testarmos como seria a navegação com as planinhas e o uso do wikiloc para nos auxiliar na condução. Como estávamos na casa de familiares, optamos por deixar as meninas com os avós para não termos distrações e elas poderem curtir um pouco a família mineira.

Santuário de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Nhá Chica, é uma das atrações de Baependi (MG). Fevereiro/2016.

O caminho escolhido foi de Baependi até São Lourenço, o que daria 1 trecho e meio das planilhas do Instituto Estrada Real. Entramos no site e baixamos as planilhas de Cruzília até Caxambu e de Caxambu até São Lourenço. Carregamos no nosso celular dois rastros de GPS que já haviam sido carregados por um usuário do wikiloc, mas que havia percorrido o caminho de bicicleta.

Assim, partimos de Cambuquira para Baependi, pela Rodovias BR-267 e BR-383, levando cerca de 1h no trajeto. O trecho é tranquilo, com bom asfalto. Chegando lá fomos direto conhecer a cidade de Baependi.

Portal da cidade de Baependi (MG). Fevereiro/2016.


Baependi

A cidade de 18 mil habitantes possui esse nome em referência ao Rio Baependi que atravessa o município, que significa, em tupi, "rio do monstro marinho".

Baependi ao fundo, vista pela Estrada Real. Fevereiro/2016.

A região ficou conhecida no século XVII, quando paulistas transpuseram a Serra da Mantiqueira em busca de ouro. A cidade se desenvolveu ao longo do caminho da Estrada Real. No século XVIII, a mineração foi substituída pela agricultura e criação de gado, perdurando até hoje, juntamente com outras atividades, como o turismo, já que a cidade é cercada por montanhas, rios e muitas cachoeiras.

A cidade destaca-se também por sua religiosidade, com grandes comemorações na Semana Santa e por ser lar de Nhá Chica, a primeira leiga e negra brasileira a ser declarada beata pela Igreja católica, em 2013. O Santuário de Nossa Senhora da Conceiçao é mais conhecida por Igreja Nhá Chica e abriga a antiga sepultura da beata e seus restos mortais no altar, em uma urna de granito, onde os fiéis fazem suas orações. Além da Igreja Nhá Chica, é possível visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Montserrat, em frente à Praça da Matriz.

Teto da Igreja Nhá Chica. Fevereiro/2016.
Antiga sepultura da Nhá Chica, dentro da Igreja Nhá Chica. Fevereiro/2016.
Altar da Igreja Nhá Chica. Fevereiro/2016.
Urna com os restos mortais da beata na Igreja Nhá Chica. Fevereiro/2016.
Fachada da Igreja da Matriz. Fevereiro/2016.
Quanto à natureza, Baependi abriga o Parque Nacional do Papagaio e várias cachoeiras, destacando-se as cachoeiras do Espraiado do Gamarra, do Itaúna, do Juju, do Moinho, Honorato Ferreira, Cavalo Baio (a 4ª maior do país, com215m de altura), Usina, Inferninho, Caldeirão, Três Quedas e do Caixão Branco. Como pode haver pouca sinalização, é mais indicado contratar um guia da cidade para chegar até elas e para saber se o acesso é permitido ou utilizar o aplicativo Cachoeiras da Estrada Real.

A Bruna do blog Expressinha fez um post com as cachoeiras de Baependi que recomendo que você leia para pegar as dicas.

Para aqueles que estão percorrendo a Estrada Real, nesta cidade é possível carimbar o passaporte em dois lugares:
  1. Centro de Atendimento ao Turista, no portal de entrada da cidade.
  2. Igreja Nhá Chica, na Rua da Conceição, 165.
Nós passamos pelo CAT, mas o mesmo estava deserto... Seguimos então para a Igreja para conhecê-la. A igreja é simples, grande, mas muito bonita. Haviam muitos fiéis fazendo suas orações. Fomos até a lojinha da Igreja, pois é lá que o carimbo é feito e aproveitamos para garantir um pequeno terço para proteção para esta longa jornada que nos propusemos a fazer.
Já que o CAT estava fechado, nos resta tirar foto da parede com o mapa das atrações da cidade. Fevereiro/2016.
Carimbando o passaporte na Igreja de Nhá Chica. Fevereiro/2016.

Depois de conseguirmos o 4º carimbo em nossos passaportes, fomos buscar o marco da Estrada Real para seguirmos até Caxambu. O engraçado é que você pergunta para os moradores e parece que está falando grego (já discuti isso aqui no post "Vamos conversar sobre o turismo no Brasil?")... Então finalmente achamos o primeiro marco deste trecho, na esquina da Avenida Berenice Catão com a Rua Emilio Patrocínio Nogueira, próximo ao Estádio, de número 1106.

O primeiro marco do trecho fica perto do Estádio. Fevereiro/2016.
Detalhe da placa do marco 1106, em Baependi (MG). Fevereiro/2016.
Segundo marco do trecho, de número 1107. Fevereiro/2016.
No marco 1107 começa o trecho de estrada de terra da Estrada Real. Fevereiro/2016.
Nos moldes de "onde está wally?" Fevereiro/2016.
Marco 1110, em frente à Rua Sucupira, já em Caxambu, escondido no meio do mato... Fevereiro/2016.
O trecho é bem tranquilo, mesclando trechos de terra batida, com asfalto em péssimas condições e paralelepípedos, onde qualquer carro pode ir, mesmo em época de chuvas, desde que atente aos vários buracos no caminho. Percorremos os quase 8km em 25 minutos. Caso você interesse, carreguei a trilha no wikiloc e você poderá baixar para usar em seu aplicativo.

Estrada Real - carregado pelo usuário Estrada Real 2009 no wikiloc.

Nosso Trajeto na Estrada Real, feito em fevereiro/2016.

Veja mais fotos em nosso álbum no Flickr:

2 comentários

  1. Estou montando minha rota para o circuito das águas... e acabei achando vocês... já li várias postagens.
    Nunca tinha me interessado em carimbar passaportes, mas estou pensando em fazer isso, srsrsr.
    Vocês são ótimos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada =D
      Mas o passaporte da Estrada Real tem que ser pego em uma das 5 cidades que tem. Já viu a lista no post sobre o Projeto da Estrada Real?

      Excluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro