Off-Road - Curso 4x4 - Módulo Lama

Quando nós compramos nosso jipinho, a gente não tinha (e ainda não tem muita! hahaha) experiência em andar fora de estrada com um carro. Assim, uma das primeiras coisas que corremos atrás, foi a de fazer um curso 4x4.

Como tenho amigos que fazem parte de um jipe clube aqui do Rio, eles sempre comentavam de um dos fundadores e que este estava com um curso de off-road com vários módulos. Procuramos então o site do especializado, onde encontramos os cursos de 4x4 que queríamos fazer.

A turma do Curso de 4x4, módulo 1. Outubro/2015.

O instrutor é um cara experiente e depois de 16 anos andando em muita lama, ele e sua esposa resolveram abrir o Curso 4x4 e assim instruir os motoristas a dirigirem com segurança fora do asfalto, e sem prejudicar o lugar onde estão.

Optamos em fazer primeiramente o módulo 1, que é condução na lama. O curso é basicamente feito em dois dias: 
- 1º dia: manhã com aula teórica e tarde com aula prática em um terreno próprio para esta prática.

Alguns obstáculos da pista de treinamento, subida e descida com duas angulações diferentes. Outubro/2015.
 - 2º dia: trilha supervisionada (~8h).

Nós fizemos já o primeiro dia e no final deste mês faremos a trilha supervisionada. No primeiro dia, tivemos a explicação do funcionamento da tração 4x4, da caixa de marcha reduzida, da diferença dos pneus ST, AT e MUD, a linguagem de sinais entre o motorista e o "zequinha" (pessoa que fica do lado de fora do veículo orientando a manobra), entre outras coisas.

Todos assistindo as dicas do professor. Outubro/2015.
Neste mesmo dia a tarde, fomos para a prática. Nossa Pajero TR4 ainda estava original, com pneus AT que vem com ela, mas que não são aquela coisa off-road rs. Tivemos a experiência de ficar em "X", de passar na "caixa de ovos" de modo correto, de passar em poças de lama, subir e descer grandes inclinações, de ser rebocados na hora do enrosco hahahahaha. 

Saindo da "caixa de ovos". Outubro/2015.
 Confesso que alguns obstáculos eu achava que não iria passar, e não é que o carro passa? Claro, com alguma técnica e precaução, o jipinho mostra a que veio!!

Saindo da piscina de lama. Outubro/2015.

Assim, estamos aguardando a trilha supervisionada e devo ir subindo as fotos dessa aventura no Instagram no dia que fizermos, e claro, depois trago um post contando como foi.

Meu ponto de vista de dentro do carro, antes de entrar na poça de lama. Outubro/2015.

Você também tem um fora de estrada? Fez algum curso ou já foi com a cara e com a coragem para as trilhas e barrancos? Conta pra gente, vai!!

Depois do primeiro dia de curso, já fomos a um festival off-road e participamos de algumas trilhas leves (passeios). Estamos gostando MUITO da novidade e completamente empolgados. Tanto que a TR4 já sofreu algumas modificações. Ficou curioso em saber quais? Acompanhe nosso blog que logo conto quais =D.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro