Conte sua Viagem - Oktoberfest Blumenau - por Mariliana Bastos

A Oktoberfest de Blumenau é uma das festas mais populares do Brasil e é inspirada na festa alemã de Munique. A primeira edição aconteceu em 1984 com 10 dias de festa e consumo médio de 1L de chope por pessoa!! 

Desfile na XV de Novembro. Outubro/2014. Por Mari Bastos
A festa deste ano começará no dia 07 de outubro e vai até o dia 25 deste mês. Serão 19 dias de muita festa e cerveja, que tem atraído turistas de outros Estados, com a oportunidade de conhecer os costumes dos locais, com a dança, música e muita comida boa. Além da festa, acontecem desfiles pela cidade.

Na edição do ano passado a festa atraiu mais de 458.000 pessoas, que consumiram mais de 573.000 litros de chope!!! E a Mariliana Bastos foi lá conferir o evento e nos escreve hoje como foi acompanhar esse festão.

"A Oktoberfest de Blumenau foi inspirada na famosa festa alemã que acontece em Munique e nos últimos anos se tornou uma das festas mais populares do Brasil. É um convite que mistura a oportunidade de conhecer uma região diferente e super agradável do Brasil com a possibilidade de participar de uma festa típica alemã em pleno território brasileiro. A Oktoberfest é um tipo de festa que agrada tanto aos amantes de cerveja quanto aqueles que como eu não bebem, pois a energia do lugar é muito legal, a infraestrutura ótima e as comidas deliciosas. Sem contar que o povo do sul é bem receptivo e agradável, tornando a festa ainda mais aconchegante. E este ano a festa completa sua 32ª edição.
Vila Germânica. Outubro/2014. Por Mari Bastos.
A Oktoberfest embora não pareça é sim uma festa familiar, é uma festa folclórica que resgata a memória e a tradição dos imigrantes alemães que formaram suas colônias na região Sul. Minha experiência foi ano passado e fui com um grupo de amigos do trabalho, vimos muitas crianças e senhorinhas usando os trajes típicos e participando da festa. Como o horário é bem extenso, a programação começa às 18h e vai até umas 4h da madrugada, cada um escolhe qual o melhor momento para participar da festa. Aos domingos a festa começa ao meio-dia, possibilitando mais tempo de música alemã e diversão.

Desfile em Blumena. Outubro/2014. Por Mari Bastos.
Logística: 
O aeroporto mais próximo da cidade de Blumenau é o Navegantes, porém é possível ir por Joinville e Florianópolis também e de lá pagar um transfer. Nós optamos por ir por Floripa e fechamos uma van para nos levar até Blumenau, assim ficou mais barato e menos cansativo, já que o voo até Navegantes sempre tem escala/conexão. Escolhemos um hotel bem próximo à vila Germânica, o Steinhausen, assim fomos e voltamos a pé todos os dias para o evento. O hotel é simples, limpinho e com um café da manhã delicioso. Fica perto de um supermercado e uns 8 minutos de carro do centro. Escolhemos esse hotel por ser bem próximo da Vila, mas lá percebemos que não valia a pena pagar muito mais caro para estar perto, porque há uma grande oferta de táxis para fazer o percurso da Vila até o centro da cidade no retorno da festa.
E é lá no centro de Blumenau que acontecem os desfiles oficiais da Oktoberfest, na rua XV de Novembro e na parte da tarde. No desfile são apresentados carros de grupos folclóricos, de caça e tiro, de comidas típicas, a Realeza da Oktoberfest, além de brinquedos exóticos, bandas e fanfarras e a distribuição de umas provinhas de cerveja!!!!

Estrutura do evento: 
A Vila Germânica é dividida em grandes pavilhões, em 2014 eram 3 pavilhões mais o Biergarten que imita um jardim e é uma grande praça de alimentação, mas totalmente coberto. Nos pavilhões são disponibilizadas grandes mesas de madeira com bancos, tipo aqueles escolares compridos, e é tanta gente que as vezes é difícil encontrar um lugarzinho pra sentar.

Pavilhão do evento. Outubro/2014. Por Mari Bastos.

São vendidos os tíquetes de bebidas nos caixas e trocados em algumas das várias tendas de bebidas, as comidas são pagas diretamente nas tendas correspondentes. Nas pequenas ruas da Vila há lojinhas de chocolates, souvenirs, roupas típicas, geleias, biscoitos, tudo tipicamente alemão, além de restaurantes maravilhosos.

Pavilhão do evento. Outubro/2014. Por Mari Bastos.
Para animar a festa temos a apresentação de grupos folclóricos, bandas de música alemã e músicas brasileiras e internacionais atuais, concursos de chope a metro e concursos de danças.

Lotado!! Outubro/2014. Por Mari Bastos.
Para quem vai vestido a caráter pode comprar os ingressos com 50% de descontos, mas estes precisam ser comprados com antecedência, pois ano passado os ingressos do sábado que fomos se esgotaram uma semana antes.

Quero ver se sentar!! Outubro/2014. Por Mari Bastos.
Nós compramos assim que abriram as vendas pela internet e pudemos ficar tranquilos quanto a nossa entrada. 

Traje Típico:  
A maioria das pessoas que frequentam a festa vestem o traje típico alemão. Os homens são caracterizados de Fritz e as mulheres de Frida. Segue a descrição do traje típico conforme o site do evento.

• Fritz:
Chapéu: São de uso opcional, mas quando utilizados devem ser típicos germânicos.
Camisa: A camisa pode ser de manga curta ou comprida, com colarinho. As cores são opcionais, sempre harmonizando com todos os tecidos do traje.
Calça e Bermuda: Os trajes folclóricos alemães possuem calças longas ou até a altura do joelho ou um palmo acima. A Lederhose, originalmente de couro, pode ser confeccionada em outros tecidos, sendo assim considerada bermuda típica germânica.
Suspensórios: De uso opcional. Quando utilizado pode ser preso na calça ou bermuda por botões, atravessado na parte de trás, de couro ou tecidos que combinem com todo o traje.
Coletes: Também de uso opcional, quando utilizados, não devem ser apertados demais. Sempre em cores e detalhes típicos germânicos que combinem com o traje.
Meias: São obrigatórias, até a altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs – canos de meias em tricô – na altura da panturrilha.
Sapatos: sapato social fechado, botina/bota fechada, e sapatênis fechado em cor única e escura. Cadarço, quando utilizado, do mesmo tom do calçado.

• Frida:
Pronta pra festa! Outubro/2014.
Por Mari Bastos.
Acessórios: Tiara florida, chapéu, bolsa e lenço são de uso opcional, quando utilizados devem ser em modelos típicos germânicos.
Avental: Também de uso opcional, quando utilizados devem ir até quatro dedos acima do comprimento do vestido.
Blusa: Mangas longas ou curtas, sem deixar o ventre à mostra. As cores são opcionais, sempre harmonizando com todos os tecidos do traje. Quando acompanhadas do colete, o mesmo deve ser típico germânico e também combinando com os tecidos do vestido.
Vestido: Os vestidos ou saias típicas são aceitos com detalhes em renda ou bordado, originalmente longos ou até a altura do joelho, com tolerância de quatro dedos acima dele (sugestão do uso da bombacha - ceroula típica feminina germânica).
Meias: De uso opcional, quando usadas devem estar na altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs – canos de meias em tricô – na altura da panturrilha.
Sapatos: Somente será permitido o uso de sapato social fechado, sapatilha fechada e botina fechada sem deixar os dedos e calcanhar à mostra. Tons lisos e cores únicas. Cadarço, quando utilizado, do mesmo tom do calçado. Tamanco de madeira, típico germânico, também é aceito.
Lederhose: Originalmente masculina, pode ser usada por mulheres, com comprimento variável e tolerância até a metade da coxa. Tradicionalmente de couro, pode ser confeccionada em outros tecidos, sendo assim considerada bermuda típica germânica.
Suspensório: Este é de uso opcional, mas quando utilizado pode ser preso na calça ou bermuda por botões, atravessado na parte de trás, de couro ou tecidos que combinem com todo o traje.

Além da Oktoberfest, Blumenau oferece vários pontos turísticos para visitação, como não foi a minha primeira vez na cidade, fui focada na festa, mas como não sou de ferro fomos fazer uma comprinhas (que eu adoro) na Loja da fábrica da Hering e numa das muitas Fábricas de Cristais que existem na cidade."


Local do evento: Centro de Eventos do Parque Vila Germânica, Blumenau
Desfile. Outubro/2014. Por Mari Bastos.
Valor do ingresso: dias 7, 19 e 25 entrada gratuita; domingos, terças, quartas e quintas: R$10,00; sextas, sábados e feriado e véspera de feriado: R$30,00. O ingresso é cobrado a partir das 18h nos dias de semana, das 13h aos sábados e feriado e véspera de feriado, e das 15h nos domingos. Estudantes, professores, pessoas com mais de 60 anos, com idade entre 12 e 17 anos, portadores de necessidades especiais pagam meia-entrada. Quem for de traje típico de quinta a sábado (e nos feriados e vésperas de feriados) pagam meia entrada; e se for de domingo a quarta (exceto feriados e vésperas de feriados) entram gratuitamente.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro