Mangaratiba (RJ) - Portobello Resort e Safari

Depois de um dia "cariocando" no Rio de Janeiro, onde eu e minhas amigas, e suas famílias, fomos no Pão de Açúcar e no Cristo Redentor e almoçamos no Bar da Urca, fomos passar o final de semana de 20 a 22 de maio no Portobello Resort & Safari.

Fechamos um "pequeno grupo" de 11 quartos para podermos fazer nosso pequeno encontro e confraternizar, éramos 22 adultos com 20 crianças, com idades entre 2 meses e 9 anos, então pensa na bagunça que a galerinha poderia fazer.
Portobello e sua praia
Os blocos do Hotel Portobello com vista para a praia da Baía de Sepetiba. Maio/2015.

O hotel possui 3 blocos, divididos da seguinte maneira:
Bloco 1: Térreo (101-118) e 1º Andar (201-220)
Bloco 2: Térreo (123-140), 1º Andar (221-240) e 2º Andar (319-340)
Bloco 3: Térreo (145-162), 1º Andar (245-262) e 2º Andar (345-362)

Como eu moro "perto" e fui de carro depois do almoço cheguei primeiro que o restante do grupo e a recepção já estava movimentada. Fui atendida pelo Sr. James que resolveu o quarto (eu reservei a Suite Beach, pé na areia, para facilitar os deslocamentos, já que o hotel não possui nem elevador nem rampa para os segundo e terceiro andares). Mas quando fui para o quarto 147 a fechadura não funcionava e ele é bem distante da sede, coisa que eu havia pedido para não acontecer quando fiz o check-in. Então voltei para a recepção, e prontamente o Sr. Ian nos trocou de quarto, para o 134, ainda longe do Clubinho e da sede, mas bem menos que o primeiro quarto.

Os quartos Suíte Beach são espaçosos, e tem banheiro (com um arcaico bidê rs), frigobar, TV com assinatura, mesa com cadeiras, 2 camas queen (que juntamos para dormirmos com nossas filhas), ar condicionado, armário e cofre digital. A pequena varanda possui mesa e cadeiras e é ao nível da praia, então literalmente estávamos a alguns passos da praia.

Bloco 1
O primeiro bloco de acomodações. Maio/2015.
Os quartos Standard ficam no segundo e terceiro andares, e são um pouco menores que as Suítes do primeiro andar, não possuem varanda e não tem espaço para uma mesa com cadeiras, ficando apenas com as duas camas, o banheiro, frigobar, armário, ar condicionado e TV. Mas todos têm vista para a praia.

Lobby
Lobby do hotel. Maio/2015.
Minhas amigas chegaram pouco depois. Como o grupo era grande, fiz uma pesquisa de preço de traslado com algumas empresas cadastradas na Cadastur e a com o melhor preço foi a Top Rio, que ofereceu ônibus novo, com ar condicionado, WC, e um bom serviço.

Top Rio - Empresa que nos serviu
Ônibus da Top Rio. Maio/2015.
Depois de nos acomodarmos, aproveitamos um pouco da estrutura do hotel, levando as crianças o Clubinho. Então demos jantar a elas no "jantarzinho infantil", e deixamos as maiores no clubinho novamente para jantamos no Pérgola, que na primeira noite ofereceu jantar com "frutos do mar".

Restaurante Pérgola
Restaurante Pérgola. Maio/2015.
No Portobello, como forma de organização na hora do jantar, eles pedem que se reserve um dos dois restaurantes para evitar tumulto. Existe uma pizzaria/creperia, mas o preço é a parte. Assim, sempre a partir das 16h você deverá ir até a recepção do restaurante ou ligar para o número indicado para fazer esta reserva.

O Clubinho, que fica entre os blocos 1 e 2, possui monitores bem animados, onde a entrada é feita de duas formas: você faz um cadastro e sempre vai indicar se seu filho vai usar a pulseira vermelha (que não dá permissão para a criança sair de lá sem o responsável) ou a verde (onde a criança tem total liberação). Eles ficam com as crianças maiores de 4 anos e possuem diversas atividades: totó, ping pong, passeios de charrete com pônei, piscina, futebol de sabão, entre outros. Também têm atividades para os menores, mas um responsável deverá acompanhar. No local tem dois banheiros separados, com vasos pequenos para as crianças.
As crianças se divertindo
As crianças se distraindo no Clubinho na hora do jantar dos adultos. Maio/2015.

A refeição das crianças neste final de semana foi feita no mezzanino e abre geralmente 1h antes do primeiro horário dos restaurantes dos adultos. Tem sopa de legumes, feijão, arroz, macarrão, legumes, 2 opções de carne, batata frita e sobremesas. Também são oferecidos duas opções de sucos.

Restaurante infantil
Restaurante das crianças no mezzanino. Maio/2015
No sábado, ficamos um pouco na praia, limpa. Não ficamos na piscina/ôfuro, pois a mesma não estava quente como esperávamos que estaria. Almoçamos no Pérgola. Após o almoço, algumas aproveitaram o Clubinho e eu e algumas amigas fomos para o Safari com as crianças
Para descansar
A piscina do hotel, com o ôfuro no meio e área molhada. Maio/2015.
O Safari tem custo a parte de R$50,00 para todos acima de 2 anos. Infelizmente eles não negociaram o valor, mesmo tendo sido solicitado diversas vezes, e nem todas puderam ir... Foi legal, nosso motorista foi o Ary e foi possível ter contato com os animais. Leve repelente, pois fui picada por um mosquitinho que fez um belo estrago nas minhas pernas rs.

Safari do Portobello
A camela Camila (minha xará) pode ser vista no Safari. Maio/2015.
Na volta, eu já estava negociando umas semanas antes com a Grasielly sobre a realização do nosso welcome drink a parte (eles oferecem bebidas e petiscos para os hóspedes no dia da chegada, gratuitamente). E fui prontamente atendida, e a Rita me ajudou com esta missão, disponibilizando uma das salas do centro de convenções. Ali fizemos nossa confraternização, onde colocamos as crianças fantasiadas e fizemos um sorteio de amigo oculto de livros para os maiores.

A noite, demos a jantinha para as crianças e deixamos os maiores no Clubinho e nós jantamos novamente no Pérgola, que ofereceu jantar com Massas.

No domingo ficamos um pouco mais pela praia. Quem solicitou conseguiu late check-out um pouco mais tarde, ou seja, ao invés de liberar o quarto 12h, poderiam liberar o quarto às 13 ou 14h, conforme negociação.

Vôlei de praia
Quadra de Vôlei de praia. Maio/2015.
Demos banho nas crianças e almoço, e almoçamos enquanto algumas crianças voltaram para o Clubinho. Fizemos o Check-out e nos despedimos das mães que não moravam no Rio, afinal elas ainda iriam pegar avião. Quem era do Estado ficou um pouco mais no hotel, pois as crianças relutavam em sair do Clubinho rs.

O hotel ainda conta com uma mini-fazendinha, passeios de bicicleta (gratuito na primeira meia hora), passeio de caiaque (gratuito na primeira meia hora), aluguel de carrinho elétrico, passeios de barco e para um palmital (com custo a parte).

Para quem tem crianças, tem uma copa-baby ao lado do Clubinho no primeiro andar, acessível com o cartão do quarto. Possui leite em pó, achocolatado, água, frutas, talheres, liquidificador, microondas, chapa.

Copa baby
Copa baby. Maio/2015.

Pontos que merecem atenção do hóspede e da direção:
- Água quente dos quartos quase sempre fria, tínhamos que sempre chamar a recepção na parte da tarde para resolver a questão.
- Wi-fi nos quartos sofrível.
- Falta de rampa e/ou elevador prejudica bastante o acesso de mães com carrinhos de bebê para os quartos do segundo e terceiro andares (onde ficam os quartos standard). Avalie isto quando fizer sua reserva.
- Água do ôfuro não estava quente da piscina principal, e portanto ficou vazio. (Não chequei a temperatura da água do Clubinho, pois minhas filhas não a utilizaram).
- Atenção com as suas bagagens ao fazer check-in/check-out. Estava com a minha bolsa, com documentos e etc, na recepção e no único minuto que me separei dela para tirar fotos, um dos mensageiros a pegou e colocou no carro de outro hóspede, que para minha sorte, não estava indo embora naquele instante, porque se estivesse, eu jamais a veria novamente!!! Fiquei indignada com isto! Eu já não tenho boa experiência com este departamento lá, em 2014, quando pedimos para pegarem nosso carro na saída eles levaram mais de 1h para ir buscar o carro, mesmo eu reclamando a todo instante. É um pouco BEM fraco deles que merecia uma atenção maior...

Preço: consulte o site, pois varia conforme estação / época. Se você preferir, também pode consultar o nosso parceiro Booking.

Para ver mais fotos que tirei nesta viagem e numa outra, a trabalho em 2007, acesse meu álbum no Flickr, com a tag eaiferias-portobello.