Os maiores erros que as pessoas fazem ao viajar

Estava dando uma olhadela nos sites de viagem e resolvi fazer uma lista dos maiores erros que cometemos durante uma viagem. É difícil a gente sempre lembrar de tudo não é mesmo?

Quais são os erros que você comete durante uma viagem?

Vai pra onde? Fonte: http://www.goabroad.com


1) Não fazer o dever de casa

Viajar às cegas pode ser divertido e aventureiro, mas não muito engraçado quando você descobre que escolheu um hotel numa vizinhança ruim num país desconhecido onde você mal fala a língua. Pesquisar o básico sobre seu destino (como por exemplo, onde não ir, o clima - temporada de furacão, etc) pode te tirar de algumas enrascadas.

2) Ser rude com os atendentes da Companhia Aérea

Isso inclui comissários, agentes do aeroporto, enfim todos os aeronautas. Mesmo que você encontre um que seja realmente desagradável e a companhia aérea está te tirando a paciência, ser rude nunca vai te ajudar. Ao final do dia, sua vida (ou pelo menos o resto de sua viagem) estará na mão dessas pessoas. E confie na gente: não importa o quanto as coisas parecem ruins no momento, eles têm o poder de piorar as coisas. Então respire fundo e tente permanecer o mais calmo possível.

3) Embalar muitos sapatos

Sabe quantos sapatos você vai realmente precisar para uma viagem? Dois. Um mais formal e outro casual. E um par de tênis se você gosta de se exercitar.

4) Esquecer de fazer câmbio

Em alguns países, como os Estados Unidos, você encontrará caixas eletrônicos em qualquer esquina, mas em outros não! Compre logo, compre antes e compre muita moeda local dependendo do seu destino. É recomendável nunca viajar para um países desconhecido sem ter em mãos algumas moedas locais. Faça câmbio na sua casa de câmbio de confiança, mesmo pagando absurdo de IOF na transação, assim você não enfrentará grandes filas quando desembarcar e as taxas também estratosféricas das casas de câmbio do aeroporto.

5) Confiar demais no transporte público

Andar de ônibus ou trem pode ser uma experiência recompensadora, mas você precisa dar chance a outras opções. Tente explorar a cidade a pé, por exemplo, ou mesmo de carro. Viajar pelo interior da França sem pressa foi recompensandor, ir parando nas paisagens e descobrir coisas que não estão nos blogs de viagem comuns é gratificante demais.

6) Colocar na mala produtos com embalagem de vidro

Isso nunca acaba bem! Você acha que pode evitar comprar aquele vinho caríssimo na Adega perto de casa apenas enrolando-o numa camisa velha e colocando-o no meio de sua mala, mas você pode estar errado. Cerca de uma em cada quatro garrafas despachadas assim chegam intactas ao seu destino. 

7) Barganhar upgrades

Se seu voo durará mais de 3h e o upgrade custa menor de US$150, compre! Sua paz e conforto valem mais que umas peças de roupa compradas na viagem!

8) Não se vestir adequadamente

Você não pretende escalar os Alpes usando trajes de praia, pretende? Ou usar roupas que ofendam a cultura local (um amigo viajou para Turquia e usar camisa regata, mostrando os pêlos da axila, é considerada uma ofensa e tanto). Isso cai na categoria "Faça seu dever de casa". Pesquise quais são as vestimentas adequadas - culturalmente e pelo clima - antes da sua viagem.

9) Não desbloquear o cartão de crédito antes de viajar

Nada mais desanimador que um cartão de crédito bloqueado! Imagina você tentando comprar o ingresso de um show da Broadway e o cartão nega a transação por desconfiar da mesma? Sim, isso poderá ser resolvido com uma ligação, mas terá um custo elevado, de aborrecimento, tempo e dinheiro!

10) Esquecer adaptadores de tomada e carregadores 

Esquecer este itens pode significar ficar sem celular, câmera fotográfica, tablet, etc. Veja como são as tomadas do país que você está visitando.
As tomdas no exterior. Fonte: Boa Dica.

11) Deixar o guarda-chuva em casa

Mas o site de metereologia diz que o dia vai estar perfeito, você pensa. Mas sabemos que nem toda previsão é 100% eficaz. E você poderá ser surpreendido por uma tempestade não prevista nos seus planos iniciais. Você tem duas opções: ficar no quarto do hotel esperando a chuva passar ou dar uma volta com guarda-chuva ou casaco impermeável. Uma opção é chata, a outra lhe deixa encharcado.

12) Chegar no mesmo dia em que seu cruzeiro sai

Anote a receita do desastre: chegue no mesmo dia em que aquele navio de cruzeiro que você agendou vai sair do porto. Se seu voo atrasa, o navio parte e te deixa literalmente a ver navios! E pior de tudo, sem reembolso na grande maioria das vezes! E mesmo que você consiga chegar a tempo, vai passar o voo todo estressado com o relógio, e desejando mal silenciosamente a todos os passageiros do mesmo voo que você ("Bora, suas tartarugas! Coloquem logo estas malas aí! Sentem! Fechem logo o raio do cinto de segurança! Bora colocar esse avião no ar! Tenho um navio para pegar!"). 
Chegue um dia antes do cruzeiro, agende um bom hotel, descanse, explore a região perto do porto (se for segura rs) e comece seu cruzeiro sem estresse. Considere esta despesa extra como um seguro de viagem.

13)  Esquecer de levar protetor solar

Isto é óbvio, mas a gente sempre esquece! O Sol brilha em outros países também. Principalmente em Orlando, quando passamos o dia todo em filas e explorando os parques. Capriche no protetor, boné e óculos escuros!

14) Planejar ver muitos (e nunca suficientes) pontos turísticos

Isto é um ponto delicado. Algumas atrações são apenas perda de tempo, enquanto outras vão te fazer ter remorço por não ter ido. Evite isso planejando o que você quer ver, e não aquilo que você deveria ver. Tiro isso como ensimanento para Nova Iorque, tanta coisa para se ver, que é simplesmente ver tudo em apenas uma viagem, a menos que você fique 30 dias! Alguns vão considerera uma heresia não ir na Broadway! hahahahahaha

15) Não registrar sua viagem

Escrever um pequeno diário (ou mesmo um blog =D), fotografar! São as lembranças que ficam daqueles dias que você passou no Moscou ou mesmo em Cabo Frio, que vão trazer memórias felizes e deixar o seu dia "comum" mais alegre.

16) Não planejar tempo de conexão suficiente

Deixar uma janela menor que 1:30h entre os voos pode significar a perda do voo seguinte ou de não receber sua bagagem no destino final. Dependendo do aeroporto, você vai gastar pelo menos 45 minutos entre ir no banheiro, entrar na fila da lanchonete e trocar de portão de embarque. Isso sem considerar tempo na Imigração se viajar para um país no exterior. 

17) Aprontar os documentos no tempo adequado

Deixar para verificar a validade do passaporte semanas, ou mesmo dias, antes da viagem pode ser uma pegadinha e tanto! Agendar novo passaporte com a Polícia Federal não é uma das tarefas mais fáceis, pois a agenda sempre está lotada dependendo do lugar que você escolhe. 
Merece especial atenção os vistos! Não deixe para providenciar o visto após você ter comprado seu pacote não reembolsável! Você poderá ter o visto negado e vai perder o dinheiro que investiu!
Lembre-se que as crianças com o modelo antigo do passaporte devem levar consigo a certidão de nascimento ou documento de identidade uma vez que nele não consta os dados dos pais. E caso ela esteja viajando sem um dos pais, providencie a documentação necessária para autorizar a viagem.
E não esqueça de verificar a necessidade da Permissão Internacional para Dirigir (PID) para alguns destinos. Você pode tirar a sua no Detran do seu Estado.

18) Subestimar a localização do seu hotel

Escolher um bom hotel mais central pode ser uma melhor escolha do que economizar e ficar no subúrbio, pois você poderá economizar em tempo e em transporte.

19) Deixar sua bagagem de mão com um estranho

Você sempre vai colocar na mala de bordo seus itens mais caros (joias, eletrônicos, dinheiro, documentos), então tome cuidado com ela! Coloque tudo dentro de uma pequena bolsa dentro da mala, pois caso você tenha que despachar na mala na porta do avião devido a falta de espaço, você não deixará tudo isso a mercê de outras pessoas. Leve também um cadeado para a mala de mão. E jamais tire os olhos da mala quando for a lanchonete ou ao banheiro!

20) Não usar cadeados TSA quando voa para os Estados Unidos

Use cadeados que permitam que a segurança dos EUA abre e feche a sua mala, sem ter que destruí-los. Os cadeados possuem símbolos e o segurança tem uma chave mestra para abri-los. 

21) Preparar as malas com itens inadeaquados

Não leve a bordo itens proibidos pelas companhias aéreas, como tesoura, líquidos maiores de 100mL, etc. E muito menos leve ou traga itens que a Alfândega não permita, como sementes, derivados de leites, etc. Você poderá ficar sem estes itens. Verifique sempre junto a Companhia Aérea o que você pode despachar e com as leis do país que você vai visitar e a nossa própria legislação para não perder algo que você gastou dinheiro para comprar.

22) Perder os tratamentos oferecidos pelo hotel

Quando se hospedar num bom hotel, deixe claro qual o motivo da viagem (Lua de Mel, Bodas, etc), pois muitos oferecem serviços e mimos gratuitos.

23) Não fazer seguro de viagem

Jamais viagem sem seguro de viagem. Contrate um ou use o do seu cartão de crédito. Uma consulta médica durante a viagem fora do previsto pode ser uma despesa e tanto.

24) Deixar de verificar as vantagens do seu cartão de crédito

Nem só de seguro de viagem gratuito vivem os usuários de cartões. Procure ver quais são as vantagens que o seu cartão te oferece, como serviço de concierge, diárias mais baratas em hoteis de grandes redes, descontos em restaurantes, etc. Assim como mais milhas de voo se comprar em determinada loja.

25) Alugar carro e não prestar atenção a detalhes

Nem vou comentar apenas dos seguros que você deve contratar, pois já fiz um post exclusivo sobre isto. Mas atente-se para pequenos arranhões, presença de estepe e demais itens de segurança, que op carro já tenha antes de você retirá-lo do pátio. Anote tudo e mostre para o responsável da locadora para que você não seja responsabilizado por estes danos quando for devolver o carro.

26) Mostrar para todo mundo que você é turista

Nada mais descarado que viajar para fora e usar camisa da seleção brasileira ou tênis novíssimos, ultra-brancos. Você poderá ser alvo de golpistas. Leve roupas mais "surradas" e deixe-as por lá caso você pretenda trazer novas. 

27) Fazer uma mala imensa

Colocar 20 mudas de roupa, para 5 dias, e mal usar 4. Antes de levar o armário junto, pense onde você vai e como você vai, para não carregar peso desnecessariamente.


Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro