Estrada Real - Caminho Velho - Congonhas

Em nosso retorno do Caminho dos Diamantes da Estrada Real, resolvemos voltar fazendo algumas cidades do Caminho Velho, principalmente aquelas que davam o carimbo do passaporte, e nosso primeiro ponto de parada deste circuito foi Congonhas. Assim acabamos neglicenciando o trecho Ouro Preto - Congonhas, que ficará para uma próxima oportunidade.

Congonhas, Caminho Velho, Estrada Real
Congonhas faz parte do Caminho Velho da Estrada Real. Agosto/2016.

Congonhas é conhecida pelo lindíssimo Santuário do Bom Jesus do Matosinhos. Quer saber mais sobre Congonhas? Confira o post de hoje.

Um pouco sobre Congonhas

Congonhas é um município de Minas Gerais com pouco mais de 50 mil habitantes e fica perto de Belo Horizonte (80km), Ouro Preto (60km) e São João Del Rei (110km), o que facilita o planejamento do turista que quer conhecer as cidades históricas de Minas Gerais.

A cidade é um grande centro de peregrinação e reúne milhares, quiçá milhões, de pessoas no início de setembro, quando é comemorado o Jubileu do Bom Jesus de Matozinhos.

Além do turismo, Congonhas tira do ferro e da metalurgia o seu sustento.

Se você está procurando hospedagem para sua viagem não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.

Congonhas, Caminho Velho, Estrada Real
Um dos profetas de Congonhas. Agosto/2016.


Pontos turísticos de Congonhas

Congonhas é onde você poderá encontrar muitas obras de Aleijadinho e ficar encantando com a arte barroca brasileira. Os pontos turísticos de Congonhas são:
  1. Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, do Século XVIII, que consiste na Basílica com os 12 profetas e o Jardim dos Passos, com obras de Aleijadinho.
  2. Romaria, que servia de abrigo aos pobres desde 1770, mas foi vendida para particulares na década de 1960 para construir um hotel, mas que nunca saiu do papel e apenas serviu para colocar abaixo a estrutura original, que só estou as duas torres ligadas por um arco, que é o pórtico de entrada. Hoje ali funciona o Museu de Mineralogia e Arte Sacra.
  3. Museu de Congonhas, inaugurado em 2015 e conta a história da cidade e das obras. É surpreendente e não deixou a desejar em nada em relação a Museus do exterior.
  4. Parque da Cachoeira, criado em 1984, é um complexo de lazer com 57 mil m², com quadras poliespoertivas, piscinas, camping, cachoeiras. Tem horário de funcionamento e é cobrada entrada.
  5. Museu da Imagem e Memória, instalado no antigo casarão dos Fonseca, na histórica rua da Ladeira, e guarda documentos e objetos antigos e das personalidades que fizeram a história de Congonhas.
  6. Lojinhas perto do Santuário, que funcionam onde os romeiros se hospedavam.
  7. Igreja de Nossa Senhora da Conceição, do Século XVIII, tombada pelo IPHAN, foi reaberta em março de 2017, e possui trabalhos de Aleijadinho na porta de entrada e a Tribuna e Capela-Mor foram douradas por Manuel Francisco Lisboa.
  8. Igreja do Rosário, é a mais antiga de Congonhas, construída por escravos no final do Século XVII, e conserva a simplicidade daquela época.
  9. Igreja de Nossa Senhora da Soledade, do Século XVIII.
  10. Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, construída em 1746.
  11. Igreja de São José, erguida em 1817.
Congonhas, Caminho Velho, Estrada Real
Um dos profetas e a Basílica de Bom Jesus do Matozinhos de Congonhas. Agosto/2016.

Nós visitamos o Santuário e o Museu de Congonhas e trago nos próximos posts mais informações a respeito dessas joias.

Se você estiver planejando alugar carro para suas férias, não se esqueça de cotar com a RentCars, nossa parceira de viagem.


Congonhas na Estrada Real

Congonhas é o segundo município do Caminho Velho, saindo de Ouro Preto. Mas é o terceiro ponto de Carimbo do Caminho Velho, tendo Santo Antônio do Leite, distrito de Congonhas, entre a cidade e Ouro Preto. Em Congonhas há apenas um ponto de carimbo, no Centro de Atendimento ao Turista, na Praça Basília, n.17, ao lado das lojinhas que ficam na Praça do Santuário. Nós pegamos nosso carimbo e aproveitamos para comprar uns souvenires de lembrança de nossa saga pela Estrada Real.

Congonhas, Caminho Velho, Estrada Real
O Centro de Atendimento ao Turista funciona no prédio "Radio Congonhas". Agosto/2016


Nós ficamos hospedados em Congonhas, já que vínhamos de Sabará e ainda passamos em Rio Acima para pegar o carimbo da cidade. Nos próximos posts trarei também a avaliação do nosso hotel. Não deixe de nos acompanhar, viu?


Leia Mais: Congonhas,

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro