Mangue Seco (BA) - Saindo de Aracaju

Imagine uma pequena vila de pescadores, com dunas de areia perto e um mar maravilhoso para você mergulhar. Coisa boa não é mesmo? Saiba que isso é possível de conhecer em Mangue Seco, na Bahia, mas que é mais fácil chegar lá por Aracaju (SE) do que por Salvador, e por isso muitos passeios de Aracaju levam você e sua família até este pequeno paraíso.

Mangue Seco, Bahia
Chegando em Mangue Seco, BA. Novembro/2016.

Quer conhecer um pouco mais sobre Mangue Seco? Vem com a gente.

Mangue Seco é uma pequena vila de pescadores, que fica no município de Jandaíra, na Bahia, bem na fronteira com Sergipe, sendo banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Rio Real. O lugar já foi retratado na novela Global Tieta, o que aumentou o turismo na região.

Você pode ir para Mangue Seco com uma agência de turismo local ou mesmo só, o que vai de dar mais trabalho.

Se estiver só, você deverá seguir pela rodovia SE-100, parando nos seguintes locais:
  1. parando no pequeno porto ao lado da Ponte sobre o Rio Piauitinga, após a cidade de Estância, deixando o carro no estacionamento ali, pegando uma pequena lancha, sendo este ponto que você mais navegará, indo pelos manguezais;
  2. parando no Porto dos Cavalos (na Ponte Gilberto Amado), deixando o carro no pequeno estacionamento que tem ali, mas sem vigilância, pegando uma escuna, mas que você deverá consultar os horários de saída;
  3. seguindo até Indiaroba (Estrada Indiaroba Pontal), deixando o carro num pequeno estacionamento particular ali, e pegando uma pequena lancha;
  4. seguindo até Jandaíra, e de lá ir fazendo trilha fora de estrada até Mangue Seco. Mas isso só é possível se você estiver de 4x4. 😜 Mas vale avisar  que não há posto de gasolina em Mangue Seco e que não é permitido transitar na cidade...
Se você optar por uma agência de turismo, ela pegará você cedinho no hotel (até umas 8h) e te levará até Porto dos Cavalos para pegar a escuna, que saí por volta das 9h. É possível contratar em algumas agências pacotes com transporte até Porto dos Cavalos, passeio de Escuna e almoço(com bebidas a parte).

Igrejinha no centro de Mangue Seco, BA. Novembro/2016
Em Mangue Seco, você deverá contratar um dos bugueiros da Associação do Bugueiros de Mangue Seco, com preços tabelados para vários passeios ali. Os valores (em novembro/2016) eram:
  1. R$90,00 - bugre para 4 pessoas, com 2 paradas, com duração de 20 minutos;
  2. R$130,00 - bugre para 4 pessoas, com 4 paradas, com duração de 40 minutos;
  3. R$170,00 - bugre para 4 pessoas, com 5 paradas, com duração de 60 minutos.
Nós fomos para Mangue Seco com a Nozes Tour, a convite. O passeio incluiu transporte, escuna e almoço, sem as bebidas, no restaurante Fantasias do Agreste. Nós saímos do Hotel Ibis umas 7h20 com o motorista Eduardo, e ainda fomos pegar a guia Tamara e outros hóspedes em outros hoteis da região. Chegamos em Porto dos Cavalos e pegamos a escuna da agência às 9h. O passeio durou uns 45 minutos até chegar na vila.

Escuna da Nozes Tour, saindo do Porto dos Cavalos. Novembro/2016

Se você está procurando hospedagem em Aracaju, não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você. As melhores instalações da cidade estão aqui.
A vila de Mangue Seco é pequena, com suas ruas com areia fina, onde é proibido dirigir (mas tenha atenção que alguns bugueiros andam ali). No "porto" tem vários restaurantes e o ideal é você avisar se vai almoçar ali para que eles pré-adiantem o almoço. Como nosso passeio já incluía almoço no Fantasias do Agreste, passamos lá para escolher nossos pratos, com possibilidade de escolher carne de boi, peixe ou frango. E ainda tinha suco natural delicioso para nossa chegada. Aliás, o restaurante é de uma pousada, que é uma graça, linda mesmo, que seria uma ótima opção de hospedagem na cidade.

Escolhido o prato, fomos para a Associação acertar o bugre. Nós dividimos o custo do bugre com outro casal, e pagamos R$45 para nós dois, já que optamos pelo passeio mais curto, que te leva até a praia e te busca no horário acertado, mais tarde. Passeamos um pouco pelas dunas e paramos em dois locais para fotos. Chegamos na Praia de Mangue Seco às 10h50 e nos sentamos em uma das barracas que tem ali.

Mangue Seco, Bahia
Uma das paradas do passeio de bugre. Novembro/2016.

A praia de Mangue Seco é gostosa, apesar de ventar bastante. Ela é rasa, e limpa, com água de cor azul, e várias pequenas ondas. Por lá é possível usar os serviços das barracas que tem ali, com ótima estrutura, com cadeiras a sombra, água doce para banho, almoço, petiscos e bebidas. Nós ficamos no Restaurante Asa branca. Os preços não são exorbitantes: Água de coco R$4, Cerveja R$9, Refrigerante R$4,30 (lata), caldos a partir de R$6,80, pastéis a partir de R$5,80, refeições a partir de R$81,80 (não sei quantas pessoas serve). Como iríamos almoçar na vila, tomamos apenas uma água de coco e comemos os biscoitos que havíamos levado.

Praia de Mangue Seco, Bahia. Novembro/2016

E claro, ficamos de boa na água, relaxando e curtindo o sol. A areia da praia é tão limpa que tem pequenas conchas.

Só não digo que a limpeza perto das barracas e atrás delas seja exemplar. Há muito lixo e fiquei desapontada com isso... Não custava nada mesmo eles recolherem o próprio lixo e levar até a cidade para que fosse dado o destino correto. 😒

Mangue Seco, Bahia
Uma das pilhas de lixo... =( Novembro/2016.

Nós voltamos para a vila às 13h30 para almoçarmos. Enquanto esperávamos o prato, pude tomar um belo banho de água doce na pousada. Nós pedimos Carne de Sol, que veio acompanhada de arroz, feijão, farofa, salada de tomates, cebola e pepino, que estava uma delícia. O suco também estava maravilhoso.

Fantasias do Agreste, Pousada e Restaurante, Mangue Seco, Bahia
Fantasias do Agreste, Mangue Seco, BA. Novembro/2016.
Carne de Sol, Fantasias do Agreste, Pousada e Restaurante, Mangue Seco, Bahia
Carne de Sol estava muito gostosa. Novembro/2016.
Almoçamos e ainda tivemos um tempinho de andar pela vila, mas o "shopping" (pequena barraca com itens locais) estava fechada, mas eu para tomar um sorvetinho no Recanto da Dona Sula e curtir o visual.

Recanto D. Sula, Mangue Seco, Bahia
Vai um sorvete? Novembro/2016
Nós deixamos Mangue Seco às 15h, mas sinto que poderia ter ficado mais... Infelizmente alguns turistas já estavam de cara amarrada (não curtem praia e sei lá porque cargas d'água foram para lá hahahahaha) e acabou que tivemos que voltar nesse horário, deu nem para deixar um chorinho... 😐

Hora do embarque, Mangue Seco, BA. Novembro/2016

Nós fomos convidados pela Rede Ibis de Aracaju e pela Nozes Tour para conhecermos Aracaju e algumas de suas atrações. Agradeço a estas empresas pelo convite e pela oportunidade de mostrar o meu trabalho.