Conte sua Viagem - Cartagena das Índias - Parte I - por Mariliana Bastos

Hoje trago a primeira parte do relato de viagem à Cartagena feito pela Mariliana Bastos, uma grande amiga, fã de viagens, assim como nós. No post anterior, ela deu algumas dicas para sua viagem para a Colômbia e hoje escreve sobre as suas impressões sobre a cidade colorida que ela tanto gostaria de conhecer.

"Cartagena fica localizada no sul do mar caribenho, ao norte da Colômbia. Por vários séculos foi uma das principais colônias da Espanha, centro de comercio de todo tipo de mercadorias, especialmente de escravos. A maioria da população da cidade é afrodescendente. O centro histórico ganhou o título de patrimônio histórico e cultural da humanidade pela UNESCO.

Ruas de Cartagena. Maio/2015. Por Mari Bastos.
 
A chegada a Cartagena foi por volta das 23:00 horas e a noite contribuiu para nosso encantamento, já no táxi ficamos deslumbradas com a iluminação da cidade murada de um lado e o mar com suas palmeiras do outro. Parecia cenário de filme, enfim, chegamos à terra de "Amor Nos Tempos de Cólera" de Gabriel Garcia Márquez!

Entrada pelos muros da cidade. Maio/2015. Por Mari Bastos.
O aeroporto é perto da cidade murada, os táxis comuns são amarelos com carros bem pequenos (geralmente usam o QQ), completamente diferente de Bogotá.

A cidade foi murada como uma fortaleza (10 km de extensão) para se defender dos piratas e invasores, Cartagena foi disputada por espanhóis, franceses, holandeses e ingleses, por sua localização, além de ser rota do comércio de ouro, prata, pedras preciosas e escravos africanos.

Muralha que cerca a cidade. Maio/2015. Por Mari Bastos.
Cartagena é o oposto de Bogotá, uma cidade super quente, abafada (devido a sua localização entre os trópicos), alegre e bem bonitinha. Repleta de casinhas coloridas com suas sacadas repletas de flores. Eu diria que Cartagena é um misto de Paraty (pela arquitetura) e Salvador (pelo clima, população e cultura). Dentro da cidade murada ficam as pousadas e hotéis menores e mais antigos, com exceção do Sofitel Santa Clara que é um hotel de alto luxo que funciona dentro do antigo convento da cidade. Na orla de Cartagena (fora da cidade murada) ficam os hotéis mais modernos. Recomendo ficar dentro da cidade murada que facilita a locomoção entre grande parte dos pontos turísticos, além de ser muito seguro e agradável caminhar pelas ruas estreitas e coloridas da cidade, tanto de dia como a noite. À noite a cidade oferece passeios de charrete o que garante um charme a mais!

Pôr-do-Sol no Café del Mar. Maio/2015. Por Mari Bastos.
É comum encontrar palenqueiras no centro da cidade, principalmente perto da Torre do Relógio. Palenqueiras são mulheres que vendem frutas prontas para serem consumidas e se vestem com roupas bem coloridas, elas costumam cobrar para tirar fotos com os turistas.

Restaurantes: comida na Colômbia é bem mais barata que no Rio de Janeiro e recomendo todos esses deliciosos locais. La mulata ($$), El Santíssimo ($$$), Espiritu Santo ($), La brioche (lanchonete), Café del Mar($$) uma filial do badalado lounge-bar de Ibiza que fica em cima da muralha e tem vista pro mar, pro centro histórico e pra cidade nova, Café Juan Valdez ($)
Prato do restaurante La Mulata de Cartagena. Maio/2015. Por Mari Bastos.

Taxi: baratos, média aeroporto x hotel (cidade murada) de 20.000 COPs

Onde ficar: dentro da cidade murada, faz se tudo a pé e é uma gracinha.

Câmbio: as casas de câmbio ficam perto da cidade murada e a cotação é um pouquinho mais baixa do que em Bogotá.

Clima: é verão o ano todo!

Média de gastos com alimentação: 30.000 COPs pessoa/refeição (sem bebida alcoólica)

O restaurante Café del Mar. Maio/2015. Por Mari Bastos.
 Dica: Baixar o mapa da cidade no Tripadvisor, mesmo sem rede consegue localizar restaurantes e pontos turísticos."

No próximo post da sessão Conte sua Viagem, trarei a parte final da visita à Cartagena da Mariliana. Continue acompanhando para conhecer um pouco mais sobre este destino de viagem.

Se você quiser enviar seu relato ou a sua dica de viagem, envie um email para contesuaviagem@eaiferias.com.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro