Itália - dia 15 - Roma - Galleria Borghese, Piazza del Poppolo, Piazza di Spagna e Fontana di Trevi

Nosso primeiro dia dedicado a Roma, a ideia era ir a Galleria Borghese, as Piazzas del Poppolo e Spagna e a Fontana di Trevi, mas minha filha mais nova passou mal depois de ter subido a cúpula da Basílica de São Pedro e meu marido decidiu ficar com ela. Assim fomos eu e a mais velha fazer parte do passeio só nós duas, até porque já tínhamos o ingresso da Galleria, um local que quem ama arte não pode deixar de visitar.


Fontana di Trevi, Roma
Fontana di Trevi, Roma

Tomamos o café do Hotel Genova cedo e pegamos o ônibus para a Galleria Borghese na Estação de Termini. Os ingressos eu já havia comprado anteriormente no site oficial pois é uma atração bastante concorrida de Roma. Peguei o primeiro horário para deixar o resto do dia mais livre. 

Galleria Borghese, Roma
Exterior da Galleria Borghese

Chegamos na Galleria faltando 15 minutos para a abertura. Cheguei a perguntar na recepção se era possível reembolso do ingresso já que eles estavam passando mal no hotel e não foi permitido... Esperamos então nosso horário (9h) para entrar nos salões. Eu já tinha visitado a Galleria em 2017 e queria voltar com todos, mas só consegui levar a mais velha, quem sabe não volto mais uma vez? rs Visitamos todos os andares do museu com tempo de sobra.


Galleria Borghese, Roma
Entrando na Galleria

Galleria Borghese, Roma
O Rapto de Proserpina, de Bernini

Galleria Borghese, Roma
Enquanto uns olham o teto e se impressionam com as pinturas que parecem sair das paredes, a geóloga olha pro chão e se encanta com as estruturas das rochas.

Galleria Borghese, Roma
Alguns dos salões da Galleria Borghese

Galleria Borghese, Roma
Alguns da Caravaggios da Galleria

Galleria Borghese, Roma
Davi, de Bernini

Galleria Borghese, Roma
Apolo e Dafne

Galleria Borghese, Roma
Mais salões da Galleria Borghese

Galleria Borghese, Roma
Mais artes da Galleria Borghese

Galleria Borghese, Roma
Jardim da Galleria Borghese

Saímos dali e pegamos outro ônibus até a Piazza del Poppolo para que ela pudesse conhecer a Basílica de Santa Maria del Poppolo, uma igreja católica do Século XV, que abriga a Capela Chigi. assinada por Rafael Sanzio e com as esculturas "Habacuque e o Anjo" e "Daniel e o Leão", ambas de Bernini, famosa também pelo Livro Anjos e Demônios, de Dan Brown. Além disso, outra capela, a Capela Cerasi, estão duas obras de Caravaggio: "Conversão no Caminho para Damasco" e "Crucificação de São Pedro", além da "Assunção da Virgem" de Annibale Carracci. Mas para ver as obras de Caravaggio é necessário pagar para acender a luz, e um turista pagou e pudemos desfrutar também.


Piazza del Poppolo, Roma
Piazza del Poppolo.
Basílica de Santa Maria del Poppolo
A fachada da Basílica de Santa Maria del Poppolo.
Basílica de Santa Maria del Poppolo
Exterior, e interior da Basílica de Santa Maria del Poppolo, com o chão da Capela Chigi e os Caravaggios da Capela Cerasi.

Basílica de Santa Maria del Poppolo
Escultura que sempre me impressiona e os detalhes da Capela Chigi.
Metrô de Roma
Metrô de Roma.

Saímos da Basílica e fomos para a Estação Termini encontrar meu marido e a filhota e almoçamos no Mc Donalds da estação (que tem um pedaço de uma antiga muralha da cidade). Não foi um "grande" almoço, mas mantivemos a tradição do Mc em diferentes cidades do mundo.


Mc Donalds, Termini, Roma
Mc Donalds, na Estação Termini. (Prove os macarons, me agradeça depois rs)

Pegamos o metrô novamente e seguimos então para a Piazza di Spagna. Confesso que o clima frio de Janeiro torna mais agradável andar pelas ruas de Roma do que em Setembro como fui em 2017... Mas a praça fica com turistas em qualquer época!


Piazza di Spagna, Roma
Piazza di Spagna

Piazza di Spagna, Roma
Piazza di Spagna

Seguimos andando até a Fontana di Trevi, onde em janeiro estava com um novo esquema de visitação, já que tem atraído cada vez mais turistas em busca da foto instagramável mais perfeita. Eles cercaram toda a fonte com grades, deixando apenas uma entrada e uma saída, e controlam a quantidade de gente na área da fonte, mas sem cobrança. A fila andou rápido e pudemos ficar o tempo que quisemos, inclusive enchemos nossas garrafas de água potável numa bica que tem ali no canto e dali pudemos observar os outros turistas por um tempo.


Fontana di Trevi, Roma
A Fontana di Trevi em janeiro.

Fomos então caminhando para a Via del Corso, e passamos na Galleria Alberto Sordi, onde ficamos algum tempo na Hamleys, uma loja de brinquedos.


Galleria Alberto Sordi, Roma
Galleria Alberto Sordi, Roma

Chegamos a ir até a Disney Store, e ver algumas lojas rapidamente, mas o cansaço bateu e decidimos pegar um ônibus até nosso hotel para procurar um local para jantar, e acabamos indo de novo no Amodei, onde comemos rapidinho (gasto total para quatro pessoas de €92) e fomos descansar para aproveitar melhor o dia seguinte.


Amodei Restaurante, Roma
Amodei Restaurante, Roma

Os demais dias desta viagem podem ser lidos nos próximos posts, a medida que eu conseguir publicá-los. No post "índice" do Roteiro vou deixar todos linkados para facilitar a buscar, caso tenha interesse. Até logo.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Aluguel de carro

Seguros de viagem

Pesquisa de passagens aéreas

Trens e voos pela Europa