Itália - Dia 12 - De Florença a Roma, passando por Montepulciano (e a nossa Primeira Porta Santa)

Este dia foi dedicado para o deslocamento entre Florença e Roma, uma vez que são 275 km de distância entre os hotéis que selecionamos. Mas como deixar preciosidades pelo caminho?! JAMAIS! Então dentre todas as opções, escolhemos fazer uma parada estratégica em Montepulciano para esticar as pernas e almoçar. E neste post eu vou contar como foi nosso dia.


Montepulciano
Cantinho da Piazza Grande, em Montepulciano.

Antes de deixarmos Florença de fato, fomos de carro para a Piazzale Michelangelo para poder ver a cidade do alto e observar a grandiosidade da Duomo di Firenze de lá.

Piazzale Michelangelo, Florença
Piazzale Michelangelo, de onde dá pra observar a cidade de Florença do alto.
Chegamos em Montepulciano 3h depois de termos deixado Florença e paramos em um dos estacionamentos (Via delle Case Nuove, 4) da cidade, com o porta malas encostado na parede e morrendo de medo de roubarem algo (pelamor, não deixem nada de valor em carro estacionado na Itália!!). Depois de caminharmos percebemos que tinha opção mais perto, mas e o medo da multa da ZTL?!

Estacionamento em Montepulciano
Estacionamento em Montepulciano

A cidade estava com uma neblina densa e uma chuvinha plena persistente. Mas isso não nos desanimou! Assim como Lucca, a cidade estava um deserto, mas a sensação foi bem mais acolhedora que por lá. 

Localizada em uma área montanhosa de Siena, Montepulciano é uma cidade de pouco mais de 13 mil habitantes, a 600m do nível do mar e famosa pelos seus vinhos. A cidade tem as características de uma vila medieval em forma de S, cercada por três círculos de muralhas do Século XIV. 


Ruas de Montepulciano
Ruas de Montepulciano.

Quem é fã de Crepúsculo (sim, a saga do vampirinho), vai reconhecer Montepulciano pela cena que Edward quer se mostrar para a multidão e Bela corre em direção a ele. A cena foi gravada na Piazza Grande, onde ficam a Catedral de Santa Maria Assunta e a Câmara Municipal.

Andando pela cidade, passamos por uma pequena Cantina (Crociani - Via del Poliziano, 15) que me chamou a atenção pelo "dono", um gato muito fofo que ficava ali. E assim o gato me vendeu um azeite local e um vinho ma-ra-vi-lho-so! 


Cantina Crociani, Montepulciano
Cantina Crociani, Montepulciano.

Passamos pelo jardins da Fortezza Medicea di Montepulciano,  uma fortaleza do século XVI, que foi construída para dominar a cidade de Siena, mas hoje serve como centro cultural com eventos, exposições e uma Enoliteca, que promove o vinho local e oferece degustações com vistas panorâmicas da Valdichiana e da Val d'Orcia. No subsolo, através de um chão de vidro, é possível ver ruínas arqueológicas de épocas etrusca e romana. Uma pena que a pegamos fechada...


Fortezza Medicea di Montepulciano
Fortezza Medicea di Montepulciano

Como a fome apertou fomos procurar um local para almoçar e encontramos a Osteria del Conte (Via di S. Donato, 19), com massas artesanais. Que comida gostosa!! Gastamos ali €95,50.


Osteria del Conte, Montepulciano
Nossos pratos na Osteria del Conte
Caminhamos até a Piazza Grande sob a chuva fina que apertou e logo voltamos para o carro porque o frio nos venceu e nosso horário já estava ficando apertado (tinha que entregar o carro ainda em Roma!).

Montepulciano
A Piazza Grande e uma das ruas que teria um visual incrível da Toscana se não fosse a chuva persistente.
Saímos das terras altas de Siena e a chuva acabou.  O resto da estrada foi tranquilo. 

Estrada saindo de Montepulciano
E o arco-íris de despedida da Toscana?
Chegamos em Roma 3h depois de deixarmos Montepulciano e passamos no Hotel Gênovapara deixarmos as malas e fomos entregar o carro na Hertz da Termini, e assim encerrou nossa aventura de carro pela Itália. Os próximos dias focamos em ficar em Roma, já que minha família ainda não tinha visitado a cidade e nossa amiga partiu para Londres por três dias. Mas isso fica para os próximos posts.

Devolvendo o carro em Roma, na vaga de "Car Return" do edifício garagem da estação Termini.
Devolvendo o carro em Roma, na vaga de "Car Return" do edifício garagem da estação Termini.

Depois de entregar o carro, ainda corremos para passar em nossa primeira Porta Santa neste Jubileu da Igreja Católica e fomos correndo até a Basílica de Santa Maria Maggiore. Estávamos agendados, mas nem precisou. Mas chegamos 30 minutos antes dela fechar.

Santa Maria Maggiori, Roma
Nossa primeira Porta Santa, na Santa Maria Maggiore.
E em seguida fomos jantar no restaurante Amodei que era perto do hotel que estávamos hospedados. Gastamos €92 ali.

Restaurante Amodei, Roma
Nossos pratos no Restaurante Amodei, Roma

Os demais dias desta viagem podem ser lidos nos próximos posts, a medida que eu conseguir publicá-los. No post "índice" do Roteiro vou deixar todos linkados para facilitar a buscar, caso tenha interesse. Até logo.


Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Aluguel de carro

Seguros de viagem

Pesquisa de passagens aéreas

Trens e voos pela Europa