Passa Quatro é uma cidade mineira, localizada na Serra da Mantiqueira, com pouco mais de 16 mil habitantes. Por estar na divisa com os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, é um bom destino para quem quer curtir um pouco de Minas Gerais e seus encantos.
![]() |
Passa Quatro - vista da Pousada Recanto da Mantiqueira |
É em Passa Quatro que fica o quarto maior pico brasileiro, a Pedra da Mina, com seus 2.798m, na Serra Fina, além de abrigar outros Picos com a divisa com São Paulo, como o Pico dos Três Estados, Pico do Itaguaré e Pico da Gomeira, o que atrai muitos turistas praticantes de trekking e montanhismo.
O nome Passa Quatro vem do Rio Passa Quatro que corta a cidade. A cidade é cortada pela Estrada de Ferro Minas e Rio, que hoje, apenas um trecho de 10km permanece funcionando como passeio turístico com uma Locomotiva Maria Fumaça de 1925, chegando até o Túnel da Mantiqueira que corta a Serra. A promessa é de que o trem desça até Cruzeiro, após reformas.
Como atrações turísticas, além das trilhas para os picos e cachoeiras (Andorinhão, Gomeira e Iporã), você pode passear pela cidade apreciando as construções do final do século XIX, com destaque para a Casa da Cultura e a Biblioteca Pública Municipal, além do Museu de Maquetes. Você ainda por aproveitar as várias fontes de águas minerais.
Outra dica é visitar fábricas de queijo e alambiques, como o Alambique Cachaça Excelência.
Nós sempre passamos por Passa Quatro para ir para o Circuito das Águas de Minas, e sempre comemos o Pastel da Vó Ana, e aproveitamos para comprar doces e queijos. E como resolvemos ir à Aparecida, decidimos passar o final de semana seguinte em Passa Quatro para enfim conhecer a cidade que também faz parte da Estrada Real.
Nós nos hospedamos na Pousada Recanto da Mantiqueira, que fica num ponto alto da cidade e dá para vê-la de cima.
No sábado logo pela manhã, fomos até Itanhandu para conhecer o Laticínio Pérola da Serra, com nossa TR4. A estrada até lá tem um trecho de terra batida, mas você pode ir com carro normal ou mesmo contratar um passeio no hotel que leve até lá. Conhecemos o processo de fabricação do queijo muçarela de búfala e ainda voltamos lotados de queijos (muito bons!!).
![]() |
Laticínio Pérola da Serra. |
De lá seguimos para o centro fazer o passeio da Locomotiva, mas como ele ainda levaria um tempinho, almoçamos ali perto, em um self service mesmo (Villa Comini).
O Passeio de Trem Maria Fumaça vai até o Túnel e para na estação Manacá onde você poderá comprar com artesanato da região. O trem para na estação Coronel Fulgêncio, onde descemos e fomos a pé até a entrada do Túnel. A guia falou que por enquanto o trem não desce, mas eles tem planos de reforma. Não daria tempo de ir até o final e voltar, porque por mais que a "luz do fim do túnel" pareça perto, na verdade ela está bem longe. Enfim, não seguimos para ver rs.
![]() |
Passeio de trem de Passa Quatro. |
Na volta fomos até a Casa de Queijos Fazenda Registro para poder trazer mais queijos e doces (era encomenda! juro!).
A noite decidimos ficar no hotel mesmo e tentar pedir uma pizza da cidade, mas o cara pelo whatsapp foi tão sem educação, que optamos em descer para outro local e comer em outro restaurante, na Esfiharia Mutto, estava boa.
![]() |
Pizza salgado e esfihas doces da Esfiharia Mutto. |
No domingo antes de voltamos, fomos até o Ateliê Arte Livre Mosaico pois ficamos encantados com os quadros dele na Pousada e garantimos nosso quadro da Estrada Real. Eles fazem para entrega pelos correios também. Tudo muito lindo!! Além de fazerem várias "intervenções" na cidade, como uma das escadarias da cidade.
![]() |
Um dos trabalhos dos artesãos do Ateliê Arte Livre Mosaico. |
A gente tentou ir na Fonte Padre Manoel, mas estava fechada.
Dali fomos conhecer o Ingazeiro, símbolo da cidade, que fica em uma das Serras. A estrada é de terra batida e pela chuvinha, estava um pouco escorregadia.
![]() |
Ingazeiro - Passa Quatro |
Nossa passagem foi breve, mas deu pra curtir um pouco a cidade. Você já conhece Passa Quatro ou fez algumas das trilhas da região?
Nenhum comentário