Criado em 1961, o Parque Nacional de São Joaquim é uma unidade de conservação localizada na Serra Catarinense, nos municípios de Bom jardim da Serra, Grão-Pará, Lauro Müller, Orleans e Urubici. Hoje está sob administração do ICMBio.
Pedra Furada a partir do Mirante do Morro da Igreja |
O Parque tem mais de 49 mil hectares e está ligado ao Parque Estadual da Serra Furada (onde fica a Pedra Furada propriamente dita), onde juntos somam mais de 50 mil hectares de área protegida de Mata Atlântica. As altitudes variam entre 300 e 1.822m, com destaque para o Morro da Igreja.
O principal atrativo do Parque é o Morro da Igreja de onde pode-se observar a Pedra Furada a partir do Mirante e ter uma vista panorâmica do local. Além disso, o Morro da Igreja é conhecido como um dos pontos mais frios do país (leve agasalho e corta-vento), podendo inclusive a haver queda de neve durante o inverno.
Estrada Geral do Morro da Igreja é uma estrada estreita e íngreme. Dirija com cautela. |
Morro Preto, visto da Estrada Geral, pouco antes do Mirante Morro da Igreja. |
A Estrada Geral do Morro da Igreja, que dá acesso ao Mirante Morro da Igreja, é uma estrada de mão dupla estreita, bastante íngreme e sinuosa. É recomendado que dirija com cautela.
Mirante do Morro da Igreja. |
Estacionamento do Mirante Morro da Igreja e o prédio da Aeronáutica ao final da Estrada. |
Outros atrativos do parque são as trilhas:
- Trilha da Serra do Engenheiro, com 17km de extensão (ida e volta) e duração aproximada de 6h no total, mas com nível de dificuldade pesado e diferença de elevação de 357m. O percurso começa no Camping Terras do Sul.
- Trilha da Pedra Furada, com 6,2km de extensão (ida e volta) e duração aproximada de 5h no total, com nível de dificuldade pesado, com trechos de declividade acentuada e terreno irregular. Esta trilha dá acesso diretamente à Pedra Furada com vista para os paredões da Serra Geral. É obrigatória a contratação de guia autorizado.
- Circuito de trilhas do Recanto Santa Bárbara, com destaque para as trilhas dos Xaxins Gigantes (1,3km, leve), da Cascatinha (4km, leve a moderado), das Três Quedas (8km, moderado a pesado) e Guardiões Mirins (1km, leve) e ainda o Cemitério Histórico da Campana (com limite de visitação de 30 pessoas por dia).
- Trilha do Morro Comprido, com 7,3km de extensão (ida e volta) e de dificuldade pesada.
- Trilha do Rio do Bispo - Cachoeira Arroio Boca da Serra, com 9 km (ida e volta) e de dificuldade moderada.
- Trilha Nascentes do Rio Pelotas, com 8,8km de extensão (ida e volta) e dificuldade moderado a pesado.
- Trilha de Travessia - Morro da Igreja a Santa Bárbara, com 28k de extensão, começando no km13 da Estrada Geral Morro da Igreja, terminando na sede do ICMBio em Recanto Santa Bárbara, a 3km da rodovia SC-110. Tem duas áreas de pernoite (Canhambora e Trutas).
Como diversas trilhas atravessam o Rio do Bispo e outros arroios, pode haver enxurradas de forma repentina, então tenha muito cuidado se resolver encarar estes desafios. Algumas destas trilhas é necessário agendamento prévio, informe-se com o ICMBio para não ter surpresas em sua programação. Programe-se também conforme previsão do tempo, pelo risco de hipotermia, desorientação pela neblina e raios, além do risco de insolação (desidratação e queimaduras do sol) e de serpentes peçonhentas.
Informações importantes:
A visitação é gratuita, mas é obrigatório o agendamento (um por veículo) pois as vagas são limitadas, e é permitido apenas um agendamento por CPF. O agendamento pode ser feito neste link. Justamente por essa limitação, pode ser que haja fila na entrada do parque, assim é sugerido que se evite o período entre 10h e 15h. Para retirar a autorização de visita, deve-se ir, depois de solicitado o agendamento, à sede do Parque na Avenida Pedro Bernardo Warmling, 1.542, no Bairro Esquina, em Urubici, das 8h às 12h e das 13h às 17h (aos sábados, domingos e feriados fecha às 16h).
O tempo máximo de permanência na área do Mirante Morro da Igreja é de 15 minutos, independente das condições de visibilidade. É frequente a formação de neblina, então programe-se com antecedência para evitar frustações.
Pedra Furada vista do Mirante do Morro da Igreja. |
Puxando a Pedra Furada no zoom da câmera. |
Não há lanchonetes ou banheiros no parque e não é permitido realizar refeições na área do mirante.
É proibido o uso de drones, lá venta muito e o risco de você perder o seu é grande, além de ter um ponto do DTCEA (destacamento de controle do espaço aéreo) dentro do parque.
O acesso é feito pela rodovia SC-370, que liga Urubici a São Joaquim, a partir da lanchonete Paulista's Lanches.
No dia de nossa visita nós almoçamos depois de nossa visita no Restaurante Morro da Igreja, na Estrada Geral, entre a SC-370 e a portaria do Parque Nacional. Se estiver em um grupo grande, veja a possibilidade de reserva.
Nenhum comentário