Na Quarentena - Minhas costurinhas

Eu sei, eu sei... Cadê os posts de viagens. Tenho tons a publicar, mas com tudo que nos rodeia não tenho inspiração e prefiro falar do que tenho feito ultimamente e até mesmo colocar os moldes para que você possa fazer em casa, se estiver se aventurando nesse mundo de tecidos e linhas. Que aliás é um vício, você entra num site para comprar um metro de tecido e sai com 20m e ansiosa na entrega!

Etiqueta personalizada
Etiquetinha pra provar que fui eu quem fiz

Sim, eu não tenho saído nem para comprar os tecidos que uso. Tento tomar coragem, mas só de pensar nas lojas lotadas, me dá arrepios, e como tenho a opção online, é por aqui que vou ficando. Quando menos a gente transitar, menos o vírus circula (por mais que alguns tenham decidido por si só que a pandemia "acabou" e que "tem que conviver com o vírus" e "vida que segue")... Fala isso pros 120k que se foram... Enfim, costuras! O assunto de hoje é o que eu já fiz e os moldeszinhos para vocês empolgarem também!! Todos os moldes eu disponibilizarei nesta pasta do Google drive.

Para catar ideias do que fazer, eu montei uma playlist de costura no Youtube e um board de costura no Pinterest, mas a gente acaba misturando uma ideia com a outra e criando as nossas próprias, não é mesmo? Vou deixar aqui uns passo-a-passo do que eu já fiz, para dar inspiração para você, desopilar acelerando no pedal da sua máquina de costura.


Máscaras faciais

Como já contei, foram as máscaras faciais que me fizeram sair da inércia e tirar a vontade do "papel" e me fazer ir a luta, tirando a bunda do sofá e comprar a máquina de costura. Já fiz máscara ninja, a 3D e adaptei uma para meu marido que não se adaptou a nenhuma delas e ele gostou bastante. Em todas elas fiz com 2 camadas de tricoline e TNT (que infelizmente impede de usar ferro muito quente). Mas agora já é possível comprar tecido antiviral e já tô até pensando em reformar as que eu fiz para colocar essa nova aquisição.

A Máscara ninja é a mais fácil de todas e eu fiz várias, mas a que eu me adaptei foi o molde da Unifor (coloquei na pasta), mas que eu fiz maior que meu rosto e fiz umas pregas na bochecha para ajustar no rosto e assim "empurro" o tecido para longe do nariz e da boca, o que minimiza a sensação de sufocamento.

Eu tentei a máscara 3D, é mais prática de fazer porque mal precisa de molde, mas achei complicadinha de costurar por que é prega pra lá e prega para cá e nunca acertei fazer os dois lados certinhos... Eu usei o vídeo da Carol Vilalta para me guiar como fazer (aliás ela ensina nesse vídeo como fazer três tipos de máscara).

E a que eu readaptei foi uma que meu cunhado fez, mas eu decidir usar só um fio ao invés de dois, e usei viés de helanca que eu tinha aqui, mas acredito que com viés de malha ou outro tecido elástico também fique ótimo. Vou deixar o molde lá na pasta, ok?. Nela usei também arame de pão, mas depois eu comprei clipe moldador para máscara que fica mais confortável (comprei no mercado livre mesmo).

Como fazer  Máscara facial com um elástico
Máscara que adaptei.

E para carregar as máscaras eu fiz uma bolsa para máscaras em plástico cristal, com parte separada e sem contato para máscaras sujas e limpas (para diferenciar usei botão rita de cores diferentes - vermelho e verde). E por não saber lidar com plástico, quebrei umas 3 agulhas até pegar a dica de usar sapatilha de teflon, e colocar fita crepe na mesa da máquina para o plástico não agarrar e deslizar com facilidade. Fiz conforme a dica da Bia Feltz, super fácil.


Na cozinha

Coisas de cozinha são geralmente por onde todo mundo começa, fazendo pano de prato, jogo americano, e outros enfeites para cozinha. Eu fiz alguns panos de prato, mas confesso que detesto aqueles cheios de fru-fru, acho lindo enfeitando, mas pouco prático para uso diário, então eu apliquei só uma barrinha e já achei fofo e útil. 

Jogo americano eu fiz dupla face com "recheio" de feltro porque era o que eu tinha à mão, mas pode usar manta R1 ou R2 (esse tipo de manta tem cola resinada em um ou dois lados, que quando aquecida ao ferro, cola no tecido facilitando o manuseio).

Fiz também uma cestinha de pão para guardar meu pãodemia (#amo) que copiei da Dinha Ateliê, mas confesso que no dia-a-dia o filó agarrava no pão e eu tirei.... agora eu cubro só com um pano de prato mesmo, que por acaso combina com o tecido do cestinho rs.

Como fazer  Jogo americano e cesto de pão
Meu joguinho americano e cesto de pão.

Para um possível retorno ao trabalho, fiz um porta marmita, que me inspirei no vídeo da Fê Atelier.

Como fazer  Porta-marmita.
Porta-marmita.


Na área

Meu primeiro desafio sem molde foi fazer uma sapateira. A que eu tinha estava nas últimas e nunca achava algo maior que 20 espaços... eu queria algo maior porque com duas meninas em casa a gente tem que otimizar, né? Então eu fiz um com 30 espaços, e para dar sustentação eu usei um cabo de madeira de uma vassourinha de brinquedo que minha filha abandonou. Ficou ótimo e prático. Tanto que já recebi até pedido de encomenda hahahaha. Vou deixar as medidas lá na pasta, e o passo-a-passo eu segui o da Eliane Rocha.

Como fazer Sapateira para 15 pares de sapato
Sapateira para 15 pares de sapato


No quarto

Eu gosto muito de comprar num site de tecidos que tem desenhos maravilhosos!! Um deles quando chegou eu o vi no quarto das meninas e tive que comprar mais para fazer um jogo de lençol de solteiro, inclusive um lençol de elástico com percal de 200 fios. A dica de como fazer a fronha eu peguei na Luciana Angarten e o lençol de elástico eu peguei no ModabyNill, mas usando zigue-zague porque não tenho máquina overloque, aliás, tudo que fiz foi na máquina Singer de entrada que comprei no início da pandemia e coloquei o review dessa máquina de costura aqui.

Como fazer jogo de lençol
Jogo de lençol que fiz para minhas filhotas

Para organizar algumas coisas que estavam espalhadas no quarto, fiz uma necesssaire usando as dicas do DIY Crafts.

Como fazer necessaire
A primeira Necessaire que eu fiz.

As meninas amam máscaras de dormir, obviamente, fiz algumas para elas e algumas para dar de presente (natal e aniversário de amiguinhos e priminhos já estão garantidos rs).

Máscara de dormir
Máscaras de dormir.


De vestir

Depois de fazer algumas coisas de "artesanato" e costura criativa, me arrisquei a fazer algumas peças de vestuário. Fiz um baby doll que não ficou grandes coisas, mas tá confortável de dormir, calças infantis, vestidos para mim e para as meninas, short para as meninas, tudo usando videos do Youtube (principalmente os da Marlene Mukai ) e os moldes dos dois sites da Marlene, tanto o adulto quanto o infantil. Mas o que tenho amado fazer de verdade são vestidinhos de bebê, pegando moldes e adaptando às dicas que tenho aprendido com a Marlene e outros vídeos. Os que já fiz até agora, não são difíceis de fazer: uma batinha dupla face, vestido trapézio (godê), e um macaquinho (que coloquei abertura entre pernas com botão rita).

Como fazer Vestido trapézio e o macaquinho.
Vestido trapézio e o macaquinho.

Blusa evasê com babado e vestido de manga japonesa.

Bata dupla face.

E pensando no meio ambiente, fiz também absorvente de pano. Ainda não foram postos à prova, mas já estou apaixonada por eles e pela ideia deles. Fiz usando as dicas da Dinha Ateliê. Usei tricoline na camada superior, melton como absorvente (fiz com 3 camadas e com 4 camadas, mas por falta de teste, ainda não sei qual o indicado para cada fluxo) e malha pul como camada impermeável.

Como fazer absorvente de pano
Absorventes de pano que fiz.


Por que não faço pra vender (ainda)?

Ainda não tenho disponibilidade de tempo para entrar em produção para atender a demanda de público que possa vir a crescer se eu montar loja num elo7 da vida, ou mesmo num instagram... Por enquanto eu sigo fazendo para dar de presente e tal, mas se um amigo ou outro pedir uma encomenda, quem sabe, posso começar a arriscar, não é mesmo? Você também tá nesse dilema ou já faz para vender? Se quiser contar sua experiência, comenta ai. 💓

Dica de costura
Salve esse pin em seu pinterest


Dicas de costura
Salve esse pin em seu pinterest
Salve esse pin em seu pinterest
Salve esse pin em seu pinterest
Salve esse pin em seu pinterest
Salve esse pin em seu pinterest
Salve esse pin em seu pinterest
Salve esse pin em seu pinterest
Salve esse pin em seu pinterest
Salve esse pin em seu pinterest

2 comentários

  1. Eu te acompanhei desde quando você comprou a máquina e fico impressionada pela rapidez com que pegou o jeito! Parabéns!!! Amei a etiqueta, achei um toque super pessoal, ainda mais pra presentear!

    ResponderExcluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro