Planetário da Gávea é um "museu" dedicado a divulgação da astronomia e ciências afins, inaugurado em 1970, sendo administrado pela Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (que também administra o Planetário de Santa Cruz - o Museu Cósmico, inaugurado em 2008).
Entrada do Museu do Universo do Planetário do Rio
O Planetário da Gávea abriga o Museu do Universo, com três andares (acessíveis por rampa) onde dois deles são dedicados à exposições temporárias e o térreo é ocupado pela exposição permanente, onde o visitante pode interagir os experimentos e explorar a Nave Escola. É uma ótima oportunidade para as crianças aprenderem de forma lúdica um pouco sobre Astronomia, e ver como eclipses acontecem e entender como as marés funcionam.
Exposição Fixa - Planetário da Gávea
As crianças (e adultos) podem interagir com os experimentos do Museu do Universo.
Várias telas interativas ajudam a não formar filas enormes no Planetário
Exposição temporária sobre os Pousos na Lua, feita em 2019, no Planetário da Gávea.
Exposição temporária sobre os Pousos na Lua, feita em 2019, no Planetário da Gávea.
Modelos do nossos Sistema Solar que pode ser observado na rampa de acesso do Museu do Universo.
Detalhes no chão do Museu do Universo.
O Planetário da Gávea tem duas cúpulas: a Galileu Galilei(com 90 lugares) e a Carl Sagan (com 260 lugares), equipadas com modernos projetores que permitem a imersão dos visitantes em filmes dedicados à astronomia, inclusive simulação do céu noturno estrelado, e sessões que mostram o Universo em sessões que ocupam todo o domo da cúpula. Leve seu casaco, porque o ar condicionado é potente!
Uma das cúpulas do Planetário.
Às quartas e sábados são distribuídas 160 senhas para acompanhar, no terraço do Museu do Universo, a Observação do céu, onde são colocados à disposição telescópios para observação de corpos celestiais, sob a supervisão de astrônomos que estão ali para tirar dúvidas. Por se tratar de um evento que precisa de céu limpo, não é realizado em dias nublados ou chuvosos.
A observação do céu acontece no terraço do Museu do Universo.
A luz é vermelha para não atrapalhar sua visão para observar os objetos celestes.
No dia que fomos, observamos Júpiter e Saturno com duas de suas luas. É muito lindo! Recomendo a experiência!
Tela do céu no Google Sky Maps da noite que visitamos o Planetário.
Para quem gosta de comemorações de aniversário com proposta diferente, é possível fazer festa de aniversário no Planetário, com direito à Sessão de Cúpula e visita ao Museu do Universo. A festa deve ser Sábado ou Domingo, das 9h às 13h. Vale ressaltar que eles apenas cedem o espaço, você deve contratar o serviço de buffet.
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea, Rio de Janeiro
Horário de Funcionamento: Terça a Sexta das 9h às 17h; Sábado 14h30 às 19h; Domingo das 15h30 às 18h. Sujeito à alteração, consulte sempre o local antes de se dirigir até ele.
Valor do ingresso (junho/2020) (aceita cartão de crédito):
Museu do Universo: R$15
Sessão de Cúpula: R$ 30 (inclui a visita ao Museu do Universo)
Observação do céu: 1 kg de alimento não-perecível
Espaço Galileu: gratuito
Meia-entrada disponível para estudantes, menores de 21 anos e acompanhantes de portadores de necessidades especiais. É necessário apresentar documento.
Gratuito para maiores de 60 anos, menores de 3 anos, portadores de necessidades especiais, servidores do município do Rio, professores, estudantes da rede pública municipal do Rio de Janeiro e guias turísticos cadastrados na EMBRATUR. É necessário apresentar documento.
O Planetário tem estacionamento gratuito para os visitantes, mas é pequeno. E atrás do Planetário tem um parque infantil para as crianças, com bastante árvores e bancos para descansar. Ficamos ali esperando o horário da Observação do céu.
Nenhum comentário