A nossa segunda cidade nesta nossa Eurotrip é Zurique, por onde vamos chegar de Frankfurt e de onde iremos para nosso terceiro destino. Nós não vamos nos hospedar em Zurique, mas vamos passear por ela nos dias de traslado, e claro, pesquisei tudo (e mais um pouco) sobre as suas atrações e reuni tudo neste post.
Quer conhecer um pouco mais sobre Zurique, ver o que a cidade tem a oferecer? Ou mesmo registrar as suas dicas para que a gente possa curtir mais ainda? Só rolar a tela e se divertir rs.
![]() |
Panorâmica sobre Zurique. Fonte da imagem: Wikimedia |
Quer conhecer um pouco mais sobre Zurique, ver o que a cidade tem a oferecer? Ou mesmo registrar as suas dicas para que a gente possa curtir mais ainda? Só rolar a tela e se divertir rs.
Zurique é a maior cidade da Suíça, apesar de não ser sua capital. É o centro financeiro da Suíça, sediando vários bancos importantes, como o UBS e o Credit Suisse. A cidade já foi considerada por anos seguidos a melhor cidade para se viver no mundo. Na Suíça são falados 4 línguas: Alemão, Francês, Italiano e Romanche, contudo em Zurique o idioma oficial é o alemão.
Zurique foi fundada pelos romanos, que a chamaram de Turicum desde 15 a.C., mas é possível encontrar ruínas de 6.400 anos atrás, de Idade Neolítico e da Idade do Bronze, no entorno do Lago de Zurique. Traços celtas pré-Romanos foram descobertos perto da colina de Lindenhof. Na época Romana, Turicum era ponto de coleta de impostos. Os limites da cidade antiga são reconhecíveis pelo Canal de Schanzengraben.
![]() |
Bahnhofplatz em 1900. Fonte da Imagem: Wikimedia |

Vai dormir onde? Já conferiu a seleção do Booking?

Atrações turísticas de Zurique
Apesar de ser uma cidade grande, mas talvez por isso, Zurique é uma cidade com várias atrações para se conhecer.Parques e pontos históricos
- Lago Zurique: Zurique é banhada por este lago e é possível caminhar em suas margens e fazer alguns passeios de barco, e com vários parques em seu entorno, como o Zürichhorn.
- Centro Histórico: a "cidade velha" (Altstadt), onde há vários prédios históricos, bares, cafés e bons restaurantes.
- Casa de Ópera: casa de ópera de Zurique, com apresentações de ópera e consertos.
- Zoológico de Zurique: com mais de 260 espécies, abrigando aproximadamente 2.200 animais. Ingresso custa CHF 25/adulto, CHF19 / jovens entre 16 e 24 anos, CHF 13 / crianças entre 6 e 15 anos, gratuito para menores de 6 anos. Aberto das 10h às 17h (verão até às 18h).
- Jardim Botânico: com mais de 15.000 espécies de plantas e árvores, com mais de 3 milhões de exemplares. Entrada gratuita. Aberto diariamente, basicamente das 8h às 17h (horário flutua ligeiramente dependendo do dia e da estação do ano).
- Jardim chinês: dado como presente da cidade chinesa de Kunming.
- Üetliberg: localizado a Oeste de Zurique, com 813m, é a colina mais alta da cidade e oferece uma panorâmica da região. É possível chegar lá de trem, a partir da Zurich Hauptbahnhof.
- Hauptbahnhof: estação ferroviária da cidade, de 1871.
- Bahnofstrasse: Rua da Estação, a mais "chique da cidade", com várias lojas.
- Quaibrücke: Ponte sobre o Rio Limmat, do final do Século XIX.

Vai pro exterior? Não se esqueça do Seguro de viagem!

![]() |
Zurique. Fonte da Imagem: Canva. |
Museus
- Kunsthaus Zürich: Museu de Arte da cidade, com uma das maiores coleções de arte moderna (Picasso, Munch, etc). Visitas: Terça, Sexta a Domingo, das 10h às 18h; Quarta e Quinta, das 10h às 20h; fechado às Segundas. Ingresso: CHF26/adulto, gratuito para crianças até 16 anos. Portador do ZurichCard: desconto.
- Schweizerisches Nationalmuseum: O Museu Nacional possui vários objetos que ilustram a cultura e a história da Suíça. O Landesmuseum Zürich pode ser visitado de Terça a Domingo, das 10h às 17h (Quinta aberto até às 19h); fechado às segundas. Ingresso custa CHF 10/adulto, sendo gratuito para crianças até 16 anos.
- Centre Le Corbusier: também conhecido como Heide Weber Museum, é um museu de arte dedicado ao arquiteto Le Corbusier, dentro da última casa que ele projetou. Aberto de Quarta a Domingo, das 12h às 18h; Quinta fica aberto até às 20h.
- Rietberg Museum: museu de arte e cultura de Zurique, com coleção de artefatos de bronze do Tibet, cerâmica e jade, decorações chinesa, entre outros. Aberto de Terça a Domingo, das 10h às 17h, sendo que Domingo fica aberto até às 18h, e às Quartas e Quintas até às 20h, não abre às segundas. Ingresso custa CHF 25/adulto, sendo gratuito para crianças até 16 anos. Oferece 50% de desconto para portadores do Swiss Museum Pass ou tíquete do Swiss Travel System (Não aplicável ao Swiss pass da SBB). CHF4 para portadores do ZürichCard.
- Museum für Gestaltung: Museu dedicado ao design industrial, comunicação visual e arquitetura. Aberto de Terça a Domingo, das 10h às 17h, sendo que Quarta fica aberto até às 20h, fechado às Segundas. Ingresso custa CHF12/adulto, sendo gratuito para crianças até 12 anos. Gratuito para portadores do Swiss Museum Pass e do ZürichCard.
- Haus Kronstruktiv: museu sobre a construção, arte conceitual e design. Aberto de Terça a Domingo, das 11h às 17h, sendo que Quarta fica aberto até às 20h, fechado às Segundas. Ingresso custa CHF16/adulto, ingresso família CHF24, gratuito para "crianças" até 18 anos. Portadores do Swiss Museum Pass, ZürichCard, Swiss Travel Pass: entrada gratuita.
- Uhrenmuseum Beyer: museu do relógio. Ingresso custa CHF8 /adulto, sendo gratuito para crianças até 12 anos. Aberto de Segunda Sexta, das 14h às 18h. Descontos para portadores do ZürichCard.
- FIFA World Football Museum: museu do futebol. Aberto de Terça a Sábado, das 10h às 19h, Domingo das 9h às 18h, fechado às Segundas. Ingresso: CHF 24/adulto, gratuito para crianças até 6 anos, CHF 14/criança dos 7 aos 15 anos (desconto de 50% no ingresso comprado online para às terças); ingresso família (2 adultos + 2 crianças até 15 anos): CHF 64.
- UZH - Zoologisches Museum: museu de zoologia. Aberto de Terça à Sexta, das 9h às 17h; Sábado e Domingo, das 10h às 17h; fechado às segundas. Entrada gratuita.
- Grossmünster: é uma das maiores igrejas da cidade, em estilo romântico, sua construção foi inciada em 1.100. Seu nome data apenas do Século XIV, originalmente era nomeada como Igreja Zurique (ecclesia Turicina). É possível subir em uma de suas torres para apreciar a vista da cidade (CHF4/pessoa; entre 10h e 16h15 - inverno; 10h e 16h45 - verão; de quarta a segunda). Entrada na igreja é gratuita.
- Fraumünster: Igreja evangélica no coração do centro histórico de Zurique, com um belo órgão sinfônico. Visita possível das 10h às 16h (em janeiro e fevereiro até às 17h; entre março e outubro até às 18h). Ingresso custa CHF 5, e dá direito Museu da Cripta e um áudio-guia; sendo gratuito para crianças até 16 anos. Para uma pausa ou prece, a entrada é gratuita.
- St. Peter: é a primeira igreja protestante de Zurique, depois da Reforma, e possui o maior relógio em torre de igreja da Europa (de 1.538). Visitas de Segunda a Sexta, das 8h às 18h; Sábado, das 10h às 16h; Domingo após a missa, das 11h às 17h. Acesso a torre ou passeios guiados são feitos a pedido.
- Predigerkirche: Uma das quatro igrejas da cidade antigas, cuja primeira construção data de 1231. É o edifício gótico mais alto da cidade. Visitas: segunda das 12h às 18h; Terça a Sexta, das 10h às 18h; Sábado das 10h às 17h (verão fica até às 18h); e Domingos das 12h às 17h (verão fica até às 18h).
Para facilitar a localizar todos esses pontos turísticos, marquei-os no mapa abaixo ;-)
Passes Suíços
O ZürichCard oferece uma série de benefícios na cidade: transporte público gratuito (ônibus, tram e funiculares) pelo período do passe; passeios curtos de barco e o Limmat Cruise River por apenas CHF5; entrada gratuita ou com descontos na maioria dos museus da cidade; 50% de desconto no Tour oficial (operado pela Zurich Tourism); e descontos em vários eventos culturais e outras atividades. Válido por 24h ou 72 h. Os valores são (pode ser comprado em vários locais na cidade ou online):
O Swiss Museum Pass dá acesso à mais de 500 museus pela Suíça, e pode ser comprado nas Estações de trem, CH post office, em grandes centros de informações turísticas e em alguns museus. O passe anual custa CHF166 individual e CHF288 familiar. Pode valer a pena se você fizer uma viagem pela Suíça, visitando vários museus pelas cidades.
- Adultos: CHF 24 (24h) ou CHF 48 (72h)
- Crianças (entre 6 e 16 anos): CHF 16 (24h) ou CHF 32 (72h)
- Gratuito para crianças até 6 anos.
O Swiss Museum Pass dá acesso à mais de 500 museus pela Suíça, e pode ser comprado nas Estações de trem, CH post office, em grandes centros de informações turísticas e em alguns museus. O passe anual custa CHF166 individual e CHF288 familiar. Pode valer a pena se você fizer uma viagem pela Suíça, visitando vários museus pelas cidades.

Vai alugar carro? Faça sua reserva com a RentCars!

O Swiss Travel Pass além de permitir que o turista conheça a Suíça de ponta a ponta usando transporte público (trem, ônibus e barco), ele dá acesso gratuito a mais de 500 museus pela Suíça. Para passeios turísticos ele oferece descontos de até 50% e até mesmo gratuidade (como nos Montes Pilatus, Rigi e Schynige Platte). Trens panorâmicos há necessidade de reservar assento e/ou pagar taxa (Glacier Express, Bernina Express, GoldenPass, Gotthard Panorama Express e Palm Express). Crianças entre 6 e 16 anos acompanhadas de pelo menos um dos pais com bilhete STS válido viajam gratuitamente com o Swiss Family Card e menores de 6 anos viajam gratuitamente. Jovens menores de 26 anos pode aproveitar desconto de 15% na compra do bilhete. Os valores são:
- 3 dias: a partir de CHF 216/adulto (segunda classe); a partir de CHF 344/adulto (primeira classe); a partir de CHF 185/jovem (segunda classe); a partir de CHF 293/jovem (primeira classe);
- 4 dias: a partir de CHF 259/adulto (segunda classe); a partir de CHF 412/adulto (primeira classe); a partir de CHF 221/jovem (segunda classe); a partir de CHF 351/jovem (primeira classe);
- 8 dias: a partir de CHF 376/adulto (segunda classe); a partir de CHF 596/adulto (primeira classe); a partir de CHF 322/jovem (segunda classe); a partir de CHF 509/jovem (primeira classe);
- 15 dias: a partir de CHF 458/adulto (segunda classe); a partir de CHF 722/adulto (primeira classe); a partir de CHF 393/jovem (segunda classe); a partir de CHF 617/jovem (primeira classe).
Já conhece Zurique? O que você indica como imperdível da cidade? Deixa aí nos comentários.
Gostou do post? Então aproveita e salva no seu pinterest. 😀
Nenhum comentário