Ceará - Juazeiro do Norte

No início deste mês fui para a região do Crato a trabalho e passamos rapidamente por Juazeiro do Norte, tão rapidamente que só deu para ver a Estátua do Padre Cícero do avião e nada mais =(. Mas fiquei interessada em conhecer a cidade para, quem sabe numa próxima oportunidade, ter mais tempo para visitar suas atrações. Assim resolvi pesquisar um pouco mais sobre a região e compilar o que encontrei no post de hoje. Se você tiver mais dicas sobre a cidade, não esquece de deixar nos comentários. =D

Juazeiro do Norte. Fonte da Imagem: Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte
Nós chegamos em Juazeiro do Norte no voo da Azul, com escala em Brasília. O aeroporto é pequeno, mas foi rápido para entregar as malas. Tem duas pequenas lanchonetes ali que quebram o galho se você chegar morto de fome como nós chegamos (só abstraia as moscas rs).

Juazeiro do Norte (nome também de uma árvore típica do semiárido brasileiro) fica no Sul do Ceará, perto da divisa com a Paraíba e Pernambuco, e tem quase 250 mil habitantes, o que a torna a cidade a maior do interior cearense e se destaca pelo artesanato e pela literatura de cordel e é muito conhecida pela figura de Padre Cícero, atraindo fieis de todos os lugares do Brasil. 

A cidade era distrito de Crato, conhecido como "Tabuleiro Grande" onde havia um aglomerado de casas e uma capela dedicada à Nossa Senhora das Dores, até que o Padre Cícero se fixou como pároco no lugar e foi um dos responsáveis pela emancipação e independência da cidade, que aconteceu em 1911. Por causa da adoração ao Padre, considerado um santo na região, Juazeiro do Norte é a segunda maior cidade do Ceará, sendo importante não só para este Estado, mas também para outros vizinhos.


O Turismo em Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte atraí turistas que buscam conhecer um pouco mais sobre Padre Cícero e assim os lugares para visitação são, em sua maioria, relacionados a ele:

  1. Estátua de Padre Cícero, instalada na Colina do Horto a 3 km do centro, há uma estátua dedicada a "Padim Ciço". Por estar no alto da colina proporciona uma bela panorâmica da cidade. 
  2. Estátua de Padre Cícero na Colina do Horto. Fonte da Imagem: Horto do Padre Cícero
  3. Museu Vivo do Padre Cícero,  inaugurado em 1999 e funciona no casarão onde o Padre realizava suas atividades, também na Colina do Horto, com várias cenas que mostram seu dia-a-dia. Ali são expostos também os ex-votos dedicados ao Padre.
  4. Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, no alto da Colina do Horto.
  5. Trilha do Santo Sepulcro, com 2.650m, é o local onde foi enterrado um dos beatos que viveram na época do Padre, ali romeiros acendem velas e fazem suas preces. A trilha termina na Colina do Horto.
  6. Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do início do Século XX onde o Padre Cícero foi enterrado em 1934. Fica perto do cemitério da cidade. Rua Santa Luzia.
  7. Memorial de Padre Cícero, com um acervo com objetos que pertenceram ao Padre Cícero. Praça do Cinquentenário, 01.
  8. Museu Cívico Religioso Padre Cícero, instalado na antiga residência do Padre Cícero, onde são exibidos alguns objetos que lhe pertenciam. Rua São José, 242.
  9. Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, onde aconteceu o milagre da hóstia, é a primeira igreja da região, construída no início do Século XX. Rua Padre Cícero, 147.
  10. Santuário São Francisco das Chagas, construído em 1950, um dos maiores e mais bonitos templos da cidade, onde acontece a festa do Padroeiro. Praça Monsenhor Joviniano Barreto.
  11. Centro de Cultura Popular Mestre Noza, onde são vendidos as peças de artesanato da região. Rua São Luis.
  12. Lira Nordestina, exposição de cordel e xilogravuras que funciona na antiga editora da cidade, que parou de produzir em 2014. Avenida Castelo Branco, 150.
Se você está procurando hospedagem para sua viagem não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.

Além disso, na cidade são realizadas diversas romarias, que atraem muitos fieis, com o ciclo começando em Julho e acabando em Fevereiro:
  1. Romaria do aniversário de morte do Padre Cícero, que acontece em Julho.
  2. Romaria de Nossa Senhora das Dores, a mais antiga e tradicional da cidade dedicada a Padroeira da cidade, acontece em Setembro.
  3. Romaria de Finados, acontece em Novembro.
  4. Romaria de Nossa Senhora das Candeias, acontece em Fevereiro.
Entre 25 de setembro e 04 de outubro há grande fluxo de fieis para a festa de São Francisco em Canindé, e os fieis também costumam parar em Juazeiro do Norte, onde realizam o novenário e a festa do Padroeiro São Francisco no Santuário de São Francisco das Chagas.


Perto de Juazeiro do Norte é possível conhecer outras atrações como o Balneário Termas do Caldas e o Arajara Park, ambos em Barbalha, a 20 km de distância, e também o Geopark Araripe, com vários Geossítios (sítios do Patrimônio Geológico) onde você poderá ver fósseis e outros achados de milhões de anos atrás.

Tem mais dicas da cidade? Conte para nós. 

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro