Depois do almoço em
Itambé do Mato Dentro, nós partimos rumo a
Conceição do Mato Dentro, para fechar mais um dia pelo
Caminho dos Diamantes da
Estrada Real.
|
Estrada Real, entre Itambé do Mato Dentro e Morro do Pilar. Agosto/2016. |
Quer saber como foi mo trajeto entre as cidades do "Mato Dentro"? Vem com a gente, vem.
Itambé do Mato Dentro - Morro do Pilar
Nós aproveitamos para abastecer o carro ainda em Itambé, pois não saberíamos como seria esta questão até Diamantina, então toda vez que pintava um posto e o tanque estava quase chegando na metade e a gente completava para evitar perrengues no caminho.
A distância entre as duas cidades é de uns 35km, indo do Marco 384 até o Marco 360, em estrada de terra (muitas vezes com areia) em boas condições, com subidas e descidas. Aproveite para ir curtindo o visual, pois é um verdadeiro mar de montanhas verdinhas verdinhas.
|
Marco 379 do Caminho dos Diamantes, entre Itambé do Mato Dentro e Morro do Pilar. À direita rumo Morro do Pilar, à esquerda para Baltazar. Agosto/2016. |
No Marco 377, o turista se depara com a vista do Travessão, no Parque Nacional da Serra do Cipó, um importante divisor natural das bacias dos Rios São Francisco de Doce. Mais a frente encontra-se o trecho conhecido como Duas Pedras, também de beleza singular.
|
Parque Nacional da Serra do Cipó e Parque Estadual Serra do Intendente, vistos da Estrada Real. Agosto/2016. |
|
Um dos vários Ipês que vimos em nossa viagem pela Estrada Real. Agosto/2016. |
Uns 3,6km do Marco 366 você vai passar sobre uma ponte de mão única, sobre o Rio Preto.
Morro do Pilar
O arraial que deu origem à cidade de Morro do Pilar, o nono município do Caminho dos Diamantes, surgiu no alto de um morro, onde o bandeirante Gaspar Soares encontrou ouro, no século XVIII, e ali teria construído uma capela em homenagem à Nossa Senhora do Pilar. O povoado, com nome original de Morro de Gaspar Soares, começou a surgir próximo a capela, que foi substituída por uma nova construção em 1789, e o arraial foi transferido para um plano mais baixo da colina, nos contrafortes da Serra do Espinhaço.
Em 1809, com autorização de Dom João VI, o Intendente de Diamantina deu início à primeira fábrica de ferro gusa brasileira, a Real Fábrica de Ferro de Morro do Pilar, que em 1814 fez a primeira corrida de ferro no alto forno. No entanto a fábrica funcionou apenas até 1830 e ainda há ruínas na cidade. O arraial pertencia a Serro até 1842, quando Conceição do Mato Dentro emancipou-se, agregando as terras de Morro do Pilar. Somente em 1953, Morro do Pilar tornou-se um município autônomo.
Em Morro do Pilar, o turista pode visitar:
- Monumento Intendente Câmara;
- As ruínas da Real Fábrica de Ferro;
- Parque Nacional da Serra do Cipó;
- Estátua do Juquinha (homenagem a um andarilho que vivia nas montanhas com seus dois irmão, que colhia flores se dava aos turistas em troca de roupas ou comida);
- Igreja do Canga;
- Mina do Hogó;
- Rio Preto;
- Rio Picão, (cachoeiras, Usina, "Paraíso");
- Rio de Peixe (Calú);
- Cachoeira do Pica-Pau;
- Cachoeira das Pedras - Lapinha;
- Cachoeira do Tombo - Lapinha;
- Cachoeira das Andorinhas;
- Cachoeira da Santa;
- Cachoeira da Naná;
- Lajeado.
Se estiver fazendo a Estrada Real como a gente, pegando todos os carimbos de seu passaporte, siga para um dos seguintes pontos para garantir o seu:
- Pousada Licuri, na Rua José Batista Ferreira, n.367;
- Café com Arte e Chocolate, na Rua Professor José Policarpo, n. 40A;
- Terras Minas Restaurante, na Rua Gaspar Soares, n. 120.
Nós carimbamos o nosso passaporte na lanchonete Café com Arte e Chocolate, e claro aproveitamos para tomar um sorvetinho.
|
Carimbando o passaporte no Café com Arte e Chocolate, em Morro do Pilar. Agosto/2016. |
Morro do Pilar - Conceição do Mato Dentro
Pouco mais de 27km separam Morro do Pilar e Conceição do Mato Dentro, em estrada de terra e um pequeno trecho de asfalto, entre os marcos 359 e 345. No marco 355, aproveite para contemplar a Serra do Espinhaço e outras Serras ao fundo, pelo menos é o que diz o site do Instituto Estrada Real. O carro do
Google Streets passou por lá, e se quiser, você pode conferir por lá também.
Como já estávamos cansados, com a "retaguarda" dormente de tanta estrada de chão (vale lembrar que estava dirigindo em estrada de terra desde Ipoema, Fazendo bate e volta em Cabeça de Boi, e ainda queríamos chegar na Cachoeira do Tabuleiro), optamos em desviar pela rodovia (MG-232 e MG-010). Ok, ok, trocamos 27km de estrada de terra por 61km de asfalto, mas o tempo gasto seria o mesmo, então optamos pelo conforto. E vou te falar, vou ótimo esse pequeno descanso. Até porque a MG-10 passa coladinha na Serra do Intendente, um visual incrível e o asfalto estava um tapete (um trecho rs)!
|
Rodovia entre Morro do Pilar e Conceição do Mato Dentro. Agosto/2016. |
Conceição do Mato Dentro
Conceição do Mato Dentro é o décimo município da Estrada Real, e vou fazer um post exclusivo sobre a cidade. Aguarde e acompanhe nosso blog para ler tudinho, ok?
Para os caçadores de carimbos no passaporte da Estrada Real, vá direto para um dos pontos abaixo:
- Loja Delícias Daqui, Avenida JK, n.11;
- Secretaria de Turismo, na Praça Coronel João Paulo, n.07;
- Pousada do Lago, na Rodovia MG-10, km 165.
|
Mais um carimbo de Conceição do Mato Dentro. Agosto/2016. |
Nós fomos na Loja Delícias Daqui e aproveite para dar um confere nos itens regionais que a loja vende.
|
Trecho do Caminho dos Diamantes da Estrada Real. A Estrada Real está mostrada em Vermelho (caminho que percorremos) e Laranja (caminho que não fizemos) e em Azul foi o desvio que fizemos. Em destaque, o desvio para ir até o povoado de Cabeça de Boi. |
Leia mais:
Estrada Real - Caminhando de Ipoema a Diamantina,
Blog Morro do Pilar,
Serra do Cipó,
Mochileiros
Nenhum comentário