Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Conceição do Mato Dentro a Santo Antônio do Norte

Depois de pernoitamos na Pousada Alto do Baú, era hora de seguir viagem pelo Caminhos dos Diamantes da Estrada Real. O oitavo dia na Estrada Real foi basicamente sai de Conceição do Mato Dentro rumo a Serro, onde pernoitaríamos. Como é muito detalhe, o post de hoje será do trecho entre Conceição do Mato Dentro e Santo Antônio do Norte (Tapera).

Santo Antônio do Norte, Conceição do Mato Dentro, Itapanhoacanga, Caminho dos Diamantes, totem, marco da Estrada Real
Marco da Estrada Real, entre Santo Antônio do Norte (Tapera) e Itapanhoacanga. Detalhe para os totens de caminhantes. Agosto/2016

Quer saber como é o trecho entre Conceição do Mato Dentro e Tapera? Vem com a gente, vem!

No dia anterior nós fizemos os trechos entre Ipoema e Itambé do Mato Dentro e de lá até Conceição do Mato Dentro. Assim, se você quiser saber os pontos de carimbo nestas cidades, dá uma conferida nos referidos posts, ok?

Esse trecho foi feito integralmente na Estrada Real, e foi bem tranquilo por termos ido em época de seca, foram quase 90km de estrada de terra e algum asfalto. Acredito que em época de chuvas, as estradas podem piorar um pouco.


Conceição do Mato Dentro - Córregos

Este trecho é relativamente tranquilo. É um misto de asfalto com estrada de terra, com poucas curvas fechadas, com pouca subida, variando sempre nos 660m de altitude (mínimo de 615m e máximo de 710m).

Estrada Real, panorâmica
Estrada Real, entre Conceição do Mato Dentro e Córregos. Agosto/2016.
Nós saímos de Conceição pouco antes das 11h da manhã, pegando a MG-010 (mão dupla, sem acostamento, com "alguns buracos" pelo caminho) até o marco "sem placa" (tem uma "seta" escrito Córregos no trevo), a uns 7,50 km da Rua Olavo Firmino Ferreira (altura do aeroporto), quando se pega a estrada de terra até o distrito de Córregos (marco 336). A estrada de terra é boa, mas com muito cascalho e terra vermelha, mas alguns trechos arenosos e com muita "costeleta de vaca", que te impede um pouco de aumentar a velocidade (a menos que você não tenha dó do carro rs). Como se passa por muito pasto, atente para gado na pista!

Neste dia Córregos estava tendo Cavalgada Feminina e elas estavam em peso no caminho. Muito bonito de se ver. E fora que era época de Vesperata em Diamantina.


Córregos

Com pouco mais de 430 habitantes, o povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos é o mais antigo de Conceição, tendo sido fundado em 1702, quando bandeirantes procuravam ouro e diamantes nos rios da região. O povoado ainda abriga casario em estilo colonial, com casas térreas e de construção simples, com algumas ruas e uma praça, onde fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, de 1745. A sede de córregos é tomada pelo IEPHA e a população se mantém com atividade agropecuária e produção de frutas.

Cavalgada, Feminina, Córregos, Conceição do Mato Dentro
Cavalgada Feminina em Córregos. Agosto/2016
Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Córregos, Conceição , Estrada Real, Caminho dos Diamantes
Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, Córregos, Conceição do Mato Dentro. Agosto/2016


Córregos - Santo Antônio do Norte (Tapera)

O trecho entre Córregos e Tapera é feito em estrada de terra com cascalho e algumas curvas, com média de altitude por volta de 720m (variando entre 645m e 760m).

Estrada Real, Córregos e Santo Antônio do Norte, Caminho dos Diamantes, Minas Gerais,
Estrada Real, Córregos e Santo Antônio do Norte. Agosto/2016.

Saindo de Córregos, que estava com obras de urbanização, cruzados uma pequena ponte (mão única). A estrada de terra é tranquila, com alguns cascalhos, mata-burro no meio do caminho. Fácil fácil de ser seguida. Chegando em Tapera o asfalto logo aparece.

Se você está procurando hospedagem para sua viagem não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.


Santo Antônio do Norte (Tapera)

Outro distrito de Conceição do Mato Dentro, com pouco mais de 660 habitantes, está encaixada num vale da Serra do Cipó. O povoado é pequeno, e parece que parou no tempo, mantendo o estilo das casas, e a vida tranquila, sem pressa. Além da Antiga Igreja Matriz de Santo Antônio e a Capela de Santana da Tapera, Santo Antônio abriga as "Grutas do Curral de Pedras", que ficam depois de um antigo curral de pedras (antigo ponto de parada da Estrada Real). A maior delas é bem alta e escura, necessitando o uso de lanternas, formando um túnel natural que atravessa a pedreira e sai do outro lado. Existem ainda cavernas menores e de difícil acesso, nas partes mais altas da formação rochosa. 

Igreja Santo Antônio, Tapera, Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Igreja Matriz de Santo Antônio do Norte (Tapera). Agosto/2016.

Se você estiver colecionando os carimbos do passaporte da Estrada Real, em Tapera procure os seguintes pontos:
  1. Pousada Sapucaia Real, na Rua Joaquim Ávila, n.25
  2. Pousada Semião, na Rua Joaquim Ávila, n. 134
Chegamos em Santo Antônio do Norte, pouco depois das 12h, nós passamos na Pousada Sapucaia Real, já que foi a primeira que achamos. E para a minha surpresa a senhora me mandou ir até a outra pousada, porque ela até tinha o carimbo, mas estava sem tinta de carimbo! Arrrfffff! Entrei no carro e de novo e chegamos na Pousada Semião, que também é uma espécie de boteco (naquelas de tiozão bêbado na porta, caindo pelas tampas, sabe? Curti o lugar não...). E Jade queria ir no banheiro, tive que fazer altas manobras no banheiro... hahahaha O moço que nos atendeu foi bem tranquilo e educado. Peguei o carimbo e decidimos partir para chegarmos o quanto antes em Serro, pois ali não seria um bom local para comer... enchemos as meninas de biscoito e tocamos o barco.

Passaporte, Estrada Real, Caminho dos Diamantes, Tapera, SAnto Antônio do Norte,
Mais um carimbo no nosso passaporte da Estrada Real - Santo Antônio do Norte. Agosto/2016

Se você estiver planejando alugar carro para sua próxima viagem, não se esqueça de cotar com a RentCars, nossa parceira de viagem.



Quer saber como foi o resto do dia? Aguarde o próximo post =D

Você já fez esse trecho? O que achou? Conseguiu um bom lugar para almoçar em Córregos ou Tapera? Dá a dica aí para a gente. =D

Nosso trecho da Estrada Real. Dessa vez, 100% na Estrada!! Uhuuuuuuu

Trilha completa (entre Conceição e Serro) no wikiloc: Conceição do Mato Dentro a Serro

2 comentários

  1. Pousada Sapucaia Real, na Rua Joaquim Ávila, n.25
    Pousada Semião, na Rua Joaquim Ávila, n. 134
    Teriam o telefone ou email de contato dessas duas pousadas?

    ResponderExcluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro