Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Cocais a Ipoema

Depois de percorremos o trecho do Caminho dos Diamantes da Estrada Real, entre Santa Bárbara e o distrito de Cocais, em Barão dos Cocais, MG e termos visitado o Sítio Arqueológico Pedra Pintada, nós seguimos viagem rumo a Ipoema, onde passaríamos a noite.

Saindo do Sítio Arqueológico Pedra Pintada, rumo a Cocais, pela Estrada Real
Estrada Real, chegando em Cocais. Agosto/2016

Quer saber as condições da Estrada Real no trecho entre Cocais e Ipoema? Onde comer e dormir? Vem com a gente que eu te conto! 😉

Como contamos no post anterior, nós paramos em Cocais para fazer nosso almoço no Restaurante da Pousada Vila Cocais, na Rua da Igreja de Sant'Anna. O restaurante é muito agradável e a comida uma delícia. Só demorou um pouco, mas porque fazem a comida na hora e chegamos de supetão às 14h. Enquanto esperávamos nossa refeição, conversamos com dois casais que estavam ali esperando o almoço. Um deles estava hospedado na pousada e iria voltar para casa, o outro fazia parte do Jeep Clube de Brasília (JCB) e também estavam fazendo a Estrada Real até Diamantina, mas com um pouco mais de pressa que a gente, já que iriam dormir naquela noite em Conceição do Mato Dentro, coisa que só iríamos fazer no dia seguinte, para chegar em Diamantina no Dia seguinte, e nós só chegaríamos lá 3 dias depois, só para vocês compararem o tempo que levamos para ir, já que fomos curtindo o caminho.

Nisso, vimos pelo wikiloc que teríamos que passar por outra floresta de eucaliptos e como já estava ficando tarde, pois sairíamos do restaurante só depois das 15h, fiquei com medo de acontecer algo no caminho, e ficar escuro por lá com as meninas dentro. Assim nós optamos em desviar, mas o casal do JCB seguiu por esse caminho e nos falou depois pelo rádio que estava tranquilo, tanto que nos encontraram num trecho mais adiante. 


Cocais - Bom Jesus do Amparo

O trecho entre Cocais e Bom Jesus do Amparo é de quase 26km de distância, entre estradas de terra em boas condições e asfalto (~6km), do marco 447 até o marco 414.

Nós optamos por desviar pelas rodovias MG-436 e BR-381, evitando o trecho entre os marcos 447 e 425, que passa por uma floresta de eucaliptos, e com isso não passamos nas Ruínas da Casa de Barão de Cocais e nem na Cachoeira de Cocais. 😢 Nem vou comentar que na saída de Bom Jesus havia uma obra e a gente se perdeu por ali, até se encontrar foi o oh. 😝 Vale lembrar que as rodovias possuem um bom movimento de caminhões e é pista de mão dupla, sem acostamento em alguns trechos, mas no geral possui boas condições.

MG-436, Ipoema, Minas Gerais
 MG-436, saindo de Ipoema. Beleza de estrada. Agosto/2016.
BR-381, muitos caminhões na estrada
Entrando na MG-381, trânsito intenso de caminhões! Agosto/2016
Entramos assim na Estrada Real no marco 423, em frente ao Posto da Petrobras. O caminho é bem tranquilo e a estrada de terra tem boas condições, passando por fazendas de café, depois pegando asfalto em "médias" condições. Só tenha cuidado ao atravessar a MG-434, pois a estrada tem certo movimento.

Trecho do Asfalto da Estrada Real, entre Cocais e Ipoema (depois de termos saído da BR). Agosto/2016.


Bom Jesus do Amparo

A cidade de Bom Jesus do Amparo fica a 76km de Belo Horizonte e foi criada (como distrito de Santa Bárbara) em 1842, e se desmembrando de Santa Bárbara, passando a fazer parte do novo município de Barão de Cocais por volta de 1944. Bom Jesus do Amparo somente foi emancipada em dezembro de 1953 e ainda não explora tão bem o turismo quanto poderia. Lá é possível visitar:

  1. Recanto das Pedras, por onde o rio forma três quedas d'água;
  2. Antigas fazenda, como a Fazenda Rio São João do século XVIII, tombada pelo IPHAN, e a Fazenda Mesquita, em Paes Fernandes.
  3. Igreja de Bom Jesus do Amparo, do século XIX, que guarda a Imagem do Menino Jesus com 12 anos de idade, considerada raridade. Missas todo domingo às 19h.

Seu nome é em homenagem à Imagem do Senhor do Bom Jesus, adquirida em Amparo (cidade de Portugal).

Apesar de ser o sexto município do Caminho dos Diamantes, ainda não há ponto de carimbo do passaporte da Estrada Real.

Na hora que passamos pela cidade, estava tendo ensaio da banda na praça e ficamos um tempo observando.

Estrada Real, Caminho dos Diamantes, Bom Jesus do Amparo, Minas Gerais
Bom Jesus do Amparo e a Igreja no lado esquerdo. Agosto/2016.

Se você está procurando hospedagem em Ipoema e região, não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você. 


Bom Jesus do Amparo - Ipoema

O trecho entre Bom Jesus e Ipoema compreende pouco menos de 14km de estrada em asfalto, entre os marcos 412 e 405. Vale dizer que próximo ao marco 409 é possível avistar a Fazenda Colonial Cabo de Agosto, citada por Saint-Hilaire em seus relatos de viagem no século XIX.

Estrada Real, entre Bom Jesus do Amparo e Ipoema. Agosto/2016

O trecho é tranquilo de ser feito, por ser feito em asfalto que "boas" condições, apesar de não ter acostamento.


Ipoema

Ipoema é distrito de Itabira, e podemos considerar que aqui você chega no sétimo município no Caminho dos Diamantes. O distrito fica a 100km de Belo Horizonte, e é uma vila típica do interior de Minas Gerais , com menos de 3 mil habitantes.

Museu Tropeiro, Estrada Real, Ipoema, MG
Estrada Real - Chegando em Ipoema. Museu do Tropeiro está a direita, nesta foto. Agosto/2016

A história de Ipoema é bem ligada ao tropeirismo, tanto que a cidade abriga o Museu do Tropeiro. Além do Museu, você também pode conhecer as cachoeiras da região, destacando-se a Cachoeira Alta (ou Cachoeira Macuco), com mais de 100 de queda d'água (é cobrada taxa de visita de R$10 pelo proprietário das terras, e que conta com camping na área), muito procurada por praticantes de rapel e a Cachoeira Patrocínio Amaro, a 16km de Ipoema, com poço raso excelente para banho, com infraestrutura (bar e restaurante), mas com taxa de visitação de R$20.

Se estiver em busca do eco-turismo vale a pena explorar a Serra dos Alves, a 16km de Ipoema (no Caminho da Estrada Real em direção à Itambé do Mato Dentro), que é a vertente leste da Serra do Espinhaço e possui belas cachoeiras como Sereno, Boa Vista, Bongue, Canyon do Marques e Rio Tanque. Se desejar mais uma dica, acho que vale a pena investir numa ida até Nova União e conferir as cachoeiras de lá e o Morro Redondo com sua pequena capela no topo (entrando a esquerda no Marco 402).

Mapa com cachoeiras de Ipoema, Minas Gerais
Mapa da região de Ipoema. Fonte: Viagem com emoção.

A Igreja da cidade é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que fica pertinho do Museu do Tropeiro, e foi construída no início do século XX.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Ipoema, MG, Estrada Real, Caminho dos Diamantes
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Ipoema, MG. Agosto/2016

Se você é fã de poemas e versos, pode ir visitar Itabira (42km), a cidade que cresceu ao lado da Mina de Cauê, onde há exploração de ferro, e que abriga o Memorial Carlos Drummond de Andrade e "Museu" Territórios Caminhos Drummondianos, que são placas espalhadas pela cidade, com poemas de Carlos Drummond de Andrade sobre a região.

Se você estiver fazendo a Estrada Real, e colecionando os carimbos do passaporte, não deixe de passar num dos pontos abaixo para garantir o seu:

  1. Museu do Tropeiro, na Travessa Professor Manoel Soares, n. 217
  2. Pousada Quadrado, na Rua Moreira Pena, 147
  3. Pousada Tropeiro Real, na Rua Conceição Torres Lage, 100

Nós pernoitamos em Ipoema na Pousada Quadrado, e aproveitamos para carimbar nosso passaporte por lá. Logo trago o post de avaliação da nossa estadia ali. 😊


Se você quiser baixar as planilhas deste trecho, veja os sites da Estrada Real de Cocais ao Bom Jesus do Amparo e de Bom Jesus do Amparo a Ipoema. Para ver nosso rastro desse dia, completo, desde Santa Bárbara até Ipoema, na nossa conta do wikiloc no rastro Santa Bárbara - Barão de Cocais - Cocais (Parque Arqueológico da Pedra Pintada) - Bom Jesus do Amparo - Ipoema.

Trecho do Caminho dos Diamantes, desde Cocais até Ipoema. A Estrada Real está marcada nas cores vermelha (que percorremos) e laranja (que não percorremos) e em azul os desvios que realizamos.

Como fizemos desvio, esse trecho, seguindo nosso rastro, é possível de ser feito tranquilamente de carro comum.


Leia mais: Descubra MinasPróxima Parada, Estrada do Rei, Viagem com Emoção

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro