Depois de percorremos o trecho do Caminho dos Diamantes da Estrada Real, entre Santa Bárbara e o distrito de Cocais, em Barão dos Cocais, MG e termos visitado o Sítio Arqueológico Pedra Pintada, nós seguimos viagem rumo a Ipoema, onde passaríamos a noite.
Quer saber as condições da Estrada Real no trecho entre Cocais e Ipoema? Onde comer e dormir? Vem com a gente que eu te conto! 😉
Como contamos no post anterior, nós paramos em Cocais para fazer nosso almoço no Restaurante da Pousada Vila Cocais, na Rua da Igreja de Sant'Anna. O restaurante é muito agradável e a comida uma delícia. Só demorou um pouco, mas porque fazem a comida na hora e chegamos de supetão às 14h. Enquanto esperávamos nossa refeição, conversamos com dois casais que estavam ali esperando o almoço. Um deles estava hospedado na pousada e iria voltar para casa, o outro fazia parte do Jeep Clube de Brasília (JCB) e também estavam fazendo a Estrada Real até Diamantina, mas com um pouco mais de pressa que a gente, já que iriam dormir naquela noite em Conceição do Mato Dentro, coisa que só iríamos fazer no dia seguinte, para chegar em Diamantina no Dia seguinte, e nós só chegaríamos lá 3 dias depois, só para vocês compararem o tempo que levamos para ir, já que fomos curtindo o caminho.
Nisso, vimos pelo wikiloc que teríamos que passar por outra floresta de eucaliptos e como já estava ficando tarde, pois sairíamos do restaurante só depois das 15h, fiquei com medo de acontecer algo no caminho, e ficar escuro por lá com as meninas dentro. Assim nós optamos em desviar, mas o casal do JCB seguiu por esse caminho e nos falou depois pelo rádio que estava tranquilo, tanto que nos encontraram num trecho mais adiante.
Cocais - Bom Jesus do Amparo
O trecho entre Cocais e Bom Jesus do Amparo é de quase 26km de distância, entre estradas de terra em boas condições e asfalto (~6km), do marco 447 até o marco 414.
Nós optamos por desviar pelas rodovias MG-436 e BR-381, evitando o trecho entre os marcos 447 e 425, que passa por uma floresta de eucaliptos, e com isso não passamos nas Ruínas da Casa de Barão de Cocais e nem na Cachoeira de Cocais. 😢 Nem vou comentar que na saída de Bom Jesus havia uma obra e a gente se perdeu por ali, até se encontrar foi o oh. 😝 Vale lembrar que as rodovias possuem um bom movimento de caminhões e é pista de mão dupla, sem acostamento em alguns trechos, mas no geral possui boas condições.
MG-436, saindo de Ipoema. Beleza de estrada. Agosto/2016. |
Entrando na MG-381, trânsito intenso de caminhões! Agosto/2016 |
Entramos assim na Estrada Real no marco 423, em frente ao Posto da Petrobras. O caminho é bem tranquilo e a estrada de terra tem boas condições, passando por fazendas de café, depois pegando asfalto em "médias" condições. Só tenha cuidado ao atravessar a MG-434, pois a estrada tem certo movimento.
Trecho do Asfalto da Estrada Real, entre Cocais e Ipoema (depois de termos saído da BR). Agosto/2016. |
Bom Jesus do Amparo
A cidade de Bom Jesus do Amparo fica a 76km de Belo Horizonte e foi criada (como distrito de Santa Bárbara) em 1842, e se desmembrando de Santa Bárbara, passando a fazer parte do novo município de Barão de Cocais por volta de 1944. Bom Jesus do Amparo somente foi emancipada em dezembro de 1953 e ainda não explora tão bem o turismo quanto poderia. Lá é possível visitar:- Recanto das Pedras, por onde o rio forma três quedas d'água;
- Antigas fazenda, como a Fazenda Rio São João do século XVIII, tombada pelo IPHAN, e a Fazenda Mesquita, em Paes Fernandes.
- Igreja de Bom Jesus do Amparo, do século XIX, que guarda a Imagem do Menino Jesus com 12 anos de idade, considerada raridade. Missas todo domingo às 19h.
Seu nome é em homenagem à Imagem do Senhor do Bom Jesus, adquirida em Amparo (cidade de Portugal).
Apesar de ser o sexto município do Caminho dos Diamantes, ainda não há ponto de carimbo do passaporte da Estrada Real.
Na hora que passamos pela cidade, estava tendo ensaio da banda na praça e ficamos um tempo observando.
Bom Jesus do Amparo e a Igreja no lado esquerdo. Agosto/2016. |
Se você está procurando hospedagem em Ipoema e região, não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.
Bom Jesus do Amparo - Ipoema
O trecho entre Bom Jesus e Ipoema compreende pouco menos de 14km de estrada em asfalto, entre os marcos 412 e 405. Vale dizer que próximo ao marco 409 é possível avistar a Fazenda Colonial Cabo de Agosto, citada por Saint-Hilaire em seus relatos de viagem no século XIX.Estrada Real, entre Bom Jesus do Amparo e Ipoema. Agosto/2016 |
O trecho é tranquilo de ser feito, por ser feito em asfalto que "boas" condições, apesar de não ter acostamento.
Ipoema
Ipoema é distrito de Itabira, e podemos considerar que aqui você chega no sétimo município no Caminho dos Diamantes. O distrito fica a 100km de Belo Horizonte, e é uma vila típica do interior de Minas Gerais , com menos de 3 mil habitantes.Estrada Real - Chegando em Ipoema. Museu do Tropeiro está a direita, nesta foto. Agosto/2016 |
A história de Ipoema é bem ligada ao tropeirismo, tanto que a cidade abriga o Museu do Tropeiro. Além do Museu, você também pode conhecer as cachoeiras da região, destacando-se a Cachoeira Alta (ou Cachoeira Macuco), com mais de 100 de queda d'água (é cobrada taxa de visita de R$10 pelo proprietário das terras, e que conta com camping na área), muito procurada por praticantes de rapel e a Cachoeira Patrocínio Amaro, a 16km de Ipoema, com poço raso excelente para banho, com infraestrutura (bar e restaurante), mas com taxa de visitação de R$20.
Se estiver em busca do eco-turismo vale a pena explorar a Serra dos Alves, a 16km de Ipoema (no Caminho da Estrada Real em direção à Itambé do Mato Dentro), que é a vertente leste da Serra do Espinhaço e possui belas cachoeiras como Sereno, Boa Vista, Bongue, Canyon do Marques e Rio Tanque. Se desejar mais uma dica, acho que vale a pena investir numa ida até Nova União e conferir as cachoeiras de lá e o Morro Redondo com sua pequena capela no topo (entrando a esquerda no Marco 402).
Mapa da região de Ipoema. Fonte: Viagem com emoção. |
A Igreja da cidade é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que fica pertinho do Museu do Tropeiro, e foi construída no início do século XX.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Ipoema, MG. Agosto/2016 |
Se você é fã de poemas e versos, pode ir visitar Itabira (42km), a cidade que cresceu ao lado da Mina de Cauê, onde há exploração de ferro, e que abriga o Memorial Carlos Drummond de Andrade e "Museu" Territórios Caminhos Drummondianos, que são placas espalhadas pela cidade, com poemas de Carlos Drummond de Andrade sobre a região.
Se você estiver fazendo a Estrada Real, e colecionando os carimbos do passaporte, não deixe de passar num dos pontos abaixo para garantir o seu:
- Museu do Tropeiro, na Travessa Professor Manoel Soares, n. 217
- Pousada Quadrado, na Rua Moreira Pena, 147
- Pousada Tropeiro Real, na Rua Conceição Torres Lage, 100
Nós pernoitamos em Ipoema na Pousada Quadrado, e aproveitamos para carimbar nosso passaporte por lá. Logo trago o post de avaliação da nossa estadia ali. 😊
Se você quiser baixar as planilhas deste trecho, veja os sites da Estrada Real de Cocais ao Bom Jesus do Amparo e de Bom Jesus do Amparo a Ipoema. Para ver nosso rastro desse dia, completo, desde Santa Bárbara até Ipoema, na nossa conta do wikiloc no rastro Santa Bárbara - Barão de Cocais - Cocais (Parque Arqueológico da Pedra Pintada) - Bom Jesus do Amparo - Ipoema.
Trecho do Caminho dos Diamantes, desde Cocais até Ipoema. A Estrada Real está marcada nas cores vermelha (que percorremos) e laranja (que não percorremos) e em azul os desvios que realizamos. |
Como fizemos desvio, esse trecho, seguindo nosso rastro, é possível de ser feito tranquilamente de carro comum.
Leia mais: Descubra Minas, Próxima Parada, Estrada do Rei, Viagem com Emoção
Nenhum comentário