Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Catas Altas a Santa Bárbara

Dando continuidade às postagens sobre a Estrada Real, hoje vou escrever sobre o Caminho dos Diamantes, entre Catas Altas e Santa Bárbara, em Minas Gerais. Este trecho nós fizemos entre o almoço e o jantar de um dia desses em Agosto. O trecho que iniciamos o dia, saindo de Ouro Preto até Catas Altas foi escrito neste post aqui.

TR4 deadpool posando para foto no Bicame de Pedras.
Caminho dos Diamantes, trecho entre Catas Altas e Santa Bárbara, no marco 505, altura do Bicame de Pedras. Agosto/2016.

Quer saber como foi o percurso? Quais as condições do Caminho dos Diamantes neste Trecho? O que tem para ver entre Catas Altas e Santa Bárbara? Vem com a gente que te conto 😅.

Catas Altas

O centro histórico de Catas Altas é pequeno e muito bonito, ainda mais com a bela vista da Serra do Caraça que ele proporciona. Nós aproveitamos para carimbar nosso passaporte no Centro de Informações Turísticas e almoçar no restaurante Pico do Sol, pois era um dos poucos restaurantes abertos na hora e no dia que chegamos (dia de semana, por volta das 13h).

Praça da Igreja da Matriz, com a Igreja ao fundo, Catas Altas, Minas Gerais
Igreja Matriz de Catas Altas. Agosto/2016.
Se você estiver colecionando os carimbos, siga para os seguintes pontos:
  1. Informações Turísticas Entre Serras, na Rua São Miguel, n.315
  2. Restaurante La Violla, na Praça Monsenhor Mendes, 70
  3. Pousada Ecopousada,  na Rua Melquiades Leandro, n.1050 (no bairro de Santa Quitéria)
Conto um pouco mais detalhado sobre a cidade, sua história e suas atrações no post Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Catas Altas.


Catas Altas  -  Santa Bárbara

Saindo do Centro Histórico de Santa Bárbara seguindo os marcos da Estrada Real, tendo como ponto inicial a Igreja da Matriz. É tranquilo de seguir, pois você estará indo rumo ao Bicame de Pedra e há sinalização, além dos marcos. A estrada de terra é boa, mão única, então se vier alguém na contramão terá que parar e apertar para passar. No marco 511, vai aparecer uma estrada de ferro, e você seguirá ao lado dela por uns 700m, por isso há bastante cascalho e brita no caminho. No marco 510, você sairá a direita, passando por baixo um mata-burro (marco 509) e virando a direita passando por debaixo da ferrovia, num espaço apertado, então tenha cautela ali se seu carro for muito grande e largo.
Serra do Caraça, Estrada Real, Caminho dos Diamantes
Caminho dos Diamantes e a Serra do Caraça. Agosto/2016.

Na bifurcação seguinte, não havia marco. A nossa sorte foi o rastro que tínhamos no celular... Viramos a direita. Na segunda bifurcação, também sem totem, (antes de uma "pequena floresta"), vire a esquerda (nós erramos e o gps logo mostrou, por isso se você olhar nosso rastro no GPS sem um desvio ali rs). Você vai passar por uma entrada de casas, mantenha-se reto. Na  próxima bifurcação, mantenha-se a direita. Vai entrar novamente uma "pequena floresta" e vai pegar a direita se mantendo na direita (terá uma outra bifurcação) . Nós seguimos pela esquerda (erradamente), mas logo vimos que o bicame estava a direita. E usamos um pequeno atalho que havia ali (acho que não fomos os únicos perdidos hahahaha). No Bicame de Pedra você vai encontrar o marco 505. O Bicame são ruínas de um grande aqueduto de pedra com aproximadamente 100m de extensão, datado de 1792.

Se você está procurando hospedagem na região, não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você. As melhores instalações da cidade estão aqui.


A vista de todo o percurso é espetacular e merece muitas fotos!! A estrada de terra é muito boa e você dirige vendo o Caraça. Vão ter alguns mata-burros pelo caminho.

No marco 498, para quem estiver de carro como nós, deve-se fazer um desvio seguindo pela MG-129, pois existe um trecho de trilha que só deve ser percorrido a pé, bicicleta ou a cavalo. 

Na rotatória, optamos em seguir a MG-129 para irmos até o Santuário do Caraça. Para pegar a Estrada do Caraça atente-se às placas em Brumal (primeiro povoado após a rotatória). A entrada do Caraça vai estar uns 8km de Brumal. Lá você pegará a autorização para subir e pagar sua entrada. A região é linda demais!! A estrada tem um visual de deixar qualquer um de queixo caído.


Santuário do Caraça

Como chegamos tarde, e não nos hospedamos por lá, não deu tempo  de explorar o Santuário e suas cachoeiras e mirantes, pois só tínhamos nem 2h... Vimos o Igreja de Nossa Senhora dos Homens, a Via Crucis, o Banho do Imperador e a Piscina Natural. Se puder, opte em ficar por lá e curtir pelo menos 1 dia inteiro ali. Vale a pena. Se quiser conhecer mais sobre o santuário, leia o post sobre Catas Altas onde contei mais sobre esta atração. Existe um totem da Estrada Real próximo à lojinha.

Santuário do Caraça, Serra do Caraça, Estrada Real, Caminho dos Diamantes, pousada, Museu
Santuário do Caraça, alguns quartos da pousada à direita (bem simples) e o Museu à esquerda. Agosto/2016.
 
Santuário do Caraça, Serra do Caraça, Estrada Real, Caminho dos Diamantes
A Igreja de Nossa Senhora dos Homens, vista da Praça do Caraça. Agosto/2016.
Igreja de Nossa Senhora dos Homens, Santuário do Caraça, Serra do Caraça, Estrada Real, Caminho dos Diamantes
Interior de Nossa Senhora dos Homens. Agosto/2016
Ingresso: Taxa  de visitação: R$10 / pessoa, sendo isento para crianças até 6 anos e idosos possuem 50% de desconto.


Santa Bárbara

Do Santuário até Santa Bárbara é bem tranquilo de ir, já que é pela rodovia. Nós optamos em seguir direto para o hotel que estávamos hospedados. Mas claro, fomos antes pegar nosso carimbo!! 😃

Se você estiver colecionando os carimbos, siga para os seguintes pontos:
  1. Athens Palace Hotel, na Rua Antônio Pereira Rocha, 163 B;
  2. SECTUR, na Rua Conselheiro Afonso Pena, 116.
Santa Bárbara, vista de nosso quarto. Agosto/2016.


Nosso trajeto completo deste dia, saindo de Ouro Preto, passando por Catas Altas, visitando o Bicame de Pedra e o Santuário do Caraça, chegando em Santa Bárbara, pode ser baixado no wikiloc aqui.

Estrada Real entre Ouro Preto e Santa Bárbara
Nosso trecho entre Ouro Preto e Santa Bárbara, passando por Catas Altas, com os desvios marcados. Agosto/2016.


Vale lembrar que essas duas cidades fazem parte do Circuito Entre Serras, que você pode conhecer um pouco mais no post Entre Serras: da Piedade ao Caraça.


Para saber mais: Instituto Estrada Real

Um comentário



  1. MODELO 3D

    https://skfb.ly/6NuSJ
    Segmento do Bicame de Pedra – Aqueduto Quebra-Ossos
    Catas Altas – Minas Gerais - Brasil

    ResponderExcluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro