Pequeno dicionário do turista brasileiro

Quando a gente viaja pelo Brasil, um país de dimensões continentais, com tanta gente falando português se esquece que cada Estado, ou mesmo região tem as suas gírias e isso pode causar um certo nó na cabeça dos despreparados.

Dicas para você não ficar perdido numa viagem para outro Estado Brasileiro. Fonte da Imagem: Decifrando a Língua

Pensando nisso, pedi ajuda a amigos blogueiros e dei uma pesquisada na web para fazer um pequeno dicionário das diferenças regionais, e juntá-las aqui, para que a gente não caia na armadilha dos "dialetos regionais" nas próximas férias. Se você quiser contribuir, deixa o seu comentário que a gente atualiza o post com a sua contribuição. =D

A perigo

Calma! Ninguém está correndo perigo de morte. Mas no Amazonas significa que a pessoa está sem dinheiro, e provavelmente não vai rachar a conta do restaurante com você.

Ade

Para alguns paranaeneses, Ade é o mesmo que Nú para os mineiros, algo como "nossa!" ou "sério?!".

Bolacha

Enquanto em algumas cidades, bolacha que dizer tapa, em outras é o mesmo que biscoito.  Se for carioca então, vale o sotaque "bixcoito"  esticando bem o "x".

Busão

É como os cariocas, e acho que paulistas também, denominam o ônibus.

Cacetinho 

É o modo dos mineiros de Belo Horizonte chamam o pão francês (ou pão de sal), então não estranhe na hora que for na padaria comprar o café da manhã e ouvi esta palavra no balcão.

Carioquinha

Além de uma variedade de feijão e de chamar um carioca de baixa estatura, é como chamam o pão francês no Ceará.

Comer com coentro

Não é que você vá comer determinado prato com este ingrediente de gosto "típico", para os bahianos é "fazer algo com facilidade".

Conduto

Não tem relação com condução ou algo assim não. Em Florianópolis significa que algo é o ingrediente principal de um prato, como carne, frango ou peixe.

Em dois toques

Não! Você não será tocado duas vezes. Em Florianópolis está mais para fazer algo rapidamente. Então se a recepção do hotel falar que vai te levar a toalha em dois toques, tenha certeza de que ela vai trazer rapidinho.

Empachado

No Amazonas, depois de estar brocado, a pessoa vai comer e acaba "empachado", ou seja comeu demais aquele prato típico maravilhoso.

Estar brocado

Em Manaus, significa estar com muita fome, tanta que você nem vai se importar se tiver muito tucupi no seu Pato.

Farol

Se você dirigir por São Paulo, vai ver muito farol por lá, e não estou falando do farol do carro, nem daqueles que tem nas praias... Farol para os paulistas é o mesmo que sinal de trânsito ou semáforo para os demais estados.

Jaba com Jerimum

É o mesmo que Charque ou Carne Seca com Abóbora ou Quibebe. Pode pedir que é uma delícia!!

Jesus

Se te oferecerem Jesus no restaurante no Maranhão, o garçom não está querendo converter você à religião dele, ele apenas está te oferecendo um refrigerante rosa  de guaraná mas com gosto de canela.


Joelho

No Rio de Janeiro não é apenas uma parte do corpo, mas também um salgado de queijo e presunto. O mais engraçado é que em Niterói, ou seja, a apenas 14km da capital, o salgado é conhecido como italiano.

Lambão

Se alguém te chamar de lambão no Rio Grande do Sulm significa que ele te acha muito sujo, até mesmo imundo. Então não deixe de tomar banho antes de sair para passear, ok?

Massa

Enquanto que no resto do Brasil significa "Concentração do que forma um conjunto homogêneo", no Espírito Santo e no Nordeste é o mesmo que "legal". Então se te falarem que determinado passeio é massa, pode ir que você vai curtir também.

Mandioca

Depende da região, essa raiz é também conhecida como aipim ou macaxeira.

Média 

Não é apenas aquela medida matemática para os Santistas e Paulistas. Numa cidade é o pão francês, na outra é café com leite). Pronto, agora você já sabe como pedir algo na padaria sem ficar tão perdido.

Na mão do palhaço 

Essa eu ouvia muito na faculdade e só fui descobrir o significado agora! Hahahaha Não tem nada com circo ou a personagem. Para os cariocas significa que a pessoa bebeu demais, se descontrolou e fez besteira. Então, cuidado nas baladas ou noitadas por aí, viu.

Negrinho

Quando alguém pedir um "negrinho" no Rio Grande do Sul, ele apenas está pedindo um brigadeiro de sobremesa.

Nu

Não quer dizer que a pessoas está sem roupas! Em Minas Gerais é o diminutivo da expressão "Nossa Senhora!", para expressar espanto ou alegria. Há variações como "Nó",  "nusga".

Palha

No Espírito Santo, palha não são apenas gramíneas, mas também é algo "sem graça". Fuja de passeios "palha" da cidade!!

Partiu

Não! Nada quebrou ou foi partido! Para os cariocas partiu é a mesma coisa que "combinado", "fechou", "vou sim". Por isso que tem tanta hashtag no Instagram como #partiumg ou #partiuférias

Pousada de luxo

Essa me chamou a atenção nesta última viagem. Pousada de luxo em Aracaju é o onde os apaixonados se encontram para namorar e cobram a estadia por hora. Cuidado na hora de fazer a sua reserva rs.

Quente ou Frio?

Se a moça do acarajé na Bahia te perguntar se você quer o acarajé quente ou frio não terá relação com a temperatura do alimento e sim se vai levar muita ou pouca pimenta (e das brabas).

Se pá. 

Não tem nada com pá ou enxada, para a galera de São Paulo, é o mesmo que "pode ser", "se der", "talvez"...

Tangerina 

Dependendo da região, essa festa cítrica pode ser conhecida como mexerica (ou mixirica), laranja-cravo, poncã, mandarina ou mesmo bergamota.

Thermas

Enquanto que em São Paulo e outras cidades, Thermas significa balneário, no Rio de Janeiro é sinônimo de "casa de prostituição". 

Trem

Enquanto que para todo mundo é um meio de transporte, trem em Minas Gerais pode ser qualquer coisa, digamos que trem = coisa.

Vina

Vai um cachorro-quente de vina? Em Curitiba, vina é salsicha. ;-)


Contribuíram para este Post Érica do Viajante em Tempo Integral, Mariana do Despachadas pelo Mundo


2 comentários

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro