Curitiba - Jardim Botânico

No nosso último dia no Sul do Brasil, depois de termos visitado o Beto Carrero World, optamos em sair cedo de Penha para evitar imprevistos na estrada até Curitiba, de onde sairia nosso voo de regresso para o Rio de Janeiro. Deixamos o Hotel Conexão logo após do café da manhã e pegamos a estrada. Chegamos em Curitiba a tempo de almoçar, mesmo com engarrafamento, que fugimos graças ao Waze, e comemos rapidamente na Churrascaria Boi Dourado e partimos para o Jardim Botânico, não muito longe dali.

A estufa principal do Jardim Botânico de Curitiba. Abril/2016.

O Jardim Botâncio de Curitiba, inaugurado em 1991, cujo nome oficial é Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, e fica no bairro Jardim Botânico.

Lá você vai encontrar diversos exemplares da flora brasileira, espalhados pelos 245 mil metros quadrados do parque, sendo observados nas alamedas e estufas de vidro, como a enorme Estufa principal que aparece em qualquer cartão postal da cidade.

Jardim Botânico de Curitiba. Abril/2016.

O local possui vários atrativos:
  • Jardim das Sensações, onde você poderá "testar" os seus sentidos, e sentir com as mãos a textura das plantas, formas e tamanhos, ouvir o som da cascata, sentir o perfume das flores, podendo fazer o passeio vendado ou não;
  • Museu Botânico Municipal, incorporado ao jardim botânico um ano após a sua inauguração, com espaço para exposições, biblioteca, coleção de exsicatas e amostras de madeiras e frutos;
  • Espaço Cultural Frans Krajcberg, com exposição de obras do artista.
  • Velódromo de Curitiba.
Uma pena o Espaço Cultural Frans Krajcberg estar fechado por briga judicial... Abril/2016.

Quando o visitamos final de abril, era um domingo, final de feriadão e o parque estava lotado. Havia fila para tentar estacionar, e não conseguimos parar no pequeno estacionamento da Rua Engenheiro Ostoja Roguski, demos a volta e não encontramos outro local gratuito para parar, e então voltamos e deixamos nosso carro alugado no estacionamento particular da Rua Dr. Corrêa Coelho.

Skyline de Curitiba a partir da Estufa do Jardim Botânico. Abril/2016.

Usamos a entrada mais perto do Museu Botânico e fomos até a Estufa, passando pelos belos jardins.

Jardim Botânico de Curitiba. Abril/2016.
Como ainda era cedo, sentamos um pouco na grama para descansar, mas logo começou a ventar frio e retornamos calmamente para o carro para podermos devolver o carro.

Jardins para chegar até a Estufa. Abril/2016.
Amor materno. Jardim Botânico de Curitiba. Abril/2016.
Imitando a estátua "Amor Materno" com as meninas. Abril/2016.

Infelizmente não pegamos o Museu aberto.

Museu Botânico Municipal. Abril/2016.

A limpeza do Jardim é impecável e foi muito bom ver um parque bem cuidado, com pessoas curtindo o sol, brincando ao ar livre.

Interior da Estufa do Jardim Botânico de Curitiba. Abril/2016.
Interior da Estufa do Jardim Botânico de Curitiba, você pode subir para o segundo andar. Abril/2016.
O Jardim Botânico visto de dentro do segundo andar da estufa. Abril/2016.

O Jardim Botânico valeu a visita. =D

Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n, Jardim Botânico, Curitiba.