Circuito das Águas (MG) - Roteiro para você e sua família

Como geralmente vamos para o Circuito das Águas do Sul de Minas Gerais três vezes por ano, acho super válido fazer um roteiro para aqueles que ainda não foram visitar a região. O Circuito das Águas integra dez municípios: Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Lambari, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações. Nestas cidades você vai encontrar lagos, cachoeiras e em alguns, Parques de Águas minerais.

Antes de montarmos o seu roteiro, vamos conhecer um pouquinho de cada cidade?

Parque das Águas de São Lourenço. 

Baependi

Cidade lar de Nhá Chica, a primeira beata do Brasil. Também faz parte da Estrada Real. Nesta pequena cidade você poderá conhecer a Igreja de Nhá Chica, tomar banhos de cachoeira, como a Cachoeira do Espraiado do Gamarra, a do Itaúna, do Juju e a do Caixão Branco, e ir conhecer o Parque Estadual da Serra do Papagaio com suas trilhas.

Cambuquira

Conhecida por suas águas minerais, possui dois Parques de Águas, o principal no centro da cidade, e o do Marimbeiro, nas margens da MG-167, uma pequena cachoeira (Congonhal), Morro do Cruzeiro e o Pico do Piripau.

Lago do Parque das Águas de Cambuquira.

Campanha

Terra natal de Vital Brazil (que inclusive carrega o nome da cidade em seu sobrenome), tem como atrativos o Museu Regional do Sul de Minas e o Museu Vital Brazil. Também se destaca pelo artesanato.

Carmo de Minas

Por ser ligada ao café, possui uma Rota do Café Especial visitando as fazendas cafeiculturas da cidade. Você também pode ir conhecer o Balneário da Barra, a Fazenda Canaã (com cachoeira e lago) e o Pico do Agudo.

Caxambu

Conhecida por seu Parque das Águas, onde você além de provas das águas da cidade, poderá passear no teleférico chegando até o Morro de Caxambu, andar de charrete. Sem esquecer que a cidade faz parte também da Estrada Real.

Fonte D. Pedro no Parque das Águas de Caxambu.

Conceição do Rio Verde

A cidade possui um Parque de Águas (que fica em Águas de Contendas) e algumas cachoeiras (como a do Jurumirim e a dos Lemes). Ainda preservam a "Pedra do Imperador", dentro do Parque das Águas, pois D. Pedro II usou-a como banco em 1884, durante uma visita à cidade. O Rio Verde é um bom local para aqueles que curtem pescaria. 

Lambari

Nesta cidade, você poderá conhecer o Parque das Águas, andar de bicicleta no Parque Wenceslau Braz, caminhar no calcadão do Lago Guanabara,banhar-se nas cachoeiras próximas (como a do Roncador e a Sete Quedas) ou caminhar no Parque Estadual Nova Baden.

Fonte 2 do Parque das Águas de Lambari.

São Lourenço

Além do Parque das Águas, São Lourenço possui um passeio de Maria Fumaça que encanta a todos, o Trem das Águas, ligando a cidade à Soledade de Minas (mas que só funciona nos finais de semana), que possui duas categorias de tíquete: R$ 55,00 (ida e volta, em vagão simples) e R$ 75,00 (ida e volta, em vagão com poltronas acolchoadas e degustação de queijos e doces da região. É possível também fazer passeio de balão (entre 06:30h e 08:00h) ou andar de kart. Além isso, a cidade faz parte da Estrada Real. 
Parque das Águas de São Lourenço.

Soledade de Minas

Quem pega o Trem das Águas em São Lourenço, chega a Soledade de Minas em 50 minutos. A cidade tem boas lojinhas de artesanato.

Três Corações

Terra natal de Edson Arantes do Nascimento, aka Pelé, a cidade possui estátua em sua homenagem e uma Casa que copia uma casa na época que o jogador morava na cidade.



No mapa abaixo, coloquei algumas das atrações citadas no post de hoje.



O roteiro

Como não conheço bem (ainda!) Campanha, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde e Soledade de Minas, vou focar nas cidades que já visitei, montando roteiros de dias em separado, e você escolhe os dias que mais lhe agradam e adapta ao tempo que você tiver disponível para visitar a região.

Dia O que fazer?

1

Manhã: Baependi - Igreja Nhá Chica + Cachoeira do Gamarra
Tarde: Caxambu - Parque das Águas + Centro de Artesanato
2Dia todo: São Lourenço - Parque das Águas + Trem das Águas (até Soledade de Minas) (*)
                                         
                                                      OU

Manhã: Carmo de Minas - Cachoeira da Barra ou Cachoeira Canaã
Tarde: São Lourenço: Parque das Águas

3

Manhã: Cambuquira - Parque das Águas (**)
Tarde: Lambari - Parque das Águas + Cachoeira do Roncador
4
(Bônus)
Dia Todo: São Thomé das Letras - Pirâmide e cachoeiras da cidade

                                                     OU

Dia Todo: Aiuruoca - tomar banho de cachoeira

(*) O Trem das Águas só funciona nos finais de semana com horários bem restritos. Ligue para (35) 3332-3011 para confirmar o horário e reservar o seu ingresso. Caso ele não esteja funcionando,

(**) Gosto muito dos doces feitos e vendidos pela loja Doces Cambuquira, na Rua Benjamin Constant (perto do posto BR da MG-167 que corta a cidade) e dos queijos vendidos na MG-167, perto do Hotel Brasília. Lhe garanto que você vai gostar também!

Não se restrinjam às opções que dei aqui, pois são apenas sugestões do que fazer no dia, é claro que você poderá querer gastar mais tempo numa cachoeira ou numa loja de artesanatos. Procure adequar a ideia que lhe dei e assim a sua viagem será bastante produtiva e enriquecedora.

Espero que tenha ajudado. Façam todos uma boa viagem!! =D

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro