Páscoa - Cidades brasileiras conhecidas por seus chocolates

Aproveitando o feriado da Páscoa que chega esta semana, que tal fazermos uma lista dos destinos brasileiros que são conhecidos por seus chocolates?!

Cho-co-la-te!  Campos do Jordão. Julho/2015.Penedo

Ilhéus (BA)

Quer conhecer o ciclo completo do chocolate, desde o cacau até aquele pedacinho delicioso que derrete na boca? Então o seu destino é Ilhéus, no litoral sul da Bahia. Lá acontece a Edição bahiana do Festival Internacional do Chocolate & Cacau, que apresenta toda a cadeia produtiva dessa deliciosa guloseima. Aproveite para visitar algumas fazendas da região e pegar um solzinho nas maravilhosas praias.

Cacau ainda no pé. Por Karla Leal, do Cariocando por aí.

Outros blogueiros em Ilheus: Cariocando por aí, Viagem sem frescura, Comendo Chucrute & Salsicha.

Gramado (RS)

O que dizer de Gramado?! Acho que não há viajante no Brasil que já não tenha ido ou que não tenha a cidade em sua lista de desejos. Gramado, na Serra Gaúcha, e sua cidade-irmã Canela, tem cheirinho de chocolate. A maioria das lojas possuem vitrines de babar, visitas às suas mini-fábricas, expositores de cair o queixo, além de chocolates de todos os sabores possíveis e imagináveis.

Loja da Lugano, em Gramado. Maio/2009.

Quando visitei a cidade, visitamos as lojas da Lugano e Caracol, e claro, voltamos para o Rio com a mala cheia de chocolate. Tem mais algumas fotos no meu álbum no Flickr, só pra você ficar com o gostinho de querer visitar a cidade e voltar com uns quilinhos extras, ops!

 
Algumas fotos de nossa viagem sem filhos ainda, em Maio/2009.



Campos do Jordão (SP)

Destino certo de Paulistas e Paulistanos, Campos do Jordão é cheia de lojinhas de chocolate, permitindo também visita em suas fábricas. No inverno, é impossível abrir mão daquele chocolatezinho quente maravilhoso e cremoso como nunca se viu igual!!!

Loja de chocolates em Campos do Jordão. Julho/2015.
Quando visitamos a cidade nas férias do ano passado, visitamos a loja da Cacau Show e a Fábrica da  Chocolates Araucária.

Outros blogueiros em Campos do Jordão: Embacando a dois, Malas & Malinhas, Vida de Viajete, Asas, pra que te quero!


Penedo (RJ)

Penedo é um distrito de Itatiaia, no Rio de Janeiro, e é um dos destinos preferidos dos Cariocas e Fluminenses no inverno. Por ser uma colônia filandesa, a cidade tem várias lojas de chocolate com fábricas artesanais na cidade.

Chocolates artesanais de Penedo. Julho/2015.

Quando visitamos Penedo ano passado, nós fomos na Casa do Chocolate, Fábrica de Chocolate do Papai Noel Joulupukin Skulaa e Tonttulakki Skulaat. Impossível não sair de cada lojinha com uma sacola cheia de chocolate.

Outros blogueiros em Penedo: Cariocando por aí, Casal só viagem, Viagem Café e Prosa, Embarcando a dois.

Caçapava (SP)

Caçapava, a 109km de São Paulo, esconde um tesouro para os chocólatras, pois abriga a Fábrica de Chocolates da Nestlé, que oferece o Tour Nestlé Chocolover com visita de 1:30h às instalações da fábrica. Por ser disputada, a visita deve ser agendada no site da Nestlé.

Instalações da Fábrica da Nestlé. Fonte: Viajante Brasileiro.


Vila Velha (ES)

Se você curte visitar grandes fábricas, ainda mais de cho-co-la-te, não deixe de conferir a Fábrica de Chocolates da Garoto, em Vila Velha, no Espírito Santo. Atente que apenas maiores de 7 anos podem visitar a fábrica e existe uma norma de vestimenta para poder entrar na fábrica (olha a higiene galera!!). No Chocotur, além da Fábrica, você visitará o Museu da Garoto.

Quem não conhece essa logo?! Fonte: D&D Mundo Afora

Outros blogueiros em Vila Velha: Vila Velha, Rotas Capixabas, Terra Capixaba.


Pomerode (SC)

A cidade de Pomerode, em Santa Catarina, vem se destacando nos eventos de Páscoa a cada ano, quando as tradições Pascais dos imigrantes alemães da cidade são celebrada, com eventos como a Osterfest e a Ostermarkt (feira de Páscoa). Além desta festa, você poderá provar os Chocolates Nugali, fabricados na cidade.

Que linda decoração de Páscoa. Fonte: Valentina na Estrada.

Outros blogueiros em Pomerode Vila Velha: Valentina na Estrada, Nativos do Mundo, Pés na areia.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro