Rio de Janeiro - Rampa de voo livre da Pedra Bonita

Mesmo morando próximo ao Rio de Janeiro, tem muito canto da cidade que eu nunca fui. Inclusive tenho amigos, cariocas, que se subiram mais de uma vez no Cristo Redentor ou no Pão de Açúcar mais de uma vez foi por luxo ou para levar visitas lá rs.

Num final de semana passado, decidimos ir conhecer finalmente a rampa de voo livre da Pedra Bonita, que tem na Floresta Nacional da Tijuca, de onde saem todos aqueles parapentes e asa-deltas que pousam na Praia de São Conrado. 

Asa delta saindo da Rampa de Voo Livre da Pedra Bonita. Abril/2015.

Para chegar na rampa siga a Estrada das Canoas, a partir da Praia de São Conrado. Esta estrada passa pelo Mirante das Canoas, chegamos a parar ali para ir neste mirante e o achei muito abandonado e não ficamos nem dois minutos, então, enquanto não houver revitalização deste Mirante, não aconselho a parada ali. 

Google Street da entrada do Mirante das Canoas. Abril/2015.
Passada a placa do Mirante, à direita, você vai subir a estrada por mais alguns minutos e vai encontrar uma subida forte à esquerda. Como a subida é em cima da curva, os agentes de trânsito colocam cones e orientam que você siga mais em frente e faça retorno um pouco mais a diante. Eles controlam a entrada e a subida de veículos uma vez que só cabe um carro na rua, que é bem estreita e cheia de pedestres. A subida é forte, e se o carro for 1.0 e estiver cheio, ele vai reclamar um bocado.

Rua de acesso para a Rampa. Google Street. Abril/2015.
No mapinha abaixo, mostro o caminho que você deve seguir para chegar à rampa, saindo da Praia de São Conrado. Deve levar no máximo uns 15 minutos (7 km) para chegar na rampa. A estrada é estreita, com movimento de carros que são suporte aos aventureiros e tem muito pedestre subindo também, fora os animais silvestres. Portanto, dirija ali com cuidado!

Caminho saindo da Praia de São Conrado até a rampa de voo livre da Pedra Bonita.
É possível estacionar o carro num patamar da estradinha que leva até a rampa. Quem está com equipamento estaciona no outro patamar mais próximo à rampa. O estacionamento cobrado ali foi de R$5.

Após estacionar você vai caminhar para a rampa, passando pelo estacionamento da galera do equipamento. A subida é um pouco íngreme, mas nada que um passo depois do outro não resolva.

Chegando lá em cima, o visual é muito lindo. Eles acarpertaram todo o lugar, talvez para evitar escorregões. Tem uma rampa de madeira por onde saem as asa-deltas e embaixo dela, tem uma espécie de anfiteatro, e um outro patamar de onde saem os parapentistas. Eles revezam e a comunicação entre eles deve ser respeitada, portanto procure não gritar e fazer algazarra ali, por questão de segurança.

Debaixo da rampa de onde sai a galera da asa-delta, tem um anfiteatro para os visitantes e o ponto de decolagem dos parapentes. Abril/2015.
A rampa fica numa altura de 517m com vista para a Praia de São Conrado, Vidigal, Rocinha, Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea, Ilhas Cagarras, Praia do Leblon e até Niterói.

Algumas fotos para vocês apreciarem o lugar:

Praia de São Conrado e Gavea Golf and Country Club vistos da Pedra Bonita. Abr/2015.

Voo duplo em asa-delta saindo da Pedra Bonita. Abr/2015.

Fila de asa-deltas para o salto, Pedra Bonita. Abr/2015.

Conferindo se a amarração está bem feita e últimas instruções. Abr/2015.

Morro Dois Irmão, Rocinha, Vidigal, Praia do Leblon e Niterói ao fundo. Abr/2015.

Últimos ajustes para voo duplo de asa-delta, Pedra Bonita. Abr/2015.

Parapente saindo da Pedra Bonita. Abr/2015.
Confesso que a vista é linda, mas eu tremia feito vara verde só de estar ali. Eu acho que nunca terei coragem de pular de algo assim hahahaha.

Esqueci de perguntar aos instrutores os valores para saltar. Mas existem várias equipes de voo livre no Rio e acho interessante que você entre em contato com várias para poder decidir com qual delas você vai realizar seu sonho de voar. O voo dura entre 7 e 15 minutos para parapente e entre 10 e 30 minutos para asa-delta, dependendo das condições climáticas do dia

Que tal um vídeo das saídas da rampa naquele dia?
Endereço para GPS: 1260 Estrada da Pedra Bonita.

Se quiser mais dicas sobre o Rio de Janeiro, não deixe de garantir uma cópia de nosso e-book digital gratuito "Rio de Janeiro com crianças", com dicas para famílias viajantes com crianças até 12 anos de idade.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro