Roteiros baseados em livros - A Londres de Harry Potter

Última revisão: 20/10/2019

Dez anos depois do lançamento de Harry Potter, finalmente eu peguei a Saga do Bruxinho de J. K. Rowling para ler e foi fantástico. Mais de 3 décadas na cara não me impediram de adorar mergulhar nesse mundo bruxo. E acredito que quem já deu também se amarrou nas aventuras do HP. E quem viaja sempre aproveita para ir mentalmente pelos cenários descritos nos livros, ainda mais quando esse cenário existe na vida real. E por que não visitar esses locais?

Conhecendo a Londres de Harry Potter
A Londres de Harry Potter.
É sobre isso que quero falar no post de hoje. Quais são os locais em Londres que podemos visitar e "vivenciar" de certo modo algumas partes do Mundo de Harry Potter?


1. King's Cross Station

A Estação King's Cross é de onde partem os trens de Londres, que funciona no mesmo local desde 1582. É dali que parte também o Expresso de Hogwarts, levando os alunos de Londres até Hogsmeade, a única cidade bruxa do Reino Unido, pertinho do Castelo de Hogwarts, onde os alunos desta escola bruxa estudam. Nos livros, existe uma estação 9 3/4 onde apenas os bruxos podem cruzar para chegar até o famoso trem vermelho. Em homenagem a ficção, na vida real, foi instalada uma placa onde se lê: "9 3/4" com um carrinho na parede onde você poderá tirar muitas fotos e ainda conta com um lojinha temática.

King's Cross Station, Londres
Tem fila para tirar foto na Plataforma 9 3/4. Fonte da imagem: Wikimedia


2. St Pancras International Station

A Estação St Pancras fica pertinho da Estação King's Cross e aparece no Harry Potter e a Câmara Secreta (com o carro do Sr Weasley) e nas cenas finais de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2.

Booking.com


3. Big Ben

Big Ben é na verdade o apelido do Sino do Palácio de Westminster de Londres, às margens do Rio Tâmisa, mas que também se refere à torre com o grande relógio deste palácio. É o ícone da cultura britânica e não poderia ficar de fora dos filmes de Harry Potter, aparecendo no filme Harry Potter e a Ordem da Fênix.


4. Scotland Place

A entrada de Harry Potter e do Sr. Weasley para o Ministério da Magia se dá por uma cabine telefônica instalada numa das ruas de Londres. E a mesma esquina aparece novamente no Relíquias da Morte Parte 1, quando o trio "sequestra" membros do Ministério para usar a Poção Polisuco.  Essa esquina fica na Great Scotland Yard com a Scotland Place (a Westminster Station é a estação mais perto).

Scotland Yard em Londres
Great Scotland Yard com Scotland Place. Fonte da Imagem: Wikimedia

Vai pro exterior? Não se esqueça do Seguro de viagem

5. Piccadilly Circus 

Famosa praça de Londres, onde se cruzam as ruas Regent's Street, Shaftesbury Avenue, Piccadilly e Haymarket; e é um dos locais mais movimentados da cidade. Essa praça serviu de cenário para Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1, quando os comensais da morte invadem o casamento do Gui Weasley com a Fleur Delacour e os três amigos aparatam bem no centro de Londres quase sendo atropelados pelo famoso ônibus de dois andares vermelho da cidade.

Piccadily Circus
Piccadilly Circus. Fonte da Imagem: Wikipedia.


6. London Zoo

O Zoológico de Londres é o mais antigo zoo científico do mundo, tendo sido inaugurado em 1828. Nele foi filmada a cena com a cobra brasileira em Harry Potter e a Pedra Filosofal.


7. Leadenhall Market

O Mercado Leadenhall é um mercado coberto no centro histórico de Londres, na rua Gracechurch Street, é um dos mercados mais antigos de Londres, aberto desde o Século XIV. Aqui foram filmadas as cenas onde Harry confere a lista de itens que deve comprar junto com Hagrid em Harry Potter e a Pedra Filosofal. A entrada do Caldeirão Furado também fica dentro deste mercado.

Mercado Leadenhall, Londres
Leadenhall Market. Fonte da Imagem: Wikipedia

8. Australian House

No prédio de 1918, onde funciona a Embaixada da Austrália no Reino Unido, foram filmadas as cenas do Banco de Gringotes de Harry Potter e a Pedra Filosofal e de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1.


Australian House, Londres
A Embaixada da Austrália no Reino Unido foi onde filmaram as cenas do Banco de Gringotes. Fonte da Imagem: Wikipedia

9. Millenium Bridge

A Ponte de Milênio é uma ponte de aço, suspensa , sobre o Rio Tâmisa, inaugurada em 2000, mas que foi interditada dois dias depois por problemas estruturais, só sendo reaberta então em 2002. A ponte aparece no filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe, quando é destruída por Comensais da Morte.


10. Heathgate Street

No número 9 da Rua Heathgate, em Hampstead Garden, era onde Hermione "morava". O exterior da casa aparece logo depois da cena que ela apaga a memória de seus pais em Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1.


11. Westminster Underground Station

A Estação de metrô de Westminster aparece nas filmagens de Harry Potter e a Ordem da Fênix, quando Sr Weasley leva Harry para o Ministério da Magia, e se enrola com a catraca de acesso.

  
Vai alugar carro? Faça sua reserva com a RentCars!


12. Estúdios da Warner Bros

Quem viu os filmes, pode fazer o Tour pelos estúdios da Warner Bros e conhecer as peças e cenários que apareceram nas filmagens da Saga Harry Potter. Mas os estúdios ficam em Leavesden, e não em Londres (45 minutos de Londres, indo de trem e ônibus). Atualmente a entrada inteira custa £47 (adulto, comprando na internet) e £38 (criança, pela internet).


13. Dartford Crossing

É um conjunto de ponte e túnel que atravessa o Rio Tâmisa, ligando Kent a Essex, a  45 minutos de carro de Londres. Não é bem uma atração turística, mas é um conjunto arquitetônico que aparece em Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1, na cena que Hagrid e Harry estão escapando dos Comensais da Morte.




 Mapa com os locais do post de hoje.


Para quem vai desvendar o Reino Unido e ainda quer visitar mais lugares onde foram filmadas cenas de Harry Potter, confira os posts que o pessoal do Adventuring Geek Style tem, com locações de "A" a "Z" pelas ilhas britânicas, mas com posts em inglês.


Bônus 1. Casa de Harry Potter

A Casa onde Harry Potter morava antes de receber a carta de Hogwarts fica no endereço 12 Picket Post Close, em Bracknell. Não é em Londres, mas se você for visitar o Legoland pode tentar dar uma esticada por lá. Fica pertinho.


A Londres de Harry Potter
Salve esse pin em seu Pinterest

Gostou das dicas? Se for visitar, não esquece de nos marcar em suas fotos no Instagram usando a hashtag #eaiferias.

2 comentários

  1. Super legal esse roteiro do Harry Potter! Em Outubro abriram um bar e uma exposição voltados para ele aqui em Londres, o povo vai à loucura! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza imagino mesmo. Deve ser maravilhoso. Vc já viu o teatro?

      Excluir

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro