Estrada Real - Caminho Novo - Paraíba do Sul

Paraíba do Sul é um município do Rio de Janeiro, a 138km da capital. Por lá já se passou muita de nossa história, visto que a cidade faz parte do Caminho Novo da Estrada Real, por onde eram escoado o ouro e pedras preciosas das minas das gerais para Portugal. É conhecida como "A Rainha das Águas Minerais", às margens do Rio Paraíba do Sul.

Antes ali, lá pelo século VXIII, era conhecido como Sertão da Parahyba, e com a abertura do Caminho Novo por Garcia Rodrigues a Fazenda da Parahyba cresceu e tornou-se vila e então tornando-se cidade em 1833.

Palacete Barão Ribeiro de Sá. Março/2016
Quem estiver fazendo o Roteiro da Estrada Real, a cidade conta com três pontos para você carimbar seu passaporte:
  1. Museu Sacro-Histórico de Tiradentes, na Rua Juventino Francisco Laranja s/n.
  2. Teatro Municipal Mariano Aranha, na Avenida Ayrton Senna, 238.
  3. Hotel Itaoca, na Avenida Coronel São Werneck, 176.
Se você quiser saber mais sobre o passaporte e a Estrada Real, sugiro leitura do post Projeto E aí, Ferias! na Estrada Real .

Em nossa passagem pela cidade, almoçamos no Restaurante Tia Ana, com comida a quilo, na Praça do Exército. A comida é razoável e o atendimento é bom.

Restaurante Tia Ana, onde almoçamos em Paraíba do Sul. Março/2016.

A Cidade conta com algumas atrações turísticas:


Parque das Águas Minerais Salutaris

Suas fontes de águas mineirais ferruginosas, magnesianas e alcalinas foram descobertas em 1887 e já foi responsável por atrair muitos turistas à cidade, principalmente nos anos de 1950 a 1960. Chegou a ficar anos fechado, tendo sido reformado em 2006 e aberto ao público novamente.

Suas fontes ficam em uma concha acústica que rendeu minutos de brincadeiras com as meninas. São três fontes: Alexandre (ferruginosa), Nilo Peçanha (alcalina) e Maria Rita (magnesiana). Perto da fábrica, existe um outro ponto da fonte Alexandre.

Parque de Águas Minerais Salutaris. Março/2016

Além disso o parque conta com quadras de esportes, pistas de skate, e mata com eucaliptos, amendoeiras, imbaúbas, azaleias e outras plantas, além de pequenos animais.

O antigo prédio da engarrafadora hoje está abandonado.

Localização: Av. Coronel João Werneck, 997.
Horário de Funcionamento: 08:00 às 22:00h
Entrada Franca
Pequeno estacionamento à frente gratuito.


Museu Tiradentes

É o único local conhecido por guardar os restos mortais (braço e tórax esquerdo) de Tiradentes, na Vila de Sebollas, hoje Inconfidência. Trata-se de um casebre com cinco cômodos, com peças que o mártir usada (como a bolsa e dentista e a pia) e uma réplica de seus trajes.

Localização: Rua Miguel Pereira, s/n, Inconfidência
Telefone: (24) 2263-1306
Horário de funcionamento: Segunda e Terça Fechado; Quarta a Sábado das 11:00h às 17:00h; Domingo das 09:00h às 17:00h.

Museu Sacro-Histórico Tiradentes. Março/2016.


Ponte Leopoldo Teixeira Leite

Construída pelo Barão de Mauá sobre o Rio Paraíba do Sul em 1857 e foi onde foi cobrado o primeiro pedágio no Brasil, até 1859. Ela é feita por pilares construídos sobre as rochas do rio, sustentando vigas de metal treliçado, feitos na Fundição de Ponta-da-Areia, em Niterói. Ela é via única, saindo do centro da cidade para outros bairros. Possui uma via para pedestres que queiram fazê-la com calma.

Localização: Rodovia RJ-131 (entre as AvenidasBeira Rio e a Coronel João Werneck)


Pedra da Tocaia

Um dos pontos turísticos preferidos pelos trilheiros, no distrito de Queima Sangue. É mal sinalizada e deve ser feita com um guia local. Possui 800m de altura com vista panorâmica para o município. Ali aconteceu várias cenas históricas (Fonte: Centro Sul Notícias):
  • Duque de Caxias, em 1842, acampou ali a caminho de Minas Gerais para evitar ataques de rebeliões que aconteciam na época. Lá de cima, ele observou rebeldes colocando fogo na Ponte da Madureira, que faz divisa do Rio com Minas, indo então até lá e conseguindo evitar a rebelião.
  • Conta-se ainda que havia um bandoleiro chamado Manoel Henriques, que roubava o ouro escoado pelo caminho. Ele e sua quadrilha ficavam de tocaia ali aguardando as caravanas que vinha com o ouro.
Para quem quiser, desenhei a trilha sobre o mapa no wikiloc, mas não testei!! Apenas para sua localização, ok?



Palacete Barão Ribeiro de Sá

Prédio do século XIX, com uma escadaria que leva para o segundo andar ainda do lado de fora. As janelas do segundo andar possuem pequena sacada com grades de ferro fundido e frontão triangular com o brasão do baronato. Foi residência do Barão Miguel Ribeiro de Sá e hoje abriga a sede da Prefeitura de Paraíba do Sul.

Palacete Barão Ribeiro de Sá. Março/2016

Localização: Rua Visconde da Paraíba, n. 11



Praça Marquês de São João Marcos

Conhecida como Jardim Velho e está localizada no centro da cidade, e possui palmeiras imperais (quando foram plantadas formavam a imagem de uma cruz de malta vista de cima em homenagem à Coroa Portuguesa) e um pequeno coreto e um chafariz no centro. Era ponto de parada do grupo de desbravadores, junto com Garcia Rodrigues, que saíram em busca de uma rota mais rápida para o ouro de Minas. É onde acontece os eventos da cidade, como carnaval e encontros de motoqueiros.

Praça Marques de São João Marcos, ou Jardim Velho. Foto: Rodrigo M (Tripadvisor)

Localização: Avenida Marechal Castelo Branco



Ponte Preta

É uma ponte metálica construída para que os trens passassem pelo Rio Paraíba do Sul, tendo sido utilizada também pelo Passeio de Maria Fumaça, hoje desativado.

Ponte Preta. Por José Carlos F. (tripadvisor)
Localização: Travessa Veneranda (perto da Avenida Dr. Randolfo Pena)



Maria Fumaça

Havia um passeio de Maria Fumaça até Cavaru num trajeto de 14km, com lojas de artesanato no caminho. Mas já está desativada há algum tempo (desde 2014). =(

Hoje o máximo que pode ser visitada é a estação da cidade. A primeira estação foi inaugurada em 1867, com a presença de D. Pedro II, mas foi demolida no início do século XIX. A atual foi erguida pelo engenheiro Paulo de Frontin, por volta de 1903. Hoje abriga exposição de artesanato nos finais de semana. A linha férrea ainda é utilizada pela MRS Logística.

Localização: Praça do Exército



Se você quiser saber como foi nosso trajeto pela Estrada Real para chegarmos até Paraíba do Sul, recomendo a leitura do post Estrada Real - Caminho Novo - Itaipava a Paraíba do Sul

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro