Nova Iorque - Andando de Metrô - Linhas 1 a 7

Andar de metrô em Nova Iorque parece ser uma tarefa complicada, ainda mais com tantas linhas cortando a cidade! Temos que ter o cuidado enorme para não nos perdemos no subterrâneo daquela cidade! rs

Metrô de Nova Iorque
Sistema metroviário de Nova Iorque.
Como nunca fui nesta cidade estou tentando entender o sistema metroviário deles e confesso que estou achando complicadinha, e espero que na prática seja melhor que na teoria!! rs

O sistema metroviário deles é composto de várias linhas numerais e várias linhas em ordem alfabética. As numerais vão de 1 a 7, sendo que as linhas 6 e 7 atuam de maneiras distintas em horários de pico; e as alfabéticas são 15 ao todo, sem seguir necessariamente uma ordem lógica (pelo menos não para mim!! rs).

Hoje trago um post com as linhas numerais de 1 a 7. É importante que tenhamos em mente que nem todas as estações são acessíveis a cadeirantes, consequentemente, nem todas darão acesso à carrinhos de bebê. Além de que nem todas as estações são possíveis de fazer transferência para outra linha, mesmo que elas compartilhem o mesmo trajeto, em alguns casos. Não deixe de levar consigo um mapa, ou um app, para não se perder por lá! rs

E claro, no mapa de Nova Iorque que estou fazendo, tem a camada com as linhas de metrô. Acesse-o aqui.

Bora tentar entender um pouquinho?


Linha 1 - Broadway - Seventh Avenue Local
Metrô de Nova Iorque
Mapa da Linha 1.

A linha começa na estação Van Cortlandt Park-242 Street / Broadway (Bronx) indo até a South Ferry (Manhattan), com quase 24km de extensão.
Os trens operam todos os dias, 24h/dia para em todas as 38 estações. Atualmente a estação Cortlandt St encontra-se fechada por causa dos danos causados pelo ataque do 11 de Setembro, estima-se que ela será reaberta em 2015. A estação South Ferry está funcionando no antigo acesso, pois o novo foi danificado com o Furação Sandy. Estima-se que seja reaberta em 2016.
Uma parte de seu trajeto é compartilhado com as linhas 2 e 3.
Para ver a relação completa das estações desta linha acesse o link: http://web.mta.info/nyct/service/oneline.htm.
Para saber mais acesse Wikipedia.

Vai dormir onde? Já conferiu a seleção do Booking?


Linha 2 - Seventh Avenue Express
Metrô de Nova Iorque
Mapa da Linha 2.

A linha começa na estação Wakefield-241 Street / White Plains Road (Bronx) indo até a Flatbush Avenue - Brooklyn College / Nostrand Avenue (Brooklyn), com quase 40km de extensão e 71 estações.
Os trens operam todos os dias 24h/dia para em algumas estações, atuando como expresso em Manhattan, e estações selecionadas funcionam apenas durante a noite. Em horários de pico poderá fazer o trajeto da linha 3 (entre as estações Nostrand Avenue e New Lots Avenue).
Uma parte de seu trajeto é compartilhado com as linhas 2, 3, 4, 5.
Para ver a relação completa das estações desta linha acesse o link: http://web.mta.info/nyct/service/twoline.htm.
Para saber mais acesse Wikipedia.


Linha 3 - Seventh Avenue Express
Metrô de Nova Iorque
Mapa da Linha 3.

A linha começa na estação Harlem - 148th Street / 7 Avenue (Manhattan) indo até a New Lots Avenue / Livonia Avenue (Brooklyn), com aproximadamente 32 km de extensão e 34 estrações.
Os trens operam todos os dias 24h/dia. Durante o dia os trens vão da 148th St até New Lots Av, fazendo paradas expressas em Manhattan e todas as paradas do Brooklyn. A noite (23:30 até 06:00h) funciona como expresso entre a 148th St e a Times Square - 42nd St.
Atente-se que para a estação 145th Street, você deverá estar nos cinco primeiros carros do trem para descer.
Uma parte de seu trajeto é compartilhado com as linhas 2, 3, 4, 5.
Para ver a relação completa das estações desta linha acesse o link: http://web.mta.info/nyct/service/threelin.htm.
Para saber mais acesse Wikipedia.


Linha 4 - Lexington Avenue Express
Metrô de Nova Iorque
Mapa da Linha 4.

A linha começa na estação Woodlawn / Jerome Avenue (Bronx) indo até a New Lots Avenue / Livonia Avenue (Brooklyn), com aproximadamente 28 km de extensão.
Os trens funcionam 24h/dia. Durante o dia trabalham entre Woodlawn e Utica Avenue. Durante a noite (23:30 até 06:00, sendo domingo até 08:30), a linha serve dois pontos locais da Franklyn Avenue e é extendida até New Lots Avenue para substituir a Linha 3. Após a meia-noite, a linha 4 para em todos os pontos do Brooklyn, com exceção da Hoyt St. Em Manhattan, a linha torna-se paradora entre 00:30 e 05:30h. Durante os horários de pico, pode ser que o trem não pare na estação 138th St (Grand Concourse).
Uma parte de seu trajeto é compartilhado com a linhas  3, 5, 6.
Para ver a relação completa das estações desta linha acesse o link: http://web.mta.info/nyct/service/fourline.htm.
Para saber mais acesse Wikipedia.


Linha 5 - Lexington Avenue Express

Metrô de Nova Iorque
Mapa da Linha 5.
A linha começa na estação Eastchester - Dyre Avenue / 233th Street (Bronx) indo até a Flatbush Avenue - Brooklyn College / Nostrand Avenue (Brooklyn), com pouco mais de 38 km de extensão, com 45 estações. Podendo chegar a 53 nos horários de pico.
Os trens funcionam 24h/dia. Durante os horários de pico o serviço é realizado entre a Dyre Avenue e Flatbush Avenue, fazendo todas as paradas no Bronx entre a East 180th St e a 149th St. Alguns trens podem vir da estação Nereid Avenue (usando a linha 2). Durante o início da noite e nos finais de semana os trens operam apenas até a estação Bowling Green. A noite opera apenas como shuttle entre as estações Dyre Avenue e East 180th St. Em horários de picos limitados pode operar entre Dyre ou Nereid Avenues e Utica ou New Lots Avenues.
Uma parte de seu trajeto é compartilhado com a linhas  2, 4, 6.
Para ver a relação completa das estações desta linha acesse o link: http://web.mta.info/nyct/service/fiveline.htm.
Para saber mais acesse Wikipedia.

Vai pro exterior? Não se esqueça do Seguro de viagem


Linha 6 - Lexington Avenue/Pelham Local e Linha <6> -
Lexington Avenue/Pelham Express

Metrô de Nova Iorque
Mapa da Linha 6.
A linha começa na estação Pelham Bay Park / Bruncker Expressway (Bronx) indo até a Brooklyn Bridge - City Hall (Brooklyn), com quase 24km de extensão. Esta linha é feita de duas maneiras, a local, representada por um 6 dentro de um círculo (para facilitar vou colocar aqui apenas "6") e a expressa, representada por um 6 dentro de um losango (vou representar com um "<6>"). A linha local para em 38 estações e a expressa em 29.
Durante os horários de pico, a linha <6> toma lugar da linha 6 ao norte de Parkchester, e roda expressa entre as estações Parkchester e 3rd Avenue-138th Street. Durante este tempo, a linha 6 realiza pequenas viagens em Parkchester. Em dias úteis, entre 09:00 e 11:00, alguns trens da linha <6> rodam localmente entre Parkchester e Hunts Point Avenue, enquanto que a linha 6 roda expressa naquela seção.
Uma parte de seu trajeto é compartilhado com a linhas  4 e 5.
Para ver a relação completa das estações da linha 6 acesse o link: http://web.mta.info/nyct/service/sixline.htm.
Para ver a relação completa das estações da linha <6> acesse o link: http://web.mta.info/nyct/service/6d.htm
Para saber mais acesse Wikipedia.


Linha 7 - Flusing Local e Linha <7> - Flushing Express

Metrô de Nova Iorque
Mapa da  Linha 7.
A linha começa na estação Flushing - Main Street / Roosevelt Avenue (Queens) indo até a Times Square - 42nd Street / Broadway / 7th Avenue, com 15 km de extensão. Esta linha é feita de duas maneiras, a local, representada por um 7 dentro de um círculo (para facilitar vou colocar aqui apenas "7") e a expressa, representada por um 7 dentro de um losango (vou representar com um "<7>"). A linha local opera em 21 estações e a expressa, em 11.
O serviço local (7) opera 24h/dia, enquanto que o serviço expresso opera apenas nos horários de pico. E quando acontecem jogos do New Yorl Mets no Citi Field e jogos de tênis (US Open) entra em operação o Super Express: entre a estação Mets - Willets Point e Times Square, sem paradas.
Informalmente a linha 7 é chamada de International Express, pois passa por várias vizinhanças populadas por imigrantes e por ter sido a linha principal durante a 1964-1965 New York World's Fair.
Para ver a relação completa das estações da linha 7 acesse o link: http://web.mta.info/nyct/service/sevenlin.htm
Para ver a relação completa das estações da linha <7> acesse o link: http://web.mta.info/nyct/service/7d.htm.
Para saber mais acesse Wikipedia.


Caso deseje, faça download do pdf do mapa do Metrô aqui.

As figuras com os mapas das linhas foram retiradas da wikipedia

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro