Nossos dias em Salvador - férias de julho

Dos oito dias que tiramos para passar na Bahia, 3 dias ficamos em Salvador. Neste post cheio de fotos e recordações, vou mostrar tudo que conseguimos fazer por lá, com as meninas com 10 e 13 anos de idade, estando de carro que alugamos para ir até Imbassaí e aproveitar a cidade.

Elevador Lacerda - Salvador
Salvador (Bahia)

No nosso primeiro dia, na verdade tarde, em Salvador, depois de termos vindo da Praia do Forte, fizemos o check-in no Hotel Monte Pascoal e então fomos passear por ali mesmo, no Farol da Barra que tinha a-ca-ba-do de ter sediado um evento religioso, então estava BEM cheio.

Praia da Barra a noite, Salvador

Farol da Barra a noite, Salvador

Dali fomos andando até um bar mexicano (Guapo Mexican Bar) e o pessoal estava animado vendo jogo do Bahia contra algum tipo do sudeste (como não ligo nem anotei rs). Estava bom, mas eles demoram um pouco no atendimento.

Guapo Mexican Bar, Salvador

No dia seguinte, pós café da manhã, passamos de carro pelo Centro Histórico de Salvador e seguimos para a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, que estava tendo uma missa. Tem estacionamento bem próximo a pagar usando app da prefeitura. Assistimos um pouco e aproveitamos para comprar algumas lembranças e pedir para o padre abençoá-las.

Centro Histórico de Salvador

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, por dentro e o estacionamento próximo

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, Salvador

Pegamos o carro novamente e fomos até o Forte de Monte Serrat e a Ponta do Humaitá.

Forte Monte Serrat, Salvador

Praia de Boa Viagem vista do Forte de Monte Serrat e o centro de Salvador ao fundo

Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, vista a partir do Forte

Terminal da Ponta do Humaitá, Salvador

Seguimos então para buscar um local para almoçarmos, como não achamos pelo Google nada que nos agradasse, optamos em tomar um sorvete na famosa Sorveteria da Ribeira antes de retornar para o centro de Salvador. Confesso que tomei o sorvete e não achei nada uau, que valesse a pena pegar um ônibus pra sair do centro pra ir até lá. Em alguns locais da cidade tem revenda, então você pode experimentar sem ter que se deslocar até lá.

Sorveteria Ribeira, Salvador

De volta ao centro, paramos o carro no hotel e fomos caminhando até o Restaurante Barravento, que estava com uma pequena fila. Demos nosso nome e enquanto isso fomos andando até o Morro do Cristo

Morro do Cristo, Salvador

Praia da Barra, a partir do Morro do Cristo, Salvador

Praia da Pedra Alta, a partir do Morro do Cristo, Salvador

Voltamos então para o restaurante e já era nossa vez de termos uma mesa. Os pratos estavam muito bons.

Restaurante Barravento, Salvador
Restaurante Barravento, em Salvador

Voltamos então para o Farol da Barra para conhecê-lo por dentro, visitar o Museu Náutico da Bahia e subir o farol. A vista é espetacular!

Farol da Barra, Salvador

Praia do Farol, vista do Farol

Vista do alto do Farol da Barra

Caminhamos um pouco pela Praia Luda e Nina que abriga o Parque Marinho da Barra (ótimo para mergulho porque há diversos naufrágios perto da praia) até o Forte de Santa Maria

Farol da Barra visto da Praia da Luda e Nina

Forte de Santa Maria, Salvador

Praia da Luda e da Nina, Salvador
Farol da Barra, Praia da Luda e da Nina, vistos do Forte de Santa Maria

Voltamos para o Farol para vermos o por-do-sol, mas o céu nessa hora estava cheio de nuvens e optamos em voltar para o hotel. Optamos em jantar no hotel mesmo.

Pôr-do-sol visto do Farol da Barra

no outro dia, queríamos conhecer o Pelourinho e como todos falavam que lá estava muito perigoso, optamos em contratar o serviço de guia "free walking tour" onde a gente vai com um grupo com guias turísticos locais que vão mostrando os locais e contando a história e ao final você deve contribuir com o quanto você pode (mas é sugerido Uns R$50/pessoa). Deve-se reservar no site ou via whatsapp para não ter problema com vagas. Foi ótimo, porque andando assim, tivemos uma maior segurança já que andando em bando fica até mais fácil de esquivar do pessoal que vem com fitinhas (já tinhamos nos braços para evitar abordagem rs), pintura corporal, e as baianas que oferecem pra tirar foto e só depois cobram um absurdo por isso até com ameaças... Nesse tour a pé, passamos pelo Monumento da Cruz Caída, pelo Centro Histórico, passamos pela Igreja e Convento de São Francisco, onde optamos por entrar lá com a guia, e terminamos o tour no Pelourinho.

A Guta no blog Vambora! fez um post específico sobre o Pelourinho que vale a pena você conferir também.

Monumento da Cruz Caída e a Estátua de Zumbi dos Palmares
Monumento da Cruz Caída e a Estátua de Zumbi dos Palmares.

Igreja e Convento de São Francisco
Igreja e Convento de São Francisco, Salvador

Pelourinho, Salvador
Fundação Casa de Jorge Amado e o Largo do Pelourinho, Salvador

Já sem a guia, fomos até o Mercado Modelo pelo Elevador Lacerda, mas como a mais nova estava passando mal, voltamos logo para o carro.

Mercado Modelo e o Forte de São Marcelo ao fundo, vistos do Elevador Lacerda

Monumento à cidade de Salvador e o Comando da Marinha, vistos do Elevador Lacerda

Elevador Lacerda, Salvador

Seguimos então para dar uma volta de carro e fomos até o Rio Vermelho para almoçar no Donana Restaurante. Muito bom!!

Restaurante Donana no Rio Vermelho

Até tentamos dar uma volta no Salvador Shopping, mas a filhota piorou e voltamos para o hotel, onde jantamos.

No nosso último dia, optamos em dormir até mais tarde, tomar café da manhã e fazer check-out para voltar para o aeroporto. Mas seguimos para lá pela orla até o Farol de Itapuã para conhecer as praias. Mas como o farol fica dentro de uma construção, só o avistamos e seguimos para o aeroporto

Orla de Salvador pelo carro.

Devolvemos o carro na Unidas, e ficamos aguardando nosso voo na Sala Vip Ambaar Club, mas isso eu deixo para outro post.

Foram dias rápidos, mas que deu pra curtir um pouco de Salvador. Focamos nos pontos turísticos e não fomos nas praias locais. Se tivesse  mais tempo teríamos ido para uma das Ilhas da Baía de Todos os Santos, mas deixar sempre algo pra trás é sempre uma desculpa para organizar uma próxima viagem.

Nossos dias em Salvador
Salve esse pin em seu Pinterest