Rio de Janeiro - Museu Nacional

Não posso crer que de tantas idas ao Museu Nacional eu não fiz um post sequer sobre ele... Agora já nem adianta mais... Ontem, dia 02 de setembro de 2018, 200 anos após sua fundação, o Museu Nacional ardeu em chamas.

Museu Nacional. Rio de Janeiro
O Museu Nacional completou 200 anos em junho.

O quinto maior acervo de história natural do mundo, com mais de 20 milhões de peças em seu acervo, algumas importantíssimas como Luzia (o fóssil humano mais antigo da América Latina), as múmias com membros enfaixados individualmente (raríssimas!), holótipos de espécies já extintas há milhões de anos, que hoje já não existem mais...

Museu Nacional. Rio de Janeiro
A Preguiça Gigante encontrada na Gruta de Maquiné por Peter Lund, as réplicas dos dinossauros encontrados pelos pesquisadores do Museu...

Este post fica de memória. De algo que o MN já foi um dia. Fica a pergunta: voltaremos a ver o Paço da Imperial Quinta da Boa Vista, antiga residência da família imperial, onde acontecimentos importantes da nossa História foram realizados, de pé novamente? Será que voltará a ser o belíssimo palácio imponente nos belos jardins (abandonados infelizmente) da Quinta?

Museu Nacional. Rio de Janeiro
Parte da Fachada do Palácio da Quinta da Boa Vista que abrigava o Museu Nacional.

Sinto muito, como pesquisadora e novamente estudante da UFRJ, minha instituição do coração, pelo abandono da cultura, da educação e da pesquisa que assistimos acontecer nos últimos anos. Sensação de nadar e nadar e nada mudar. Todo um acervo, uma coleção, pesquisa de anos! Tudo agora é pó!

Estudantes, Professores, Pesquisadores, Trabalhadores do Museu Nacional hoje veem seu trabalho reduzido a nada. E vão ter que ter forças para reconstruir o MN do pó, como uma fênix. Espero que sinceramente a gente consiga mudar nosso cenário... para que isso não se repita a outras instituições do mesmo porte.

Museu Nacional. Rio de Janeiro
Laura encantada com o enorme tronco fóssil em exposição.

Deixo aqui o registro de nossa visita em março, quando as meninas aproveitaram uma manhã para conhecer o Museu, ver o Bendengó de perto, os dinossauros, as múmias e todo resto! O Museu Nacional está para sempre em nossas memórias e teremos que lutar para que sua reconstrução seja rápida, e que o abandono não aconteça mais!

Museu Nacional. Rio de Janeiro
As meninas sentadas na escadaria do Palácio... =(


E que fique registrado o fogo que consumiu nosso Museu Nacional e tudo que restou... Compare os dois vídeos, veja como era o Museu, e como ficou... Triste demais... =(

Até quando, Brasil?!

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro