Minas Gerais - Rotas das Grutas Peter Lund - Gruta de Maquiné

A Rota das Grutas de Peter Lund é um circuito turístico de Minas Gerais, que reúnes grutas do Estado que foram exploradas por Peter Wilhelm Lund, o "pai da Paleontologia e Arqueologia no Brasil, no século XIX. 

Salão, Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais, Rota das Grutas, Rota Lund
O que você vê na formação? Os espeleotemas da Gruta de Maquiné são um prato cheio para imaginação. Agosto/2016.

Ficou curioso com este roteiro? Vem com a gente que te conto um pouco mais.

Quando fechamos o Caminho dos Diamantes, nós tínhamos que regressar até Sabará, de onde partiríamos para fazer alguns trechos do Caminho Sabarabuçu da Estrada Real. Para não perdemos tempo, nem optamos por retornar pelo próprio Caminho dos Diamantes, pois é muita estrada de terra e já estávamos cansados de pular no carro rs. Nossa opção era voltar ou por Curvelo ou por Ganhães, e nós escolhemos a mais rápida que seria por Curvelo.

Rota Google Maps entre Diamantina e Sabará.
Rota Diamantina - Sabará (MG). Fonte da Imagem: Google Maps.

Como a gente viaja carregando crianças, a ideia é já saber mais ou menos onde a gente pararia para almoçar e se há algo para pararmos e conhecer e foi assim que chegamos na Gruta de Maquiné, que faz parte da Rota das Grutas.


Peter Wilhelm Lund

Peter W. Lund foi um naturalista dinamarquês que se mudou para o Brasil com 32 anos e explorou centenas grutas calcárias por mais de 10 anos no Vale do Rio das Velhas, em Minas Gerais, encontrando e descrevendo a fauna de mamíferos que havia nesta região há poucos milhões de anos, e por isso Peter é considerado o Pai da Paleontologia e da Arqueologia no Brasil.

Peter Lund, cavernas de Minas Gerais, gravura
Peter Lund trabalhando nas cavernas. Fonte da Imagem: Wikipedia
Uma pena que todo material que ele encontrou (mais de 20 mil itens), ele doou para o rei da Dinamarca, deixando no Brasil apenas um exemplar de crânio humano, que hoje está no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Como somos um casal de Geóloga com Paleontólogo, eu não poderia deixar de fazer esta surpresa para meu marido, não é mesmo?!

Cranio do Smilodon populator, Tigre-dente-de-sabre, encontrado por Lund em Minas Gerais
Crânio do Tigre Dentes de Sabre, uma das espécies descritas por Lund no século 19. Fonte da Imagem: Wikipedia


A Rota das Grutas

O roteiro turístico Circuito das Grutas é promovido pelo Governo de Minas Gerais, reunindo os lugares onde Peter Lund fez várias descobertas: Museu Peter Lund (perto da Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa), Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, túmulo de Peter Lund, Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire, Parque Estadual do Sumidouro, Gruta Rei do Mato, Gruta de Maquiné e Museu Casa Guimarães Rosa.

Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais, Rota das Grutas, Rota Lund
Rota Lund. Fonte da Imagem: Câmara Municipal de Lagoa Santa (MG).

Se você está procurando hospedagem para sua viagem não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.


A Gruta de Maquiné

A Gruta de Maquiné foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné e foi explorada por Peter Lund durante dois anos, onde descobriu restos humanos e fósseis de animais.

Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais, Fósseis. Peter Lund, Museu
Entrada da Gruta de Maquiné, com o pequeno museu à esquerda. Agosto/2016.
Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais, Fósseis. Peter Lund
Fóssil Nothrotherium maquinense, a Preguiça Gigante, encontrada na Gruta de Maquiné; Agosto/2016.
Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais, Fósseis. Peter Lund
Outros pequenos fósseis de animais encontradas na Gruta de Maquiné. Agosto/2016.
Salão, Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais, Pintura Rupestre, Rota das Grutas
Pintura Rupestre dentro da Gruta de Maquiné. Agosto/2016
Hoje ela é aberta ao público, não em sua totalidade, mas é possível explorar seus 650m de extensão, a uma profundidade de 18m e sete salões gigantescos com espeleotemas diversos.

Salão, Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais
Panorâmica dentro da Gruta de Maquiné (3 fotos para caber na foto). Agosto/2016.
Nós chegamos na Gruta a tempo de sermos o penúltimo grupo a entrar (e só tinha a gente para esse horário rs). Demos uma olhada no pequeno museu e como era dia de semana, havia ainda um grupo de estudantes que haviam acabado de sair da gruta.

Salão, Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais
Outra panorâmica na Gruta de Maquiné. O Salão é tão grande que foram necessárias 6 fotos para compor a foto. Agosto/2016.
Como fomos em Agosto e não havia chuva os lagos e pequenas cascatas estavam secas e o guia comentou que em épocas de chuva a água escorre das paredes, enchendo os lagos, rendendo um visual incrível.

Salão, Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais
Essas estruturas se enchem de água na época das chuvas. Imagina como não deve ficar lindo!! Agosto/2016.
As meninas ficaram encantadas com o local e deixaram a imaginação fluir, pois dependendo de onde de olha uma estalactite (a coluna que vem do teto) ou uma estalagmite (a que está no chão), podem se tornar um elefante ou um falcão.

Salão, Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais
Mais uma  panorâmica na Gruta de Maquiné. O Salão é tão grande que foram necessárias 6 fotos para compor a foto. Agosto/2016.
O local é relativamente acessível (mas não para cadeirantes ou carrinhos de bebê, pois não farão todo o percurso) e o ideal é que se evite tocar nas paredes, pois nosso toque destrói as paredes e ela vai perdendo o brilho que possui (se possível repare o teto como brilha, principalmente no Salão das Fadas).
Salão, Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais
Perceba o brilho (amplie se for necessário já que a foto não faz jus ao que se vê lá), principalmente no cantinho esquerdo da foto. Agosto/2016.
Um pouco mais de fotos dentro da Gruta de Maquiné:

Salão, Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais
Descendo para mais um salão da Gruta de Maquiné. Mais 6 fotos para compor a panorâmica. Agosto/2016.
Salão, Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais
Chegando ao último salão da Gruta de Maquine. Panorâmica com 6 fotos. Agosto/2016.


Informações

A Gruta de Maquiné fica na Via Alberto Ramos (MG 231), s/n, na Zona Rural de Cordisburgo, a 120km de Belo Horizonte, e funciona todos os dias das 8h30 às 16h, com entradas com guias a cada 30 minutos, com número de visitantes limitados.
A visita no interior da gruta dura, em média, uma hora.
Há estacionamento no local (gratuito), lanchonete e um pequeno museu.

Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais,
Estacionamento, Lanchonete e sanitários na Gruta de Maquiné. E claro, a TR4DeadPool. Agosto/2016

O ingresso custa R$ 20 (consulta fevereiro/2017); crianças entre 6 e 12 anos, estudantes com identificação e idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada (R$10); menos de 5 anos não pagam.
Telefone +55 31 3715 1078

mapa Gruta Maquiné, Cordisburgo, Minas Gerais
Mapa do nível de acessibilidade de PNEs para a Gruta de Maquiné.
Fonte da Imagem: Sarti, G.S.V. & Travassos, L.E.P. (2016)


Se você estiver planejando alugar carro para suas férias, não se esqueça de cotar com a RentCars, nossa parceira de viagem.




Estrada Real do Sumidouro

Opa, saca o que descobri: Estrada Real do Sumidouro (Caminho Tropeiro Século XVIII). O pessoal do Parque Estadual do Sumidouro está com projeto de sinalização da região de Quinta do Sumidouro, que é um ponto de convergência do Caminho Novo com o Caminho Velho, já que o Rio das Velhas era navegável durante os séculos XVIII e XIX. No trecho estão as fazendas históricas Fidalgo (Lagoa Santa) e Jagoara Velha (Matosinhos), o sítio com a Casa Fernão Dias e a capela Nossa Senhora do Rosário (em Pedro Leopoldo), além da Gruta da Lapinha. Não deu tempo da gente ir conferir, mas fica a dica para você que vai para a região.



Saiba mais: Peter Lund, Circuito das Águas. Gruta de Maquiné,

Revisado em 05/04/2017.

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro