Surto de Febre Amarela - como se precaver?

Update: 01/03/18.

A gente ama viajar pelo Brasil e ver que Minas Gerais está passando por um surto de Febre Amarela nos últimos dias não é nada animador, não é mesmo? Vamos estudar juntos (como turistas, ok?) a Febre Amarela e aprender a nos prevenir?

Vacina Febre Amarela no Brasil
A Vacina contra Febre Amarela é a única forma de prevenção! Fonte da imagem: Dicas de Saúde.

O que é a Febre Amarela?

A Febre Amarela é uma doença hemorrágica viral aguda transmitida por mosquitos infectados. O nome "amarelo" vem da icterícia que alguns pacientes apresentam. Outros sintomas que incluem febre, calafrios, perda de apetite, náuseas, dores de cabeça e musculares, e fadiga.


Se você está procurando hospedagem para sua viagem não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.

A Febre Amarela é uma doença perigosa?

Uma pequena porção dos pacientes que contraem o vírus desenvolvem sintomas graves, e pode ser fatal em uma porcentagem menor. 

Onde há risco de pegar Febre Amarela?

O vírus é endêmico em áreas tropicais, como a África e as Américas do Sul e Central.  

No Brasil, as áreas endêmicas são: todos os Estados da Região Norte (Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins), Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal) e Maranhão. Outros Estados possui risco médio: Parte dos Estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e baixo risco: parte do Sul de Minas e Zona da Mata Mineira, Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia. Os demais Estados não possuem risco de contrair Febre Amarela.
Febre Amarela no Brasil
Febre Amarela no Brasil. Fonte da imagem: Clube do Turismo
Para ver a lista de países no mundo, recomendo checar o documento oficial da WHO. Mas de antemão já adianto alguns destinos: países Africanos, Ásia Tropical, Austrália, Costa Rica e Barbados.

Como ocorre a epidemia de Febre Amarela?

Quando pessoas infectadas trazem o vírus para regiões densamente povoadas, com alta densidade de mosquitos e onde essa população possui pouca ou nenhuma imunidade, devido à falta de vacinação. Os mosquitos infectados transmitem o vírus da pessoa doente para a pessoa sã. Em área silvestre, a transmissão é feita pelos mosquitos do gênero Haemagogus, mas por ser virótica, pode ser transmitida por outros tipos de insetos que se alimentam de sangue. podendo ocorrer também através de mosquitos que picam macacos e em seguida, humanos. Nos centros urbanos, a fonte de infecção pode ser Aedes aegypti, mas no Brasil não há registro dessa transmissão desde 1942 (Fonte: Ministério da Saúde.
Febre Amarela
Ciclo de contaminação da Febre Amarela no Homem. Fonte da imagem: Blog da Saúde, Ministério da Saúde.

Macacos contaminados transmitem Febre Amarela?

Não. Para a doença ser transmitido é necessário o vetor, no caso o Haemagogus! Os macacos também são vítimas da doença. Não há porque matar ou machucar um macaco ou mico que se aproxime de você. Se você encontrar algum morto, acione a Secretaria de Saúde de sua cidade para que esta recolha o animal para análise.

Como prevenir a Febre Amarela?

A vacina contra a Febre Amarela é altamente eficaz e deve ser tomada com 10 dias de antecedência para viagens cujo destino são áreas endêmicas e de transição. É uma vacina de dose única, que proporciona imunidade eficaz dentro de 30 dias para 97% das pessoas vacinadas. A vacina pode ser dada a partir dos 9 meses de idade. Gestantes e outros casos específicos, melhor consultar seu médico.

Mas só tome a vacina se for realmente viajar ou viver em área endêmica. Tomar a vacina por tomar pode ter riscos desnecessários para a sua saúde, ok?

Mas a vacina não tinha validade de 10 anos, sendo então necessário reforço?

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, a Organização Mundial da Saúde após reunião do Grupo Técnico Assessor, em 2013, estabeleceu várias recomendações, com destaque para uma dose única da vacina febre amarela. O Regulamento Sanitário Internacional foi alterado em maio de 2014, estendendo a validade do Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela dos antigos 10 anos para toda a vida do vacinado. Esta regulamentação teve força legal a partir de junho de 2016. 

Onde consigo o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia?

Para aqueles que viajarão para o exterior, é preciso portar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Nem todos os locais que vacinam, emitem o documento. No site da Anvisa tem a lista completa dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante. Os Centros da Anvisa apenas emitem o CIVP e não realizam vacinação. Os Centros de Gestão Privada contidos nesta lista, emitem o CIVP apenas para os viajantes vacinados no próprio local. Cada local da lista disponibilizada pela ANVISA tem as ruas regras, leia o documento antes de ir até lá.
O viajante pode tomar a vacina num posto de saúde mais perto de sua casa / trabalho e pegar o CIVP apenas se for viajar para o exterior. 

Existem casos que não podem tomar vacina?

A vacina não pode ser aplicada em gestantes, bebês menores de 6 meses, pessoas com tratamentos específicos (corticoides, quimioterapia ou radioterapia), alérgicas a componentes da vacina e portadores do vírus HIV. Nestes casos, a pessoa deve ir até os locais de emissão do CIVP para pegar o Certificado de Isenção de Vacinação.

Qual tratamento para a Febre Amarela?

Segundo a WHO, não há remédio antiviral específico para a Febre Amarela. Segundo o site do Dr Drauzio Varella, o Doente precisa de suporte hospitalar para evitar a piora do quadro. O tratamento consiste em hidratação e uso de antitérmicos que não contenham ácido acetilsalicílico. Nos casos mais graves pode ser necessário transfusão de sangue e diálise.

E a nova vacina fracionada? 

Em meados de 2017, com o surto atingindo mais estados brasileiros, o Ministério da Saúde brasileiro, baseado em estudo da Fiocruz, decidiu aplicar a dose fracionada da vacina, já que aquele estudo de 8 anos, aponta até então que a dose fracionada tem o mesmo poder de imunização que a dose inteira, pelo menos até os 8 anos de vida que o estudo apresentava na época (por isso estão divulgando que só imuniza por 8 anos, ainda nao há como saber se o prazo é maior por causa do tempo de vida do estudo!). Se você for precisar viajar para o exterior, infelizmente, é necessário procurar a dose não fracionada, pois ela ainda não é reconhecida nos demais países e a carteirinha internacional só é liberada mediante esta dose.


Não posso deixar de dizer:
Somente um médico pode diagnosticar e tratar a doença. Caso sinta alguns dos sintomas, procure atendimento médico especializado. 


Somente conhecendo a doença e a forma de prevenção, é que vamos combater a doença. Evite viajar para regiões endêmicas sem ter a vacina em dia. É a sua saúde que está em risco.



Leia mais: World Health Organization, Viaje na Viagem, Bio-Maguinhos.

Revisada em 17/03/2017

Nenhum comentário

Reserve seu hotel

Booking

Seguros de viagem

Aluguel de carro