Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Conceição do Mato Dentro

Depois de percorremos o Caminho dos Diamantes da Estrada Real entre Ipoema e Itambé do Mato Dentro e de Itambé até Conceição do Mato Dentro num único dia, era hora de explorar um pouco esta cidade e uma de suas atrações, a Cachoeira do Tabuleiro

Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, Caminho dos Diamantes, Estrada Real, Cachoeira do Tabuleiro, Parque Natural Municipal do Tabuleiro
Panorâmica do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro. Agosto/2016.
Quer saber mais sobre Conceição do Mato Dentro e o que tem pra fazer na cidade? Vem com a gente que eu te conto um pouco mais.

Conceição do Mato Dentro

No Século XVIII, bandeirantes chegaram no Nordeste da Capitania das Minas Gerais em busca de ouro e para isso chegaram a enfrentar os índios botocudos (ditos ferozes), que habitavam a região. O ouro brotava deste o alto do Córrego Vintém até as planícies da Bandeirinha, e chegaram a encontrar numa única bateada no Córrego Cuiabá 20 oitavas de ouro, o que trouxe atenção para região.

Quando aquelas terras ainda pertenciam a Sabará, nos idos de 1702, o bandeirante Gabriel Ponce de Leon ergueu uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, iniciando o processo de povoamento local. Durante o Século XVIII, a economia era voltada para a exploração do ouro. Com o término das lavras, os moradores passaram a viver da agricultura de subsistência e da pecuária.

No Século XIX, as terras passaram a pertencer a Serro Frio, sendo que apenas em 1851 foi elevada à categoria de cidade com o nome de Conceição do Serro, e em 1943 passou a se chamar Conceição do Mato Dentro.

Se você está procurando hospedagem em Conceição do Mato Dentro, não deixe de conferir a seleção que o Booking traz pra você.

Atrações de Conceição do Mato Dentro

O turista em Conceição é muito bem recebido e o acesso a partir de Belo Horizonte é fácil de ser feito pela MG-010 (164km), caso o turista não esteja fazendo a Estrada Real.

Cachoeira do Tabuleiro, em Agosto/2016.
Na cidade é possível conhecer:
  1. Igrejas históricas
    1. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, cuja iniciativa de construção foi do bandeirante Gabriel Ponce de Leon, e as obras foram concluídas em 1802, tombada pelo IPHAN (Rua Daniel de Carvalho).
    2. Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de 1730, tombada pelo IPHAN.
    3. Igreja da Sant'Anna, cosntruída no terreno doado por Gabriel Ponce de Leon, de 1744.
    4. Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, de 1773, tombada pelo IPHAN.
    5. Capela de Senhor dos Passos, na colina de Córregos, do Século XVII, tombada pelo IEPHA.
  2. Cachoeiras e Lagos
    1. Cachoeira do Tabuleiro, a terceira maior queda d'água do Brasil, com 273m de queda.
    2. Cachoeira Rabo de Cavalo
    3. Cachoeira de São Miguel
    4. Cachoeira do Rio Preto
    5. Cachoeira do Boqueirão
    6. Cânion e Cachoeira do Peixe Tolo, dentro da APA da Serra do Intendente, e é a segunda maior cachoeira da região, com 200m de queda d'água.
    7. Cachoeira do Congonhas
    8. Cachoeira do Zé Cornicha
    9. Cachoeira do Eli
    10. Poço Pari
    11. Poço do Piraquara
    12. Poço da Cambeba
    13. Córrego do Baú (Lago das Ninfas)
    14. Lago (ou Poço) Azul
  3. Casarios históricos
    1. Casa da Cultura
    2. Antiga Casa da Câmara e Cadeia, do Século XIX (Rua Daniel de Carvalho, 375)
    3. Chafariz da Praça Dom Joaquim, feito em Pedra Sabão, de 1825, tombado pelo IPHAN (Rua Daniel de Carvalho).
    4. Colégio São Joaquim, de 1940, tombado pelo IPHAN (Rua Daniel de Carvalho).
    5. Sobrado da Prefeitura e Câmara Municipal, do Século XVII (Rua Daniel de Carvalho, 375).
  4. Formações Naturais
    1. Salão de Pedras
    2. Mirante da Serra da Ferrugem
    3. Pinturas Rupestres
    4. Lapa dos Gentios
    5. Parque Estadual Serra do Intendente, que mistura a Mata Atlântica e o Cerrado.
    6. Serra do Cipó, ao sul da Serra do Espinhaço.

Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, Caminho dos Diamantes, Estrada Real, Santuário de Bom Jesus de Matozinhos
Santuário de Bom Jesus de Matozinhos. Fonte: wikimedia
Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, Caminho dos Diamantes, Estrada Real, Poço Pari
Poço Pari. Fonte: Wikimedia
Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, Caminho dos Diamantes, Estrada Real, Cachoeira Três Barras
Cachoeira Três Barras. Fonte: Wikimedia

Se você estiver planejando alugar carro para sua próxima viagem, não se esqueça de cotar com a RentCars, nossa parceira de viagem.

Conceição do Mato Dentro na Estrada Real

Conceição é o décimo município da Estrada Real do Caminho dos Diamantes, para quem vai de Ouro Preto até Diamantina, e também disponibiliza carimbo para o seu passaporte. Para ter o "selinho", basta seguir para um dos pontos abaixo:
  1. Loja Delícias Daqui, Avenida JK, n.11;
  2. Secretaria de Turismo, na Praça Coronel João Paulo, n.7;
  3. Pousada do Lago, na Rodovia MG-010, km 165.
Paradinha para foto depois de pegarmos o carimbo no nosso passaporte na Loja Delícias Daqui. Agosto/2016.
O Acesso vindo desde Itambé de Mato Dentro é feito em Estrada de Terra (usando a Estrada Real), ou pela MG-010, como nós fizemos e já contei no post Estrada Real - Caminho dos Diamantes - Itambé do Mato Dentro até Conceição do Mato Dentro.

Nosso dia em Conceição

Nós chegamos em Conceição pouco antes das 16h e fomos direto para o Parque Natural Municipal do Tabuleiro já que o acesso ao parque é feito apenas até às 17h. O acesso ao Parque, a partir do centro de Conceição é fácil de fazer, saindo da MG-010 (Avenida Marechal Floriano), entrando na Rua Olavo Firmino Ferreira, seguindo pela Ruas Dr. Orestes Gomes de Carvalho, João Dias de Moura, e entrando numa estrada de terra que vai até o distrito do Tabuleiro (veja no Google View). A entrada do Parque fica depois do povoado. O caminho todo tem 22km, e será feito em uns 50 minutos (entendeu a nossa pressa agora?! rs). Nós chegamos na entrada do parque às 16h50!!!

Pagamos a entrada (R$10/pessoa e assinamos o termo de ciência para acesso ao parque) e só deu para ir até pouco antes do Mirante, que fica pertinho da Entrada e ver a Cachoeira do Tabuleiro de longe, que por estar na época seca era apenas um filete de água, mas mesmo assim impressiona pelo tamanho.
Ingresso e orientações para o Parque Natural Municipal do Tabuleiro. Agosto/2016.
TR4 já estava cheia de poeira da Estrada Real. Agosto/2016.
Guarita de acesso para o Parque da Cachoeira do Tabuleiro. Agosto/2016.
Entrada e a Cachoeira do Tabuleiro (ok, só um filete rs) ao fundo. Agosto/2016.

Se você pretende ir até a Cachoeira, poderá fazer ou a trilha Superior ou a Inferior (que só abre em época de seca, porque o volume de água a fecha em períodos chuvosos), mas ambas tem acesso controlado na entrada e tem horário para entrar (superior até às 11h e inferior até às 14h), pois elas são longas e com certa dificuldade. Vale ainda dizer que o Parque tem limite de visitantes por dia (200!!).

Sobre as trilhas para ir até a Cachoeira do Tabuleiro. Agosto/2016.

Saindo dali, fomos caçar nosso carimbo do passaporte da Estrada Real na Loja Delícias Daqui e comprei doce de Mocotó e Bacon em pó, iguarias que você só encontra no interior de Minas. E então fomos para a Pousada Alto do Baú, onde passamos a noite (no próximo post trago a avaliação da nossa hospedagem). Como não avisamos que jantaríamos ali, eles não fizeram, mas se viraram nos trinta para nos ajudar a encontrar um delivery que atendessem os desejos das meninas.

Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, Caminho dos Diamantes, Estrada Real
Delícias regionais na lojinha onde você pega o carimbo do passsaporte da Estrada Real. Agosto/2016

O dia seguinte, depois de um belo café da manhã, nós fomos dar uma volta no terreno da Pousada, que tem árvores frutíferas e um pequeno galinheiro e as meninas se amarram nos bichinhos. Então, seguimos novamente pelo Caminho dos Diamantes, agora rumo à Serro, mas isso já é assunto para os próximos posts.

Leia mais: Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, Turismo Independente, Ecoviagem, Pousada Gameleira,